02/09/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Com esta aula o aluno poderá desenvolver, a partir da preparação de um prato típico dos EUA, a habilidade de compreender a organização textual como parte integrante de seu significado.
Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou da Sala de Aula, pois os Recursos podem ser salvos para uso.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas ou em trios, sugerimos que o professor inicie estas aulas perguntando sobre os pratos típicos da cozinha brasileira (Fig. 1) – quais são, quais eles conhecem, se gostam ou não, etc.
Figura 1 – Tutu de Feijão e Torresmo
Fonte: http://sites.uai.com.br/guiagastronomia/fotos/fo6tutu_rico.jpg
Acesso em: 14 de agosto de 2009.
Em seguida, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles conhecem algum prato típico de outro país – do México, por exemplo. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá entregar a cada dupla a Folha de Atividade 1 para ser discutida e preenchida por eles. Sugerimos um tempo de cinco minutos para a realização desta tarefa.
RECURSO
Folha de Atividade 1
Write the numbers to make a match between food and country. Number one is done for you.
___ Taco
___ Sausages
___ Chicken curry
___ Beijing duck
___ Sushi
_1_Pizza
1. Italy
2. Japan
3. China
4. Mexico
5. India
6. Germany
Adaptado de:
http://www.esltower.com/VOCABSHEETS/Food%20international/foodcountrymatch.pdf Acesso em 04 de agosto de 2009.
Observação: Abaixo seguem as respostas da Folha de Atividade 1:
Taco = Mexico
Sausages = Germany
Chicken curry = India
Beijing duck = China
Sushi = Japan
Pizza = Italy
Após, o professor pedirá para que os alunos façam uma pesquisa (Fig. 2) na Internet sobre Pratos Típicos de países, que não o Brasil. O objetivo desta pesquisa é propiciar um momento para que os alunos possam conhecer um pouco sobre a cultura de alguns países, bem como favorecer que eles possam corrigir a folha preenchida. Abaixo sugerimos alguns links para que estas pesquisas possam ser realizadas.
RECURSO
Sites Para Pesquisa -
http://www.topics-mag.com/foods/world-of-food.htm
Acesso em: 14 de agosto de 2009.
http://www.epicurious.com/articlesguides/blogs/80dishes
Acesso em: 14 de agosto de 2009.
http://www.factmonster.com/science/food/around-world.html
Acesso em: 14 de agosto de 2009.
Figura 1 – Duplas Pesquisando na Internet
Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/galeria_de_arte/obras/911_7G.JPG Acesso em 10 de agosto de 2009.
Após a realização das pesquisas, o professor deverá pedir para que cada dupla corrija, com base nesta e com ajuda do professor, suas respostas. Feito isto, o professor poderá perguntar o que eles descobriram em suas pesquisas, o que acharam etc., de forma a socializar as informações, bem como corrigir possíveis conceitos errôneos, ou mesmo esclarecer dúvidas.
ATIVIDADE 1
Dando sequência, o professor proporá que os aluno s aprendam a fazer u m prato típico dos Est ados Unidos da Améri ca, o “Peanut Butter and Jam Sandwich” (Fig. 1).
Figura 1 – Peanut butter and jam sandwich
Fonte: http://www.wikihow.com/Image:PB%26J2.jpg.JPG Acesso em: 04 de agosto de 2009.
Para tanto, o professor deverá apresentar o vídeo (postado a seguir) aos alunos.
RECURSO
How to Make a Peanut Butter and Jelly Sandwich
http://www.youtube.com/watch?v=GX1EjqXAszM&feature=fvsr
Acesso em: 10 de agosto de 2009.
Figura 2 – Imagem do Recurso
Após ter apresentado este, o professor deverá entregar aos alunos (em duplas) a Folha de Atividade 2 (postada abaixo) que contém as etapas de como se fazer o sanduíche, mas em ordem errada. Assim, os alunos deverão numerar as etapas, na ordem que consideram ser a adequada e de acordo com o que viram e entenderam no vídeo.
RECURSO
Folha de Atividade 2 –
Number the directions of the recipe in the adequate order to make the Sandwich. Number 1 is done for you.
Delicious Peanut Butter Jelly Sandwich
Preparation:5 minutes / Cook: 5 minutes / Servings: 1
Things You'll Need
• A knife
• A plate or paper towel
Ingredients
• Peanut Butter
• Sliced bread or whole bread you can slice
• Any Kind of Jelly or Jam
Directions
( ) Spread Peanut Butter on one side of the bread
( ) Spread Jelly on the other side of the bread
( 1 ) Take out two slice of bread
( ) Cut sandwich in half crosswise, into two congruent triangular slices or into as many pieces as you want.
( ) Enjoy your Delicious Peanut Butter Jelly Sandwich now.
( ) Put two slice of bread together, so the Peanut Butter and Jelly tie
Adaptado de: http://www.grouprecipes.com/2063/peanut-butter-jelly-sandwich.html e http://www.wikihow.com/Make-a-Peanut-Butter-and-Jelly-Sandwich Acesso em: 04 de agosto de 2009.
Observação:
Respostas: 2-3-1-5-6-4
Observamos que dicionários Inglês-Português poderão ser usados, entretanto, o professor deverá incentivar que os alunos usem estratégias de leitura, tais como associação das palavras parecidas em Inglês e Português, análise do tipo de texto apresentado – receita, estabelecimento de relações entre as informações apresentadas ao conhecimento prévio (no caso, a respeito dos países e da alimentação do início das aulas) e enfoque nas palavras que se repetem.
Como estratégia de correção, o professor deverá, primeiramente, apresentar novamente o vídeo (Recurso) para que os alunos comparem a ordem dada às etapas de execução da receita com a proposta no mesmo (Fig.2).
Finalizando este momento, o professor poderá corrigir as respostas juntamente com os alunos, levando os ingredientes para sala de aula e requisitando que algumas duplas leiam as instruções e façam o sanduíche, facilitando a compreensão a partir da vivencia da situação. Ressaltamos que caso o sanduíche seja feito em sala de aula todos devem saboreá-lo.
< br />Observações:
1) Se não for possív el encontrar pasta de amendoim, pode-se usar manteiga ou margarina no luga r;
2) Caso não seja possível preparar o sanduíche em sala de aula, o professor deverá corrigir a atividade fazendo perguntas como: “O que se deve fazer primeiro?”, “Qual o segundo passo?” e assim por diante.
Ao final deste momento o professor dirá a sequência correta dos números dados às etapas de elaboração do sanduíche.
ATIVIDADE 2
Dando continuidade a atividade anterior, o professor pedirá que 2 duplas se juntem, formando um grupo com 4 integrantes para pesquisar e escrever em Inglês as receitas de pratos típicos ao redor do mundo. Cada grupo ficará responsável por um país, pesquisando os seguintes temas: 1) cultura do país escolhido, 2) prato típico e sua relação com a cultura (costumes do país). Sugerimos os seguintes sites (Fig. 3):
Figura 3 – Imagem do Recurso
RECURSO:
Sites Para Pesquisa –
1. http://www.lonelyplanet.com/ Acesso em: 10 de agosto de 2009.
2. http://www.infoplease.com/countries.html Acesso em: 10 de agosto de 2009.
3. http://www.world-recipes.info/ Acesso em: 10 de agosto de 2009
4. http://allrecipes.com/Recipes/World-Cuisine/Main.aspx Acesso em: 10 de agosto de 2009.
ATIVIDADE 3
Para finalizar as atividades destas aulas, os grupos deverão apresentar oralmente para a turma os países e receitas de pratos típicos encontradas em Inglês, favorecendo trabalhar a oralidade (Fig. 4) neste momento.
Figura 4 – Apresentação das Receitas em Grupos
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_MklNZxvBeBM/SMqjmO1kSII/AAAAAAAAAMw/FNHDyCJfKQQ/s400/S5033227.JPG
Acesso em: 01 de setembro de 2009.
Sugestões:
1. A turma poderá criar um livro de receitas do mundo, contendo alguns dados (população, idioma etc.) dos países. Desta forma, sugerimos a participação do professor de Geografia.
2. Os alunos poderão fazer uma exposição de cartazes no mural da escola sobre os países e suas receitas típicas (Fig. 5).
Figura 5 – Exposição de Cartazes
Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg
Acesso em: 15 de agosto de 2009.
3. Os alunos poderão escrever textos em Inglês sobre pratos típicos brasileiros, incluindo suas origens e região onde é consumido, por exemplo.
4. O professor poderá promover uma gincana para que os alunos conheçam a origem do “Peanut Butter and Jelly Sandwich”. O professor deverá pedir que duas (2) duplas se juntem para formar um grupo maior, e, em seguida propor uma gincana a ser respondida a partir do texto. A gincana consiste no seguinte: 1) o professor entregará um texto (postado abaixo) que versa sobre a origem do “Peanut Butter and Jelly Sandwich” aos alunos e dará um tempo de 15 minutos para que o grupo faça a leitura deste e o coloque na ordem correta. O grupo que colocar na ord em correta primeiro ganhará 3 pon tos; 2) Após todos terem feito a leitura do texto e corrigido a sua ordem, o professor fará uma per gunta sobre o texto e caso saibam a resposta um dos integrantes do grupo, deverá levantar a mão; o primeiro a fazer isto terá o direito de resposta e marcará um ponto caso esta esteja correta. Se a resposta não for correta o outro grupo terá a chance de responder e se errar também perderá o ponto.
RECURSO
Folha de Atividade 3 –
Organize the paragraphs to form a text. Number 1 is done for you.
Texto: The History of the Peanut Butter and Jelly Sandwich
( 1 ) In the last half-century, peanut butter & jelly has become an American icon - a true cultural phenomenon. In fact, the average American will have eaten 1,500 peanut butter and jelly (PB&J) sandwiches by the time they graduate high school!
( ) Now, the average American household consumes nearly six pounds of peanut butter a year. As for jelly, grape is the number one choice among most adults and children when selecting a fruit spread for their PB&J sandwich. Following closely behind is the other classic flavor, strawberry. In addition, most kids prefer their PB&J without a crust. One in four parents reports their kids like to have the bread crust removed.
( ) It is known, however, that both peanut butter and jelly were on the U.S. Military ration menus in World War II, and some have suggested that the soldiers added jelly to their peanut butter to make it taste better. It was an instant hit and returning soldiers made peanut butter and jelly sales grow in the U.S. Food rationing on the homefront may have contributed to the combination's popularity as well. Peanut butter was a cheap, readily available source of protein. No matter how it started, the PB&J was a big hit in postwar America and continues to be.
( ) Many people believe the sandwich is popular with children because of that salty-sweet flavor. Parents appreciate how fast, simple, and inexpensive PB&J is to make. Preparing a peanut butter and jelly sandwich is a ritual for many people. The type of jelly, bread, and way you cut the PB&J is a very important part of the process.
( ) And, don’t forget about slicing it! Only one in four parents do not cut their kids sandwiches. Among the parents who do cut them, diagonal (40%) and horizontal (31%) cuts are most commonly used, however, some parents admitted to cutting the sandwiches in a variety of fun shapes including hearts, circles, stars and animals. The habit of cutting the bread, whether diagonally or horizontally, is all part of the PB&J preparation ritual. Any way you slice it, the PB&J is truly an American classic.
( ) Food historians do not know exactly when the peanut butter and jelly sandwich was first prepared. Peanut butter wasn't invented until 1890, and it became a hit at the 1904 World's Fair in St. Louis. During the 1920s and 1930s, commercial brands of peanut butter such as Peter Pan and Skippy were introduced. Around the same time, pre-sliced bread became common in the U.S. However, there's no mention of peanut butter and jelly sandwiches before the 1940s.
Adaptado de:
http://www.beaconlearningcenter.com/documents/4182_3506.pdf Acesso em: 04 de agosto de 2009.
Ressaltamos que o uso de dicionário Inglês-Português é permitido e o professor deve conscientizar o aluno sobre como utilizá-lo adequadamente.
Observação: Sequência dos parágrafos da atividade: 1 – 4 – 3 – 5 – 6 – 2
RECURSO
Perguntas da Gincana
1. Em que décadas surgiram as primeiras marcas de pasta de amendoim? (1920 e 1930)
2. Na época da Segunda Guerra Mundial, a pasta de amendoim era consumida como fonte de quê? (pro teína)
3. Por que o s pais gostam de preparar o sanduíche de pasta de amendoim e geléia para seu s filhos? (Porque é r ápido, fácil e barato)
4. Qual o sabor de geléia favorito dos Americanos para fazer o sanduíche? (uva)
5. O que faz parte do ritual de preparação do sanduíche? (a forma de cortá-lo)
Sugerimos que ao final da gincana o grupo vencedor receba um prêmio, escolhido a critério do professor.
1. Dicionário português-inglês
Recurso:
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
A avaliação deverá ocorrer durante processo de leitura dos textos. O aluno deverá demonstrar que é capaz usar as estratégias de leitura adequadamente para compreensão, usando o dicionário somente quando estritamente necessário.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasòtima idéia! Levar um pouco do universo americano para sala de aula torna o aprendizado de língua inglesa mais "paupável", concreto. Adorei.