Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De onde vem a energia elétrica que consumimos?

 

01/10/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar que existem distintas fontes de energia; • Compreender que essas fontes podem ser transformadas em energia elétrica;
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimento básico sobre energia
Estratégias e recursos da aula

 

A identificação das distintas fontes de energia permite aos alunos conhecer a origem da energia que chega à suas casas, lhes fornecendo conforto e qualidade de vida.
 

No Brasil são usadas distintas fontes de energia que podem ser convertidas em energia elétrica. Essas podem ser de fontes convencionais ou alternativas. Energia convencional é caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. Já a energia alternativa é aquela originada como solução para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem também duas distinções: renováveis e não-renováveis.
 

• Renovável: é a energia que é extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, etc.
• Não-renovável: é a energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilização se extingue. Ex: petróleo, carvão mineral, etc.
 

O presente plano de aula busca ajudar os alunos nessa compreensão, de que a energia elétrica pode vir de distintas fontes.
 

Aula 01
 

Professor inicie sua atividade com um bate papo com os alunos sobre a importância da energia elétrica em suas vidas. Pergunte a seus alunos:
 

• Como a energia elétrica os ajuda?
• Onde ele está presente em suas casas?
• Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
• De onde vem a energia elétrica?
• Já presenciaram alguma falta de energia em suas casas?
• O que sentiram?
• O que estavam fazendo no momento?
 

Trabalhe com seus alunos na perspectiva que a energia elétrica trouxe um grande avanço para o mundo permitindo uma interação ainda maior entre os homens e destes com a natureza. Cite que a energia elétrica é importante socialmente porque:
 

• permite às pessoas se comunicarem, se interagirem e terem mais conforto em suas vidas via Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio, Microondas, Computador, Maquinário industrial, Metrô, Aparelhos Médicos-Hospitalares e tantos outros aparatos tecnológicos que só são possíveis graças à energia elétrica;
• a energia elétrica permitiu a eleva&c cedil;ão da produção industrial, a geração de novas tecnologias e a criação de novos empregos;
 

Para que eles possam visualizar a questão das diferentes fontes gerando energia, sugere-se a utilização da animação “Fontes de Energia” disponível no sítio de Furnas, eis o link:
 

www.furnas.com.br/animacoes.asp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/499/imagens/imagem8.JPG

Conduza os trabalhos de maneira que eles percebam que as matrizes podem ser distintas, mas todas elas trabalham para gerar energia elétrica. Escolha alguns alunos e solicite que eles descrevam cada uma das etapas apresentadas na animação.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/499/imagens/imagem9.JPG


Desenvolva com os alunos a identificação e caracterização das principais matrizes energéticas, a saber:
 

• Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
 

• Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
 

• Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
 

• Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.
 

• Energia e&oac ute;lica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
 

• Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As us inas nucleares aproveitam est a energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

Solicitem que eles escrevam no papel a importância que eles dão à energia elétrica, colete suas impressões.
 

Aula - 02
 

Faça uma revisão do que foi abordado na aula anterior, solicitando que os alunos apresentem seus trabalhos para a turma. Lembre-se que cada uma dessas matrizes representa um universo de possibilidades.
 

Para a presente proposta enumere com seus alunos as fontes de energia e trabalhe as idéias principais sobre elas, para que a aula não se estenda muito. Oriente a discussão com seus alunos para os critérios utilizados na escolha da matriz. Especifique que esses baseiam-se em critérios econômicos e ambientais. Mas...
 

• pergunte o que eles entendem como critérios econômicos e ambientais?
• Quais são as as vantagens e desvantagens de cada uma das fontes apresentadasqual a principal matriz para a produção de energia elétrica na região onde moram, ?

Como atividade de campo para a fixação do que foi abordado, solicite que seus alunos façam um registro fotográfico de qual seria a matriz energética de sua região ou estado. Vale ser uma pesquisa em grupo onde se registre qual a fonte, suas características, fatores positivos e negativos dela. Pode-se também sugerir a seus alunos que busquem alternativas de outras fontes, conforme as características de suas localidades.
 

Para tanto eles devem registrar com fotografias (de celulares por exemplo) que podem ser postadas em um blog. Eles podem também criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgar para os colegas. Os alunos podem criar a lista de discussão através Yahoo,

br.yahoo.com/ 

é só entrar no link grupos, fazerem o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Produção de texto – “Dever de Casa” • Apresentação do Seminário • Participação no fórum e blog.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • fernanda cecconi, EMEF BARAO DE PIRATININGA , São Paulo - disse:
    fernandacecconi73@gmail.com

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito criativa a ideia do prof Nilton, achei tambem que nao ficou cansativa, extensiva demais, isso para trabalhar em sala de aula é otimo. Adorei!


  • neuza maria barbosa lincoln, COLÉGIO ESTADUAL PARAÍSO DO NORTE , Paraná - disse:
    barbosalinco@seed.pr.gov.br

    24/10/2010

    Cinco estrelas

    texto excelente para tratar assunto polêmico como "cultura e consumismo",pois informa sobre o consumo a partir do cotidiano.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.