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Doenças crônicas não-transmissíveis frequentes na população brasileira: diabetes e hipertensão

 

17/06/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais sintomas da diabetes e da hipertensão.

Compreender a importância de uma alimentação balanceada para a prevenção da diabetes e da hipertensão.

Dimensionar a relevância da diabetes e da hipertensão como doenças crônicas não-transmissíveis na população brasileira.

Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ciências: sistemas endócrino, hormonal, digestivo e excretor (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática: criação de documentos com o software Microsoft Word.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do Ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos Vídeos 1 e 2. Caso seja necessário, o professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão.

Vídeo 1 – Diabetes (10:11)

1
Disponível: http://www.youtube.com./watch?v=V_KhsJe4vnc (Acesso em 07/06/2013)

Vídeo – 2 Hipertensão (10:01)

2
Disponível: http://www.youtube.com./watch?v=aj0bEX4QO3g (Acesso em 07/06/2013)


Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao professor conduzir uma discussão a respeito do assunto.

O professor pode dividir a discussão em duas partes: uma sobre a diabetes e outra sobre a hipertensão. Cabe ao professor incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos, limitando-se a mediar a discussão, uma vez que o aprofundamento sobre o assunto ocorrerá no decorrer da aula.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do Vídeo 1 e 2 poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um documento do software Microsoft Word e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Também nesse caso cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.

Questionário de Contextualização

1 – O que caracteriza a diabetes?

2 – Qual a diferença entre as diabetes tipo 1 e 2?

3 – Quais são os principais sintomas da diabetes?

4 – Quais são os principais fatores de risco para a diabetes?

5 – A hipoglicemia na juventude é um fator de risco para o desenvolvimento da diabetes? Justifique

6 – Quais são os principais sintomas da hipertensão?

7 – Qual é a alimentação mais adequada para um hipertenso?

8 – De que forma pode ser realizado o tratamento da hipertensão?

9 – Quais são os valores considerados ideais para a pressão arterial?

Os alunos deverão, em duplas, debater as questões e formular respostas conjuntamente. A seguir, cada aluno deverá registrar as respostas em seu caderno. Depois disso, o professor pode, para cada questão do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada conjuntamente. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

Segundo Momento: Pesquisando

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em cinco grupos – preferencialmente com, no mínimo, cinco integrantes cada – para a utilização dos computadores, sendo necessário um computador por grupo.

Observação:

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável por coletar dados sobre tipos específicos de diabetes ou hipertensão.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos cinco grupos a coletar dados referentes:


- aos sintomas do tipo de diabetes ou hipertensão designado para o grupo

- ao diagnóstico do tipo de diabetes ou hipertensão designado para o grupo

- à prevenção do tipo de diabetes ou hipertensão designado para o grupo

- ao tratamento do tipo de diabetes ou hipertensão designado para o grupo

 
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento do software Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas para a elaboração e apresentação de um seminário de pesquisa.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1: Diabetes tipo 1

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-tipo-1 (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/diabetes-tipo-i.htm (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/videos/dicas_diabetes_004/ (Acesso em 06/06/2013)


Grupo 2: Diabetes tipo 2

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-tipo-2 (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/diabetes-tipo-2.htm (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://www.tuasaude.com/diabetes-tipo-2/ (Acesso em 06/06/2013)


Grupo 3: Diabetes gestacional

Disponível: http://www.diabetes.org.br/diabetes-gestacional (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://noticias.r7.com/saude/doenca-silenciosa-diabetes-gestacional-pode-trazer-riscos-a-mae-e-ao-bebe-13112012 (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-gestacional (Acesso em 06/06/2013)


Grupo 4: Hipertensão arterial primária ou essencial

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?244 (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://www.saudedireta.com.br/docsupload/134020117631amabc91.pdf (Acesso em 06/06/2013)

Disponível: http://emedix.uol.com.br/doe/car001_1i_hipertensao.php (Acesso em 06/06/2013)


Grupo 5: Hipertensão arterial secundária

Disponível: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/9-4/hipertensao.pdf (Acesso em 06/06/2013)

Disponível:http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1567/hipertensao_secundaria.htm (Acesso em 06/06/2013)

Disponível:http://www.opresente.com.br/blogs/joao-paulo-lemos/hipertensao-secundaria-4677/  (Acesso em 06/06/2013)


Como serão utilizadas as informações e imagens já selecionadas e arquivadas pelos grupos para a elaboração dos seminários de pesquisa, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto (vide link abaixo)

Disponível:  http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 07/06/2013)

A apresentação dos seminários de pesquisa pode ser desenvolvida em sala de aula ou em outro local a critério do professor. Além disso, poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificar as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor fazer uma avaliação global sobre a apresentação dos grupos, enfatizando a adequação das informações veiculadas, bem como uma síntese das conclusões.


Terceiro Momento: Explorando a realidade

Preparação do ambiente:

Nesse momento da aula cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem trios para trabalharem na construção de um diário alimentar. Para tanto, os alunos deverão listar os alimentos que consumirem durante o recreio. Será necessário coletar dados ao longo de uma semana.

Cabe ao professor orientar os alunos a registrarem, utilizando a tabela abaixo, todos os alimentos que consumirem durante o recreio, inclusive diferenciando os alimentos fornecidos pela merenda, os alimentos trazidos de casa e os alimentos da lanchonete.

MERENDA ESCOLAR

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

 

 

 

 

 

LANCHE DE CASA

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

 

 

 

 

 

PRODUTOS DA LANCHONETE

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

 

 

 

 

 

Finalizada a coleta de dados, os grupos deverão refletir sobre os alimentos consumidos durante a semana com o intuito de identificar se algum(ns) deles podem, quando consumidos em excesso, causar diabetes ou hipertensão.


Observação:
O conteúdo dos Vídeos 1 e 2 deve ser retomado nesse momento da aula.

Concluída a reflexão, cabe ao professor conduzir uma discussão a respeito do assunto.

O professor deve verificar se o comportamento alimentar reportado pelos alunos pode ser considerado saudável ou prejudicial à saúde e enfatizando, se for o caso, a importância de uma alimentação balanceada para a prevenção de doenças como a diabetes ou a hipertensão.


Quarto Momento: Laboratório

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Biologia ou em sala de aula. Os alunos devem ser em divididos em grupos de no mínimo três e no máximo cinco alunos para a realização dos Experimentos 1 e 2 de acordo com os procedimentos descritos nos links abaixo.

 

 

 

 

 

Observação:
Cabe ao professor providenciar, separar e organizar os materiais necessários para elaboração dos Experimentos 1 e 2, disponibilizando-os aos grupos.

Após a realização dos Experimentos 1 e 2, o professor deve solicitar aos grupos um relatório por meio do qual os alunos deverão sintetizar as principais conclusões decorrentes da atividade.

Quinto Momento: Socializando e aprendendo

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula envolve a realização de uma campanha para sensibilização e orientação à comunidade escolar sobre doenças crônicas não-transmissíveis, a ser desenvolvida pelos alunos com base no conteúdo trabalhado nos momentos anteriores da aula.

Essa campanha pode ter caráter educativo e envolver a elaboração de faixas, cartazes ou folders, assim como a realização de palestras. É possível ainda desenvolver a campanha por meio de uma apresentação artística, seja ela uma peça teatral ou um conjunto de esquetes. Essa apresentação artística pode ser feita para a escola em um sentido mais amplo, de modo que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coisas Doces Experimento prático
Bate forte coração Experimento prático
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos

Artigo “Pressão alta acelera o envelhecimento cerebral”, site Veja Online
Disponível:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pressao-alta-acelera-o-envelhecimento-cerebral  (Acesso em 07/06/2013)

Artigo “Especialista tira dúvidas sobre diabetes”, site Veja Online
Disponível:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/especialista-tira-duvidas-sobre-diabetes  (Acesso em 07/06/2013)

Artigo “Diabetes: Doença afeta controle de níveis de glicose no sangue”, site UOL
Disponível: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/diabetes-doenca-afeta-controle-de-niveis-de-glicose-no-sangue.htm (Acesso em 07/06/2013)

Vídeo “Hipertensão”, Youtube.
Disponível: http://www.youtube.com./watch?v=Xbtd-rrV1CI (Acesso em 07/06/2013)

Vídeo “Guia para diabetes tipo 1”, Youtube.
Disponível: http://www.youtube.com./watch?v=N4dc7SL44cc (Acesso em 07/06/2013)

Sugestões de links para professores:

Recurso Didático “O que é vida saudável?”, – Portal do Professor
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015495.pdf (Acesso em 07/06/2013)

Recurso Didático “Os adoçantes na balança”, – Portal do Professor
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011891.pdf (Acesso em 07/06/2013)

Recurso Didático “Cardápios Saudáveis”, – Portal do Professor
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013630.pdf (Acesso em 07/06/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização e na apresentação dos seminários de pesquisa, ou ainda nas discussões referentes aos primeiro e terceiro momentos da aula. É recomendável também levar em consideração a qualidade da argumentação desenvolvida no relatório referente aos Experimentos 1 e 2 e a participação na campanha de sensibilização e orientação à comunidade escolar sobre doenças crônicas não-transmissíveis.

Opinião de quem acessou

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