20/08/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
O aluno desenvolverá, através da elaboração e apresentação oral de textos, vocabulário em inglês sobre o tema futebol.
Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa em Sala de Aula ou na Quadra da Escola;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.
AULA 1 – Sala de Aula ou Quadra da Escola
Motivação:
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, o futebol (Fig. 1), sugerimos que o professor peça para que os alunos formem um grande círculo sentados no chão. Em seguida, o professor deverá dizer que eles brincarão de “Batata Quente”, explicando que será passado um saquinho com algumas frases sobre futebol (como postado no Recurso abaixo) ao som de uma música, e que quando esta parar, o aluno que estiver com o saquinho em mãos deverá retirar uma frase e fazer um breve comentário sobre a mesma.
Figura 1 – Futebol
Fonte: http://abcjogos.com.br/wp-content/uploads/2009/03/pro-evolution-soccer-2009-11.jpg Acesso em: 03 de agosto de 2009.
RECURSO
Frases sobre futebol –
1. Ronaldinho é o melhor jogador de futebol do mundo.
2. As estrelas do futebol recebem salários muito altos.
3. A Copa do Mundo é um evento mundial maior do que as Olimpíadas.
4. Os jogos de vôlei são muito mais animados dos que os jogos de futebol.
5. Jogar futebol é muito melhor do que praticar natação.
6. Hoje em dia os campeonatos de futebol estão muito mais comerciais.
7. Os jogadores de futebol não deveriam fazer propagandas de produtos como cerveja.
8. A pessoa que participa de um time de futebol é muito mais organizada em sua rotina.
ATIVIDADE 1
Após ouvir a opinião dos alunos, o professor deverá apresentar o Recurso a eles, o qual se trata de um Jogo de Memória, que tem por objetivo principal introduzir algumas expressões relacionadas ao jogo de futebol.
Estando os alunos divididos em duplas, cada uma receberá um jogo da memória completo (como postado abaixo). Após entregar aos alunos as peças do referido jogo, sugerimos que o professor leia com eles as frases, propondo a repetição destas, bem como sanando possíveis dúvidas quanto a pronúncia. O professor em um primeiro momento deverá instigá-los a compreender o significado das expressões a partir da associação destas com as figuras (Fig. 2) nos cartões.
RECURSO
Jogo da Memória
Figura 2 – Jogo da Memória
Adaptado de: http://bogglesworldesl.com/flashcardsESL/soccercards1.jpg e
http://bogglesworldesl.com/flashcardsESL/soccercards2.jpg Acesso em: 03 de agosto de 2009.
Para jogar o Jogo da Memória as duplas primeiramente devem distribuir as cartas, uma por uma, com a face virada para a mesa. Não faz diferença se as cartas são dispostas em linhas e colunas organizadas ou de forma aleatória. Uma jogada consiste em virar uma carta, depois outra. Os dois jogadores vêem as cartas que foram viradas. Se elas forem iguais, quem virou as cartas retira-as da mesa e, na sequência, joga outra vez. Se as duas cartas viradas não forem iguais, acabou a jogada. Deve-se colocar as cartas em seus lugares, com a face virada para baixo, e o outro jogador terá a sua vez, repetindo o procedimento. Quando todas as cartas tiverem sido pegas, serão contadas. Quem tiver o maior número de cartas será o vencedor.
É importante que o professor troque as duplas de alunos pelo menos uma vez, para que, a partir da interação com diferentes membros da turma, o aluno tenha a oportunidade de compreender adequadamente o que cada palavra significa, bem como fixá-la por meio da repetição. Enquanto as duplas jogam, o professor deverá supervisionar e orientar os alunos sobre como jogar e também sobre o significado das palavras.
Ao final desta etapa, o professor visualizará novamente todos os cartões com os alunos, revisando o significado e a pronúncia das expressões apresentadas. Para fazer isto, o professor deverá mostrar o cartão e perguntar o que consideram que significa, para que, a partir do diálogo e da interação possam construir o conhecimento.
ATIVIDADE 2
Sugerimos que, neste momento, o professor proponha que os alunos - cada dupla, dramatizem, através da mímica, o conteúdo dos cartões do jogo de memória (postado na atividade anterior) para uma outra dupla – que deverá tentar descobrir do que se trata. Para isto, em um primeiro momento o professor será o líder da atividade e pedirá que todos os alunos fiquem de pé para que, façam à mímica (Fig. 3) das ações do jogo de futebol apresentadas nos cartões do jogo da memória, ao mesmo tempo em que repetem oralmente os nomes em Inglês das jogadas, conforme o modelo que apresentar.
Na seqüência, deverá solicitar que joguem novamente, mas cada aluno que errar o gesto irá saindo, até que reste um vencedor, ou até que o professor considere que os alunos tenham compreendido a dinâmica da atividade. Neste momento o professor deverá explicar que o vencedor da dinâmica se tornará o novo líder e o jogo acontecerá novamente. Isto servirá de modelo para que os alunos trabalhem nos grupos.
Figura 3 – Mímica
Fonte: http://www.escolacolibri.com.br/data/documents/storedDocuments/%7B32793BFC-E9C3-475E-84D0-F57F6A536533%7D/%7B51562637-94EC-4029-A16C-1BEF397BDCB7%7D/DSC01098_Resized.JPG Acesso em: 03 de agosto de 2009.
Dando sequência, o professor deverá pedir para que 3 duplas se juntem formando um grupo de 6 participantes. Cada grupo contará com um líder, aquele que dirá as ações dos cartões a serem feitas e supervisionará se estão adequadas. Neste jogo, cada aluno que errar o gesto vai saindo, até que reste um vencedor. O vencedor se tornará o novo líder e o jogo acontecerá novamente, até que todos os integrantes do grupo tenham sido líderes.
Durante a atividade o professor orientará e supervisionará os grupos quanto a interpretação correta dos gestos e a pronúncia adequada. É importante estar atento também para possíveis dificuldades de interação nos grupos.
AULA 2 – Laboratório de Informática
ATIVIDADE 3
Neste momento, o professor deverá sugerir que os mesmos grupos da atividade anterior criem narrativas em Inglês para algumas jogadas de uma partida de futebol imaginada por eles. Estas narrativas deverão ser feitas, primeiramente na forma escrita e depois na forma oral. Haverá a necessidade de saber expressões tais como centroavante, meio campo, escanteio etc. Sendo assim, explorarão um dicionário visual online (Fig. 4), que contém além de imagens, o significado e o áudio da pronúncia das palavras.
RECURSO
Dicion ário visual online
http://visual.merriam-webster.com/sports-games/ball-sports/soccer/playing-field.php Acesso em 03 de agosto de 2009.
Figura 4 – Imagem do Recurso
O professor dará um modelo de narrativa a ser construída, primeiramente na sua forma escrita (como exemplo abaixo):
“Ronaldinho is close to the ball. Kaká tries to stop the ball, but Ronaldinho is fast and dribbles him to score the goal. Kaká heads the ball. Wow! Now Ronaldinho is free in the goal area….Gooooooooooaaaaaaaaallllllll!”.
Durante o processo, o professor supervisionará e orientará os alunos quanto ao uso adequado das palavras e a organização do texto, bem como ao final procederá a correção de cada um, comentando com o grupo o que deverá ser modificado para o uso adequado da linguagem.
AULA 3 – Laboratório de Informática
ATIVIDADE 4
Após corrigir os textos escritos, o professor proporá que estes sejam gravados na forma de podcast (Figs. 5 e 6), para serem apresentados para a turma.
Observação: Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc…) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automatico do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting Acesso em: 16 de agosto de 2009).
RECURSO
Podcast –
http://www.podomatic.com/featured
Acesso em: 16 de agosto de 2009.
Figura 5 – Imagem do Recurso
Caso o professor necessite de instruções sobre como criar um podcast, estas podem ser acessadas através do Portal do Professor:
RECURSOTutorial Cadastro no Podomatic - Video Aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=88
Figura 6 – Imagem do recurso
No momento da criação dos Podcasts o professor supervisionará os grupos, quanto a pronúncia, ritmo e entonação adequada das palavras. Todos os alunos do grupo deverão participar da gravação, dizendo pelo menos uma frase ou expressão. Também será importante auxilia-los quanto a criação de uma conta para publicação, design da publicação e tags, entre outros.
Caso não seja possível gravar os textos produzidos, sugerimos que os alunos apenas apresentem oralmente os textos, para que a oralidade não deixe de ser trabalhada.
ATIVIDADE 4
Ao final das aulas, todas as gravações (feitas pelos grupos) deverão ser ouvidas por todos da sala. Os alunos, sob orientação e supervisão do professor comentarã o sobre fatores envolvidos na oralidade, tais como ritmo, entonação e pronúncia. Para tanto, sugerimos algumas questões norteadoras:
1. É importante saber a pronúncia adequada das palavras usadas? Por quê?
2. O ritmo em que o texto é dito pode interferir na interpretação dada pelo ouvinte? Como?
3. O tom da voz interfere? Em que momentos? Como explora-lo?
Outrossim, também é importante avaliar a criatividade dos alunos na apresentação dos textos.
SUGESTÕES
Em colaboração com o professor (Fig. 7) de:
1) Educação Física, os alunos poderão criar textos em Inglês sobre as regras do futebol.
2) Biologia, os alunos poderão criar textos sobre os benefícios da prática do esporte.
3) Geografia, os alunos poderão pesquisar sobre os países participantes da Copa do Mundo, por exemplo.
4) História, os alunos poderão pesquisar sobre a história do Futebol.
Figura 7 – Professores em Colaboração
Fonte: http://www.apremavi.org.br/fotos_paginas/DSC00990_1.jpg Acesso em: 10 de agosto de 2009.
Dicionário inglês-português
RECURSO
Dictionary.com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
A avaliação deverá ocorrer principalmente durante processo de produção do texto. O professor deve observar se houve a compreensão e uso adequado das expressões relacionadas ao tema das aulas (futebol) tanto na forma escrita quanto oral, bem como criatividade na produção do texto, nas suas formas escrita e oral.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/03/2010
Quatro estrelasEu gostei m,uiot das atividades pretendo usá-las como modelo para trabalhar a Copa do Mundo.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante a forma como o tema foi trabalhado, Parabéns pela criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da maneira como a aula foi planejada, pois aliou conhecimento oral e escrito , além da interatividade das dinâmicas de grupo. Parabéns!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasUfffa! Que aula nota dez, em dinamisco, adequação ao conteúdo e participação dos alunos na aula com um gás total. Excellent. Eu adorei sua aula,v ou aplicar com meus alunos da escola CAIC de São Mateus E.S
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante e pretendo aplicá-lo em sala de aula este ano de acordo com a realidade da minha escola.
24/03/2010
Cinco estrelasJuliana, amei tua aula, fantastica, cheia de recursos tecnologicos, os alunos trabalhando em equipe e o professor realmente como mediador. Parabens, fico feliz em saber que ainda existem educadores como voce.