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A escravidão indígena no Brasil colonial

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender os significados, para os povos indígenas, da chegada dos portugueses a partir do século XV.
  • Identificar as diferentes reações dos povos indígenas à ocupação portuguesa no Brasil.
  • Entender como foram os primeiros contatos entre portugueses e índios e as ações de ambos no processo que culminou com a escravização indígena.
  • Caracterizar as formas de escravização dos indígenas pelos portugueses na sociedade colonial brasileira.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Povos indígenas no Brasil no período anterior à colonização portuguesa.
  • As transformações ocorridas na Europa medieval e a expansão marítima portuguesa.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  1. Audição e interpretação de músicas.
  2. Projeção e debate de vídeos.
  3. Leitura, interpretação e debate de textos e imagens.
  4. Trabalhos individuais e em dupla.

 

Recursos:

  1. Computador com internet.
  2. Áudio e vídeo.

 

Módulo 1

Música e História: Os significados da chegada dos portugueses para os povos indígenas

O objetivo deste módulo é estimular os alunos a refletirem sobre os impactos da colonização portuguesa no Brasil, para os povos indígenas que habitavam o território em 1500, através de músicas que tratem do tema.

Atividade 1

Para esta atividade sugerimos as duas músicas indicadas abaixo. Confira as informações básicas e os links para acesso aos vídeos e letras das mesmas:

 

Música 1: Pindorama

 Pindorama 

Vídeo disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=raZJL2H1zs8

Acesso em 15/06/2013

 

Pindorama

Letra: Luiz Tatit e Sandra Peres

Intérprete: Palavra Cantada

(Terra à vista!)

Pindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel

Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal
Bem ali Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil

Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tupi-tupi
Só depois, vêm vocês
Que falavam tupi-português
Só depois com vocês
Nossa vida mudou de uma vez

Pero Vaz, Pero Vaz
Disse em uma carta ao rei
Que num altar, sob a cruz
Rezou missa o nosso frei
Mas depois seu Cabral
Foi saindo devagar
Do país tropical
Para as Índias encontrar 

Para as índias, para as índias
Mas as índias já estavam aqui
Avisamos: "olha as índias!"
Mas Cabral não entende tupi
Se mudou para o mar
Ver as índias em outro lugar
Deu chabu, deu azar
Muitas naus não puderam voltar
Mas, enfim, desconfio
Não foi nada ocasional
Que Cabral, num desvio
Viu a terra e disse: "Uau!"
Não foi nau, foi navio
Foi um plano imperial
Pra aportar seu navio
Num país monumental

Ao Álvares Cabral
Ao El Rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda quem me ouviu
Vou dizer, descobri
O Brasil tá inteirinho na voz
Quem quiser vai ouvir
Pindorama tá dentro de nós

Ao Álvares Cabral
Ao El Rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda quem me ouviu
Vou dizer, vem ouvir
É um país muito sutil
Quem quiser descobrir
Só depois do ano 2000

Letra disponível em: http://www.bibliotecadeletras.com.br/musica/123853/Pindorama

Acesso em 15/06/2013

 

Música 2: Chegança

Chegança

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vIwP2TsKee4

Acesso em 15/06/2013

 

Chegança

Álbum: Madeira que cupim não rói

Antônio Nóbrega

Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancaruru,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá

Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo, 
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar"

eu atraquei 
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar

Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar
De grande nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar

E assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Aí senti no coração,
o Brasil vai começar.

Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/antonio-nobrega/cheganca.html

Acesso em 15/06/2013

 

Orientações para a atividade com as músicas:

I - Música Pindorama

Por que a música se chama Pindorama?

Na interpretação da música “Pindorama” é possível observar que algumas estrofes são cantadas em português de Portugal e não em português do Brasil. Analisando bem a letra dessas estrofes, qual seria o objetivo dos autores com a utilização deste recurso?

Qual é o tema central da música Pindorama?

 

II- Música Chegança

Sobre quem a letra da música fala? (Observe a primeira estrofe e que é utilizada a primeira pessoa para identificar o sujeito da história apresentada na letra).

A música faz distinção entre dois momentos diferentes da história do “Brasil”. Quais são eles? Caracterize-os a partir das informações contidas na letra da música. Indique as estrofes que se referem a cada um dos dois momentos.

Explique o que você entendeu sobre a seguinte parte da última estrofe: “E assustado dei um pulo lá da rede, pressenti a fome, a sede, eu pensei: ‘vão me acabar’. Me levantei de borduna já na mão. Aí senti no coração, o Brasil vai começar”.

Procure o significado da palavra borduna.

 

IIISobre as duas músicas

Podemos dizer que ambas permitem discutir a visão dos indígenas sobre a chegada dos portugueses? Justifique.

 

Atividade 2

Os primeiros contatos entre portugueses e indígenas: "que tragédia é essa que cai sobre nós"?

 

Que tragédia é essa que cai sobre todos nós? É o que pergunta Milton Nascimento na belíssima canção "Promessas do sol":

Você me quer forte
E eu não sou forte mais
Sou o fim da raça, o velho que se foi
Chamo pela lua de prata pra me salvar
Rezo pelos deuses da mata pra me matar

Você me quer belo
E eu não sou belo mais
Me levaram tudo que um homem precisa ter
Me cortaram o corpo à faca sem terminar
Me deixando vivo, sem sangue, apodrecer

Você me quer justo
E eu não sou justo mais
Promessas de sol já não queimam meu coração
Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?
Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?

Ouça a música com os alunos acessando o link no Youtube:

promessas do sol

http://www.youtube.com/watch?v=a_DsDttfZhY&feature=player_embedded

Acesso em 15/06/2013

 

Oriente os alunos a observarem o arranjo da música e os instrumentos que a compõem.

Converse com os alunos sobre a letra da música e pergunte a eles: é possível relacioná-la à situação dos povos indígenas no contato com os portugueses? Explique.

 Pergunte aos alunos: O que as três músicas têm em comum?

As conclusões sobre a interpretação das músicas devem ser anotadas pelos alunos no caderno.

 

Módulo 2

A escravização de indígenas no sistema colonial português adotado no Brasil

Atividade 1

Para aprofundar a discussão sobre os primeiros contatos entre portugueses e indígenas e sobre as ações e reações de ambos no processo que culminou com a escravização dos últimos, proponha aos alunos a leitura, interpretação e debate dos textos abaixo:

 

Texto 1 - A outra história do descobrimento do Brasil

Carlos Fausto

(...) Os portugueses, por sua vez, passaram a buscar escravos cada vez mais longe da costa. As famosas bandeiras paulistas e os bandeirantes são os representantes mais conhecidos desse processo de colonização violenta do interior, que levou não ao povoamento do Brasil, como se costuma dizer, mas a seu despovoamento, matando e escravizando dezenas de milhares de índios.

Entre 1580 e 1640, as expedições paulistas concentraram-se na captura dos Guarani - que viviam no interior dos atuais estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - para forçá-los a trabalhar na lavoura. Com o esgotamento dessa fonte de mão de obra, os paulistas voltaram-se para a região dos rios Araguaia e Tocantins, que já vinham explorando irregularmente desde o começo daquele século.

As mortes causadas pelas doenças serviam de combustível às expedições de escravização. Criava-se um círculo vicioso: a falta de mão de obra indígena nas imediações das vilas aumentava as ações de escravização no interior; a escravização expunha cada vez mais as populações indígenas às epidemias; com as epidemias, tornava-se necessário a realização de novas expedições no interior. Foi assim que o Brasil foi sendo despovoado. Ali, onde havia uma população indígena numerosa, foram-se criando vazios populacionais, territórios livres para serem ocupados pelos colonizadores.

Confira o texto completo em:

http://www.gtclovismoura.pr.gov.br/arquivos/File/ceert/EF1_guiaideias2.pdf

Acesso em 15/06/2013

Questões para responder e debater

1. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima e responder as questões propostas.

2. O autor do texto considera um absurdo falar de “descobrimento do Brasil”. Que argumentos ele utiliza para justificar o seu posicionamento? Você concorda com ele? Justifique.

3. Quais foram os primeiros povos indígenas com os quais os portugueses tiveram contato quando chegaram ao Brasil? Onde se localizavam?

4. Quem eram os jesuítas? Segundo o autor do texto, qual foi o papel deles na colonização do Brasil?

5. O que aconteceu com os índios que habitavam a costa do litoral brasileiro e que foram os primeiros a manter contato com os portugueses?

6. De acordo com o autor, qual foi o significado das bandeiras e dos bandeirantes para os indígenas que viviam no interior do Brasil?

Antes de responder a questão, busque o significado do termo bandeiras.

7. Para o autor, os bandeirantes foram responsáveis não pelo povoamento, mas pelo despovoamento do Brasil. O que ele quis dizer com isto? Explique. 

 

Texto BN

Texto 2 - Povos Indígenas no Brasil

Maria Regina Celestino de Almeida

O Regimento de Tomé de Souza já trazia a primeira manifestação de uma política indigenista. Iniciava-se a política de aldeamentos, cuja função era a de reunir os índios aliados em grandes aldeias próximas aos núcleos portugueses. Ali estabelecidos, inicialmente sob a administração dos jesuítas, iriam se tornar súditos cristãos para garantir e expandir as fronteiras portuguesas na colônia e servir aos colonos, missionários e autoridades, mediante trabalho compulsório num sistema de rodízio e pagamento irrisório. Os inimigos, vencidos nas chamadas guerras justas, serviriam à colônia na condição de escravos. Nessas condições, vários grupos étnicos do Brasil integrados à colônia, na condição de escravos ou de aldeados, misturavam-se entre si e com outros segmentos da sociedade colonial nas fazendas, engenhos, lavouras e aldeamentos nos quais desempenhavam diferentes papéis. Convém ressaltar que este processo de inserção dos índios à sociedade envolvente (colonial e depois imperial), através de guerras, acordos e aldeamentos manteve-se até o século XIX.

Confira o texto completo em: http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/pindigenas.html

Acesso em 15/06/2013

 Questões para responder e debater

1. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima e responder as questões propostas.

2. De acordo com a autora, quais os primeiros povos que tiveram contato com os portugueses? Como foi esse contato?

3. O que significa a palavra tapuia e como os europeus a utilizaram?

4. Como a  autora caracteriza a conquista do território pelos portugueses?

5. Como a autora caracteriza formas de utilização do trabalho indígena pelos portugueses?

6. Quais as diferenças entre indígenas escravizados e aldeados?

Procure informações sobre os aldeamentos e sobre o papel dos jesuítas no processo de dominação dos povos indígenas, pelos portugueses, no Brasil colonial. Sugestão de texto: Os jesuítas no Brasil. Link para acesso: http://bndigital.bn.br/redememoria/ciajesus.html

 

Atividade 2

 Dando continuidade às discussões, oriente os alunos a observarem atentamente o mapa abaixo:

http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/busca-questao-imprimir.php?aseq_disciplina=5

Roteiro para a atividade:

a. Após a observação atenta do mapa pelos alunos, pergunte a eles sobre o que ele trata. Para que respondam a questão, oriente-os a ler e associar o texto da legenda à representação feita no mapa.

b. Chame a atenção dos alunos para as datas das expedições e seus respectivos séculos (XVI, XVII e XVIII). A partir da observação, questione: o que as datas indicam a respeito do trabalho escravo indígena no Brasil colonial? Foi um sistema de exploração de mão de obra de curta duração, como afirmam muitos manuais didáticos? Justifique.

c. Professor, a partir da leitura do mapa, discuta com os alunos:

As expedições destinadas ao apresamento de indígenas interferiram no processo de colonização da América portuguesa, ocasionando: 

  • O extermínio e a escravização das populações indígenas;
  • A ampliação da oferta de mão de obra escrava indígena para outras regiões colonizadas;
  • A legitimação das pretensões territoriais portuguesas;
  • O conhecimento dos "sertões", com a criação de caminhos e estradas nas regiões desbravadas;
  • A descoberta de veios auríferos, com o posterior desenvolvimento da atividade mineradora na região das Minas Gerais.

Questões da letra b adaptadas de: http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/busca-questao-imprimir.php?aseq_disciplina=5 

 

c. Após a aula expositiva acerca dos itens acima citados, os alunos devem anotar as suas conclusões sobre o tema no caderno.

 

Módulo 3

O tempo do cativeiro na representação dos povos indígenas do Acre

Atividade 1

Trabalho com o vídeo "Uma outra história", da série "Índios no Brasil"

Os professores indígenas do Acre produziram uma cartilha intitulada "História Indígena", a qual divide a História do Brasil em quatro períodos: o tempo da maloca, o tempo da correria, o tempo do cativeiro e o tempo dos direitos.  O vídeo abaixo, da série "Índios no Brasil", de curta duração (17 min.), apresenta em linhas gerais, entre outras questões, o conteúdo da cartilha, caracterizando cada um dos tempos da História do Brasil sob o ponto de vista dos indígenas do Acre. Confira o link para acesso ao vídeo no Portal do Professor:

 

 

 

O vídeo também pode ser acessado no link indicado abaixo:

Vídeo Indios

http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php?c=49

Acesso em 15/06/2013

 

a. Durante a reprodução do vídeo, os alunos devem ouvir atentamente as características principais de cada período da história do Brasil, segundo a concepção dos índios do Acre. 

b. Oriente os alunos a observarem com atenção os desenhos produzidos pelos índios para cada tempo, ressaltando as diferenças entre eles.

c. Em seguida, os alunos devem completar o quadro abaixo, redigindo uma explicação que caracterize cada período focalizado, a partir das ideias apresentadas no vídeo, como no exemplo:

Os tempos da História para os povos indígenas do Acre Características de cada tempo

 

O tempo da correria é o tempo da chegada dos portugueses. Eles o denominam de correria por representar a fuga dos índios que foram forçados a "dar o seu lugar para os brancos". Na memória dos índios do Acre, o tempo da correria é também aquele dos abusos contra as mulheres indígenas e das doenças trazidas pelos colonizadores.

 

 

 

d. Após o término da atividade, promova a socialização, entre os alunos, das características destacadas em cada tempo da história indígena. O professor deve coordenar a atividade, esclarecendo dúvidas e tecendo as suas próprias considerações sobre o tema.

 

Módulo 4

A escravidão indígena sob o olhar dos europeus

1. Derrubada do pau-brasil em ilustração da Cosmografia Universal de André Thevet, 1575

1511

2. Detalhe do mapa "Terra Brasilis" (Atlas Miller,1519), atualmente na Biblioteca Nacional de França.

 1. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe2x0AF/historia-brasil.

2. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1511/exploracao-do-pau-brasil-e-escambo

Links acessados em 15/06/2013

Orientações:

a. Divida os alunos em duplas.

b. Peça aos alunos para observarem atentamente as imagens 1 e 2, fazendo uma descrição, por escrito, de cada uma delas.

c. Pergunte: É possível relacionar a primeira imagem à segunda? Justifique.

 

3. Apresamento de índios. Jean-Baptiste Debret.

http://www.salto.sp.gov.br/?area=13&submenu=18

4. Índios Atravessando um Riacho (O Caçador de Escravos). Jean-Baptiste Debret.

http://www.masp.art.br/masp2010/acervo_detalheobra.php?id=217

5.escravidao indigena

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/esc_indigena.html

Links acessados em 15/06/2013

 

d. Continuando o trabalho de leitura e interpretação, peça aos alunos para observarem atentamente as imagens 3, 4 e 5, fazendo uma descrição do que veem em cada delas, por escrito.

e. Em muitos manuais didáticos, falar em escravo no Brasil colonial na maioria das vezes é uma referência quase que exclusiva aos africanos e, muitas vezes, é reforçada a ideia de que a escravidão indígena foi pontual e não durou muito. O que as imagens revelam sobre esta questão?

Atenção! Retome a questão b do módulo 2, atividade 2, relacionando-a às ideias centrais das imagens, conforme o questionamento feito no item "e" desta atividade. 

f. Promova a socialização das respostas das duplas para os demais colegas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma outra história [Índios no Brasil] Vídeo
Recursos Complementares

Para alunos e professores:

Os bandeirantes. http://historiadesaopaulo.wordpress.com/bandeirantes/

A noção de guerra justa no Brasil Colônia. http://maracristan.wordpress.com/2013/04/28/a-nocao-de-guerra-justa-no-brasil-colonia/

Escravidão indígena. http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm

Abolição da escravidão indígena: 1680 ou 1755? http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/0036.html

Vídeo nas aldeias. Catálogo. http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php

Para os professores:

A Companhia de Jesus e a questão da escravidão de índios e negros. http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/materia03/

Todos os links foram acessados em 15/06/2013

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades de leitura e interpretação das diferentes fontes trabalhadas em cada módulo. Ao final, poderá solicitar que os alunos produzam um texto dissertativo sobre a temática geral abordada na proposta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Luciano, C. E. Maurício de Abreu , Rio de Janeiro - disse:
    luciano.geo@ig.com.br

    24/04/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade. Bastante rica, com várias possibilidades de trabalho. Parabéns.


  • Penha Pompermayer, Colégio Pio XII , Espírito Santo - disse:
    penhamayer@hotmail.com

    28/05/2014

    Cinco estrelas

    Rico em informações e de fácil entendimento. Parabéns.


Sem classificação.
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