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Aprendendo a expressar dados – Vamos construir um diagrama?

 

10/02/2009

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Ler e comparar os dados representados em tabelas, para extrair as informações; • Construir diagramas em barras ou colunas dos dados apresentados nas tabelas; • Procurar explicar os fenômenos observados na análise do diagrama, a partir de conhecimentos externos ao diagrama.
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais, português, intervalos e conjuntos em matemática
Estratégias e recursos da aula

Aula 01 – Entender tabelas e diagramas
 

Professor solicite aos seus alunos que tragam para a sala de aula tabelas retiradas de jornais, revistas ou as disponíveis em paginas do IBGE. Divida a sala em grupos de forma que cada grupo fique responsável por trabalhar um tipo de tabela. Solicite que nessa análise sejam contemplados os seguintes aspectos:
 

  • quais os conjuntos de dados (do que trata a tabela?);
  • qual a quantidade de conjuntos de dados (quantas colunas ou linhas presentes nessa tabela?);
  • quais os tipos de dados de cada tema?
  • de que maneira os alunos poderão expressar os dados contidos nessa tabela -sem qualquer interferência do professor, de maneira a resgatar a "bagagem" que os alunos trazem a respeito do assunto.

Obs: Sugere-se que a presente aula seja trabalhada de maneira interdisciplinar com o professor de matemática. Proponha um trabalho conjunto  de construção de gráficos, leitura de intervalos e que esses assuntos sejam trabalhados nas duas disciplinas ao mesmo tempo.

Feito isso os alunos deverão expressar os dados da tabela em diagramas de barras, pois se torna uma expressão visual dos números das tabelas. Eles devem construir os diagramas e analisar as informações a partir da leitura dos dados representados. Feita essa análise pode-se interpretar os diagramas. Para facilitar os trabalhos será mostrado um exemplo da atividade.
 

1. Suponha que essa foi uma tabela escolhida pelos grupo de alunos:

Tabela 1: População total dos países do sul da América do Sul, em 2000:

Países  População total em 2000 
Brasil  170.406.000
 Argentina  37.302.000
 
 Chile  15.211.000
 Paraguai  5.496.000
 
 Uruguai  3.337.000

Fonte: CORDELLIER, Serge e DIDIOT, Béatrice. L’Etat du Monde: annuaire économique et géopolitique mondial. 2002. Paris: Editions La Découverte, 2001. p.428-429.
 

Professor faça algumas perguntas a seus alunos como:
 

Do que trata a tabela?
 

Trata da população total dos países do sul da América do Sul, em 2000
 

2. Análise da tabela:
 

a) Países e população total, em 2000;
b) dois conjuntos: países e população total;
c) dados seletivos (países) e quantitativos, absolutos (população total).
 

3) Análise dos dados:
 

Essa é uma parte muito importante das atividades. Estimule seus alunos a analisar os dados, a relacionar as informações oferecidas pelas tabelas. A título de exemplo pode-se analisar que:
 

O Brasil é o país mais populoso da América do Sul, sendo sua população cerca de quatro vezes maior do que a da Argentina, segunda maior da região. O Paraguai e o Uruguai possuem efetivos populacionais semelhantes e bastantes pequenos.
 

4) Interpretação das informações retiradas da análise dos dados: (exemplo)
 

As populações do Paraguai e o Uruguai são as menores da América do Sul.
 

Aula 02 – Construção do Diagrama e Apresentação das Interpretações
 

Feita essa análise e interpretação das informações apresentadas na tabelas solicite de que essas sejam representadas de uma outra forma, deixando livre aos alunos para fazê-lo da forma como acharem conveniente. Com isso busca-se que o aluno aprenda a representar graficamente uma informação numérica onde é fundamental que o raciocínio seja realizado.

Busque levar seus alunos ao entendimento das relações entre o que está na tabela e que será em seguida representado graficamente nos diagramas que os alunos produzirem.
 

Cada grupo fica incumbido de apresentar sua interpretação da tabela e construção do diagrama, devendo apresentar para a classe a sua interpretação dos dados e seu diagrama construído. Acompanhe as representações que os alunos fizeram e direcione-as para os gráficos de barras ou linha ou setor, por exemplo.

Obs. Caso não se tenha sala de informática na escola, os mesmos podem ser produzidos com cartolina.
 

Sugere-se também que o professor distribua aos grupos diferentes gráficos e que os grupos façam o processo inverso da primeira atividade, apresentando-o uma tabela respectiva.

5) Exemplo de Construção do Diagrama

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/500/imagens/paises.jpg

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo à medida que os alunos participam das atividades de pesquisa orientadas pelo professor. O importante é que o aluno perceba que os dados numéricos expressos na tabela podem ser visualizados de outras formas, como os gráficos de barras. Outro critério de avaliação seria uma análise por escrito de um gráfico ou uma tabela, diferente da que o grupo recebeu na primeira aula.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • natacia, lar vincentino de bariri , São Paulo - disse:
    bruna_vieira@baririhotimail.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    paraben eata de bom tamanho quem quiser é só clicar aqui e assistir a aula adorei e aprendi muito


  • analia, E.E. Dr Ernane Vilela Lima , Minas Gerais - disse:
    analianepo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou supervisora de uma escola estadual de Minas Gerais e achei a aula do professor excelente, ele trabalhou interdisciplinariamente, e a aula demonstrou clareza no tema. Apresentei aos professores de Geografia de minha escola e todos acharam a aula de muito boa qualidade. |Parabéns


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