10/02/2009
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Aula 01 – Entender tabelas e diagramas
Professor solicite aos seus alunos que tragam para a sala de aula tabelas retiradas de jornais, revistas ou as disponíveis em paginas do IBGE. Divida a sala em grupos de forma que cada grupo fique responsável por trabalhar um tipo de tabela. Solicite que nessa análise sejam contemplados os seguintes aspectos:
Obs: Sugere-se que a presente aula seja trabalhada de maneira interdisciplinar com o professor de matemática. Proponha um trabalho conjunto de construção de gráficos, leitura de intervalos e que esses assuntos sejam trabalhados nas duas disciplinas ao mesmo tempo.
Feito isso os alunos deverão expressar os dados da tabela em diagramas de barras, pois se torna uma expressão visual dos números das tabelas. Eles devem construir os diagramas e analisar as informações a partir da leitura dos dados representados. Feita essa análise pode-se interpretar os diagramas. Para facilitar os trabalhos será mostrado um exemplo da atividade.
1. Suponha que essa foi uma tabela escolhida pelos grupo de alunos:
Tabela 1: População total dos países do sul da América do Sul, em 2000:
Países | População total em 2000 |
Brasil | 170.406.000 |
Argentina | 37.302.000 |
Chile | 15.211.000 |
Paraguai | 5.496.000 |
Uruguai | 3.337.000 |
Fonte: CORDELLIER, Serge e DIDIOT, Béatrice. L’Etat du Monde: annuaire économique et géopolitique mondial. 2002. Paris: Editions La Découverte, 2001. p.428-429.
Professor faça algumas perguntas a seus alunos como:
Do que trata a tabela?
Trata da população total dos países do sul da América do Sul, em 2000
2. Análise da tabela:
a) Países e população total, em 2000;
b) dois conjuntos: países e população total;
c) dados seletivos (países) e quantitativos, absolutos (população total).
3) Análise dos dados:
Essa é uma parte muito importante das atividades. Estimule seus alunos a analisar os dados, a relacionar as informações oferecidas pelas tabelas. A título de exemplo pode-se analisar que:
O Brasil é o país mais populoso da América do Sul, sendo sua população cerca de quatro vezes maior do que a da Argentina, segunda maior da região. O Paraguai e o Uruguai possuem efetivos populacionais semelhantes e bastantes pequenos.
4) Interpretação das informações retiradas da análise dos dados: (exemplo)
As populações do Paraguai e o Uruguai são as menores da América do Sul.
Aula 02 – Construção do Diagrama e Apresentação das Interpretações
Feita essa análise e interpretação das informações apresentadas na tabelas solicite de que essas sejam representadas de uma outra forma, deixando livre aos alunos para fazê-lo da forma como acharem conveniente. Com isso busca-se que o aluno aprenda a representar graficamente uma informação numérica onde é fundamental que o raciocínio seja realizado.
Busque levar seus alunos ao entendimento das relações entre o que está na tabela e que será em seguida representado graficamente nos diagramas que os alunos produzirem.
Cada grupo fica incumbido de apresentar sua interpretação da tabela e construção do diagrama, devendo apresentar para a classe a sua interpretação dos dados e seu diagrama construído. Acompanhe as representações que os alunos fizeram e direcione-as para os gráficos de barras ou linha ou setor, por exemplo.
Obs. Caso não se tenha sala de informática na escola, os mesmos podem ser produzidos com cartolina.
Sugere-se também que o professor distribua aos grupos diferentes gráficos e que os grupos façam o processo inverso da primeira atividade, apresentando-o uma tabela respectiva.
5) Exemplo de Construção do Diagrama
Cinco estrelas 2 classificações
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19/10/2010
Cinco estrelasparaben eata de bom tamanho quem quiser é só clicar aqui e assistir a aula adorei e aprendi muito
24/03/2010
Cinco estrelasSou supervisora de uma escola estadual de Minas Gerais e achei a aula do professor excelente, ele trabalhou interdisciplinariamente, e a aula demonstrou clareza no tema. Apresentei aos professores de Geografia de minha escola e todos acharam a aula de muito boa qualidade. |Parabéns