Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com a primeira página do jornal

 

26/08/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, criar o hábito da leitura do jornal, estimular a autoria. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Alunos já alfabetizados que não tenham tido nenhum ou pouco contato com o suporte jornal. 

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso da biblioteca (jornais e revistas);

- Quadro negro e fita adesiva ou quadro de feltro e taxinhas.

Motivação - Lendo e virando autor!

A ênfase na leitura da primeira página do jornal pode ser uma boa estratégia para aproximar os alunos do hábito de leitura, especialmente da leitura do jornal (Fig. 1). A primeira página é pensada, no processo de produção jornalístico, para chamar a atenção do leitor em geral e quanto mais familiarizado com este recurso, seu formato e sua organização, maior será o interesse do aluno pelo conteúdo.  Nesta atividade o professor deverá valorizar a forma do jornal, para posteriormente enfatizar o conteúdo.

undefined

Figura 1 - Pessoas lendo Jornal

Disponível em:http://farm2.static.flickr.com/1323/1295107065_23969667a5.jpg?v=0 Acessado em: 18 ago. 2009

Para motivar os alunos o professor deverá levar a turma para a biblioteca, ou hemeroteca (biblioteca de periódicos como os jornais e as revistas), da escola e deixar que os alunos peguem e manuseiem livremente todos os jornais que estão disponíveis para a leitura. Sugira, neste momento, que os alunos se concentrem nas primeiras páginas, mas não proíba que eles abram o jornal e leiam outras partes. Após esta leitura livre inicial peça que a turma selecione três jornais que tenham as primeiras capas mais interessantes e que serão analisados em sala de aula.  Leve os três jornais selecionados para a sala de aula, pregue no quadro de feltro com as taxinhas ou prenda no quadro negro com fita adesiva de uma forma que toda a turma possa ver as capas dos jornais expostas.

Observação: Caso a escola não tenha biblioteca, ou hemeroteca, ou ainda jornais na escola, o professor deverá providenciar exemplares de jornais aos alunos (levando estes para a sala de aula ou pedindo previamente que os alunos tragam exemplares para a aula).

Dica: Esta atividade enfatiza a conhecimento sobre o jornal, ajuda os alunos a se familiarizar com este tipo de veículo, incentiva futuras leituras e amplia o vocabulário.

Atividade 1- Estudando as primeiras páginas: cada coisa no seu lugar!

O professor deverá reunir os alunos em torno dos jornais e pedir para que eles se aproximem e observem as diferentes capas.

Importante: Neste primeiro momento não se preocupe com o conteúdo, procure questionar sobre a forma do jornal e perceba se os alunos conseguem identificar diferenças entre os veículos.

Inicie a atividade com uma rodada de observação livre das capas, como as apresentadas abaixo (Fig. 2, 3 e 4):

undefined

Figura 2 - Jornal O Globo. Disponível em: http://www.cert.br/docs/reportagens/2006/2006-01-06-capa.png. Acessado em: 25 jul 2009

undefined

Figura 3 - Folha de S.Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp /images/cp09062007.jpg. Acessado em: 25 jul. 2 009.

undefined

Figura 4 - Jornal do Brasil. Disponível em: http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/pagplus/2003/11/06/1pag0611.jpg Acessado 25 jul. 2009.

Em seguida, sugerimos que o professor promova uma discussão sobre os jornais que manusearam. Segue abaixo sugestões de questões norteadoras para este momento.

Questões Norteadoras:

  • Qual o tamanho dos jornais? Qual jornal é maior? Qual é o menor? Anote no quadro as respostas ao lado de cada jornal.
  • Qual a quantidade de fotografias? Quantas são? São grandes ou pequenas? Qual jornal tem fotos maiores e qual tem fotos menores? Aponte para os alunos a legenda da foto e mostre que toda fotografia é acompanhada de uma legenda (Veja no glossário o sentido para legenda).
  • Quantas cores foram usadas na confecção dos jornais? Qual jornal é mais colorido, qual é menos, as cores usadas lembram alguma outra coisa? O quê?
  • Qual a quantidade de textos nos jornais? Qual jornal possui mais textos e qual  possui menos texto?
  • Quantas manchetes (ver glossário) há nos jornais? Questione se o jornal que possui mais texto é também o que possui mais manchetes. 
  • Há mais algum tipo de material gráfico? Tabela, desenho, gráfico, box (glossário)? Peça que os alunos listem todos estes dados.

Agora, reúna os alunos em grupos de três ou quatro alunos e peça que cada grupo selecione uma das capas, dos três jornais expostos. Os alunos deverão observar as páginas e atribuir um número para cada texto, imagem ou elemento gráfico que aparece nos jornais, posteriormente essa numeração será usada para a composição de um glossário da turma.

Por exemplo: 

Nome do jornal - número 1

Foto principal - número 2

A ideia é que no final todos os elementos impressos na capa do jornal estejam numerados!

Atividade 2: Criando um glossário: ampliando o vocabulário!

Nessa etapa, o professor deverá propor que os alunos conceituem livremente cada um dos elementos que aparecem nas primeiras páginas do jornal. Não mostre ainda para os alunos o que significa cada uma das coisas, que está disponível  no Glossário postado abaixo, apenas ajude-os a montar uma lista e nomeá-la.

Preferencialmente o professor deverá listar a conceituação dos alunos no quadro negro (lousa),  pedindo que cada grupo apresente a conceituação feita pela equipe. Após esta apresentação o professor deverá mostrar o glossário exemplo (Fig. 5) e mostrar a lista de significados disponível no Recursos Complementares. Além disso, ao apresentar o glossário (Disponível no "Recursos Complementares" desta aula) para os alunos, o professor deverá propor que eles analisem e comparem a conceituação livre, feita por eles, com os significados presentes no glossário. Depois as equipes devem refazer sua lista de conceitos usando o glossário, mas sem desprezar o que foi pensado anteriormente pelos alunos. O professor deverá orientar os alunos neste momento, trabalhando cada um dos conceitos e estimulando uma reflexão mais profunda sobre a composição do jornal. 

undefined

Figura 5 - Glossário Jornalístico

No fim desta atividade, os alunos deverão apresentar seus próprios glossários, isto é, uma composição da conceituação livre, feita por eles no primeiro momento, com as informações passa das pelo professor por meio do glos sário exemplo (Fig. 5). O importante nesta atividade não é se preocupar com a precisão dos conceitos, mas estimular os alunos à uma reflexão sobre os elementos que compõe uma primeira página do jornal e que eles percebam que, mesmo se tratando de veículos diferentes, existe um padrão seguido por todos.  

Sugestão:

O conhecimento da forma do jornal poderá ser muito útil ao professor em aulas posteriores em que poderá usar o conteúdo do jornal para contextualizar o conteúdo das disciplinas. O aluno, dominando conceitos básicos, como manchete, lide, legenda, poderá transitar mais facilmente na leitura deste veículo e aproveitar melhor a leitura da notícia de interessa da aula.

Recursos Complementares

Jornais, revistas, Internet, impressora, folha branca, material para desenho, canetas grifa textos ou coloridas, cola.

Glossário de Imprensa

Jornalismo – Atividade de apuração, organização e transmissão de informações para a sociedade.

Telejornalismo – Jornalismo feito para ser transmitido na televisão

Notícia – Informa pontualmente sobre um acontecimento.

Reportagem – Apresenta ao interlocutor desdobramentos de um acontecimento, de um fato, sua origem, causa e conseqüência.

Bandeira – Caixa de texto posicionada antes da manchete.

Manchete – Chamada da principal matéria apresentada pelo jornal do dia.

Títulos – Pequeno texto que resume as principais informações da notícia que está apresentando.

Subtítulos – Pequenos textos que complementam as informações dadas pelo título de uma notícia.

Chamadas – Pequenos textos que apresentam as notícias e remete o leitor para a página que ela se encontra.

Lide – Primeiro parágrafo de uma matéria, apresenta os principais dados de uma notícia, no geral responde às questões fundamentais do jornalismo: quem?, o quê?, quando?, onde?

Dados sobre a edição: Informações que são obrigatórias sobre o veículo, local, data, número da impressão, etc

Índice do jornal  - pequeno resumo do que consta na edição do dia.

Serviços: previsão do tempo, dados sobre bolsa de valores e outras informações que são considerados serviços prestados ao leitor.

Infografia: gráficos informativos que acompanham uma notícia e contextualizam os fatos para o leitor

Fotos: As imagens que contextualizam as notícias de uma edição.

Legenda: Pequeno texto que acompanha a fotografia e que procura explicar a imagem.

Crédito: Espaço destinado para a informação sobre o autor da fotografia ou do texto
Avaliação

O professor deverá pedir que os alunos escolham uma nova capa de jornal, diferentes daquelas que foram analisadas, e, podendo consultar esta capa responda as seguintes questões. O professor pode decidir fazer a questão fechada, com a ajuda das alternativas, ou aberta, sem apresentar as alternativas:

O que é possível encontrar em todas as primeiras páginas?   

A data do jornal

O nome do jornal

A notícia completa

Onde fica posicionada a notícia mais importante do jornal?

No centro

No canto esquerdo

No lado direito

Por fim, proponha a confecção de uma primeira capa, com temas de interesse dos alunos: 

Crie você mesmo um jornal sobre a escola desenhando como seria a sua primeira página, sem esquecer de incluir os elementos essenciais. 

A avaliação final será uma soma da participação dos alunos em todas as atividades com as respostas dadas às questões levantadas aqui. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jaqueline, Escola M. Joana Angélica , Goiás - disse:
    jaquerocha04@gmail.com

    29/08/2012

    Quatro estrelas

    Gostei!


  • ARCELI THIEL FOLMER, EEB JULIO VICENTE DE PELEGRIN , Santa Catarina - disse:
    arceli.folmer@yahoo.com.br

    28/04/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, esta aula é um momento importante, faz com que o aluno reflita sobre os componentes da escrita, ampliando seu repertório e aperfeiçoando a leitura no processo da alfabetização.


  • MARCILANE KILMA DA COSTA SALES, ESCOLA EVANGELICAREVDO ALFEU DE OLIVEIRA , Pernambuco - disse:
    marcilanekilma@bol.com.br

    07/04/2010

    Cinco estrelas

    ATIVIDADES MUITO INTERESSANTE!


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    29/03/2010

    Cinco estrelas

    Esse projetinho é maravilhoso e pretendo se me permitir, trabalhar com os meus alunos.


  • Maria Veronica Aragão, Escola Governador Barbosa Lima , Pernambuco - disse:
    mariavaragao@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Atividades de fácil execução mas muito interessantes e que podem ser adaptadas para séries mais adiantadas cujos alunos, em alguns casos, por diversos motivos, não têm contato com o suporte jornal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.