Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O dia do índio está no jornal?

 

28/08/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação Escolar Indígena História História do nosso povo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância da identidade e da riqueza dos povos indígenas. Identificar como a cultura indígena é mostrada pelos grandes veículos de comunicação. Estimular a leitura e a produção de textos

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É esperado que os alunos já tenham tido contato com jornais de circulação nacional, tendo um conhecimento prévio básico da linguagem jornalística. 

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso de jornais de circulação nacional.

Motivação - Comemorar é preciso!

O professor deverá reunir a turma e conversar com os alunos sobre o que eles pensam sobre o Dia do Índio (Fig. 1), comemorado no dia 19 de abril, e o que acham que a data significa. O professor deverá ouvir os alunos e listar livremente as principais observações feitas pelos alunos no quadro.

Sugerimos que o professor fale para os alunos que nestas aulas eles poderão refletir sobre esta data e o como ela é representada por alguns dos grandes meios de comunicação do Brasil! Ainda, deverá explicar que após assistirem um vídeo sobre o assunto e ler matérias de jornais, eles irão escrever uma carta para enviar para a redação de um jornal, com o objetivo de expressar o pensamento da turma sobre o Dia do Índio para os editores do jornal.

Figura 1 - Índios da aldeia yawalapiti preparam beiju com moqueado (Foto: Mário Vilela/Funai).

Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1087991-5598,00-NO+DIA+DO+INDIO+APRENDA+A+FAZER+PRATOS+TIPICOS+DA+COZINHA+INDIGENA.html. Acessado em: 12 ago 2009.

Atividade 1

Neste momento, sugerimos que o professor apresente os Recursos, que são vídeos disponíveis no Portal do Professor, conforme postado abaixo, que mostra os primeiros contatos dos portugueses com os indígenas brasileiros no século XV.

Recursos:

Terra Cheia de Graça: parte I

Terra cheia de graça: parte I

Se o professor tiver disponibilidade de tempo também poderá projetar a segunda parte do vídeo:

Terra Cheia de Graça: parte II

 Terra cheia de graça: parte II

Após a projeção do vídeo o professor deverá estimular o debate entre a turma sobre o que foi dito neste, procurando refletir com os alunos sobre a história de opressão, violência e destruição imposta pelos colonizados aos povos indígenas brasileiros. Neste momento é fundamental que o professor fale sobre a diversidade cultural dos povos indígenas, como as diferenças de crenças e costumes, além de explicar sobre a importância de se preservar a cultura indígena.

Em seguida, sugerimos que o professor leia com os alunos alguns trechos do Estatuto do Índio (Fig. 2):


Recurso:

Disponível em: http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/estatuto_indio.html

Acessado 10 de ago. 2009.

undefined

Figura 2 - Imagem do Site

Procure aproveitar o momento de leitura para estimular a participação dos alunos. Crie uma roda e peça que cada aluno se leva nte e leia um artigo. Após a leitura converse com os alunos sobre o estatuto e sua importância. Em seguida o  professor deverá apresentar as reportagens disponíveis (Figs. 3 e 4), lendo em voz alta para a turma ainda em roda.


Recursos:

Link da Reportagem: "No dia do Índio, aprenda a fazer pratos típicos da cozinha indígena" (Fig.3):

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1087991-5598,00-NO+DIA+DO+INDIO+APRENDA+A+FAZER+PRATOS+TIPICOS+DA+COZINHA+INDIGENA.html

undefined

Figura 3 - Imagem do Site que traz a matéria sobre como fazer pratos típicos da cozinha indígena

Link da Reportagem "Dia do Índio serve para reforçar a imagem folclórica" (Fig. 4):

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1127241

undefined

Figura 4 -  Imagem do site que traz a matéria sobre o dia do índio

Atividade 2 - Refletindo sobre o que foi lido! 

Com os alunos em roda o professor deverá iniciar a atividade lendo mais uma vez as reportagens (Figs. 3 e 4), porém, agora o professor poderá pedir que cada alunos se levante e leia um parágrafo. Após a leitura o professor poderá perguntar para turma o que eles acharam do texto.

O debate pode ser estimulado pelo professor com as seguintes questões:

  • O que o dia do Índio representa?
  • Como ele é visto pela sociedade brasileira?
  • O que precisa mudar para que a cultura indígena seja respeitada?
  • Como a cultura indígena contribui para a formação da cultura brasileira como um todo?  

Após o debate o professor deverá compor grupos de cinco ou quatro alunos e pedir que cada grupo escreva uma carta para ser enviada a um dos dois veículos das quais foram retiradas as reportagens. A turma poderá escolher qual veículo enviar a carta ou o próprio professor poderá direcionar essa escolha, podendo também enviar a carta para um jornal local ou da região que a escola pertença. É importante que o professor supervisione o trabalho dos alunos, os ajudando na confecção das cartas e nos esclarecimentos de dúvidas.

Por fim, o professor poderá levar a turma para o laboratório de informática e pedir que cada grupo  envie as cartas produzidas para os editores dos veículos pela sessão de “Fale Conosco”, conforme links postados abaixo (Fig. 5):


Recursos:

http://g1.globo.com/Noticias/0,,FEF0-7792,00.html Acessado em:  12 ago 2009.

undefined

Figura 5 - Imagem do Site Globo.com "Fale Conosco"

Ou

http://www.atarde.com.br/fw/cp/2008/04/noticia/contato.jsf?id=1127241 Acessado em: 12 ago 2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Terra cheia de graça: parte I Vídeo
Terra cheia de graça: parte II Vídeo
Recursos Complementares

Acesso à Internet, vídeo, dicionário

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas - nas participações e envolvimentos nas discussões e produção de cartas. Observamos que, como a carta é coletiva, feita em grupo pelos alunos, o professor deverá fazer a avaliação individual observando também a participação de todos no debate, na leitura e na produção do texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.