28/08/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação Escolar Indígena | História | História do nosso povo |
Compreender a importância da identidade e da riqueza dos povos indígenas. Identificar como a cultura indígena é mostrada pelos grandes veículos de comunicação. Estimular a leitura e a produção de textos
É esperado que os alunos já tenham tido contato com jornais de circulação nacional, tendo um conhecimento prévio básico da linguagem jornalística.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso de jornais de circulação nacional.
O professor deverá reunir a turma e conversar com os alunos sobre o que eles pensam sobre o Dia do Índio (Fig. 1), comemorado no dia 19 de abril, e o que acham que a data significa. O professor deverá ouvir os alunos e listar livremente as principais observações feitas pelos alunos no quadro.
Sugerimos que o professor fale para os alunos que nestas aulas eles poderão refletir sobre esta data e o como ela é representada por alguns dos grandes meios de comunicação do Brasil! Ainda, deverá explicar que após assistirem um vídeo sobre o assunto e ler matérias de jornais, eles irão escrever uma carta para enviar para a redação de um jornal, com o objetivo de expressar o pensamento da turma sobre o Dia do Índio para os editores do jornal.
Figura 1 - Índios da aldeia yawalapiti preparam beiju com moqueado (Foto: Mário Vilela/Funai).
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1087991-5598,00-NO+DIA+DO+INDIO+APRENDA+A+FAZER+PRATOS+TIPICOS+DA+COZINHA+INDIGENA.html. Acessado em: 12 ago 2009.
Neste momento, sugerimos que o professor apresente os Recursos, que são vídeos disponíveis no Portal do Professor, conforme postado abaixo, que mostra os primeiros contatos dos portugueses com os indígenas brasileiros no século XV.
Terra Cheia de Graça: parte I
Se o professor tiver disponibilidade de tempo também poderá projetar a segunda parte do vídeo:
Terra Cheia de Graça: parte II
Terra cheia de graça: parte II
Após a projeção do vídeo o professor deverá estimular o debate entre a turma sobre o que foi dito neste, procurando refletir com os alunos sobre a história de opressão, violência e destruição imposta pelos colonizados aos povos indígenas brasileiros. Neste momento é fundamental que o professor fale sobre a diversidade cultural dos povos indígenas, como as diferenças de crenças e costumes, além de explicar sobre a importância de se preservar a cultura indígena.
Em seguida, sugerimos que o professor leia com os alunos alguns trechos do Estatuto do Índio (Fig. 2):
Disponível em: http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/estatuto_indio.html
Acessado 10 de ago. 2009.
Figura 2 - Imagem do Site
Procure aproveitar o momento de leitura para estimular a participação dos alunos. Crie uma roda e peça que cada aluno se leva nte e leia um artigo. Após a leitura converse com os alunos sobre o estatuto e sua importância. Em seguida o professor deverá apresentar as reportagens disponíveis (Figs. 3 e 4), lendo em voz alta para a turma ainda em roda.
Link da Reportagem: "No dia do Índio, aprenda a fazer pratos típicos da cozinha indígena" (Fig.3):
Figura 3 - Imagem do Site que traz a matéria sobre como fazer pratos típicos da cozinha indígena
Link da Reportagem "Dia do Índio serve para reforçar a imagem folclórica" (Fig. 4):
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1127241
Figura 4 - Imagem do site que traz a matéria sobre o dia do índio
Com os alunos em roda o professor deverá iniciar a atividade lendo mais uma vez as reportagens (Figs. 3 e 4), porém, agora o professor poderá pedir que cada alunos se levante e leia um parágrafo. Após a leitura o professor poderá perguntar para turma o que eles acharam do texto.
O debate pode ser estimulado pelo professor com as seguintes questões:
Após o debate o professor deverá compor grupos de cinco ou quatro alunos e pedir que cada grupo escreva uma carta para ser enviada a um dos dois veículos das quais foram retiradas as reportagens. A turma poderá escolher qual veículo enviar a carta ou o próprio professor poderá direcionar essa escolha, podendo também enviar a carta para um jornal local ou da região que a escola pertença. É importante que o professor supervisione o trabalho dos alunos, os ajudando na confecção das cartas e nos esclarecimentos de dúvidas.
Por fim, o professor poderá levar a turma para o laboratório de informática e pedir que cada grupo envie as cartas produzidas para os editores dos veículos pela sessão de “Fale Conosco”, conforme links postados abaixo (Fig. 5):
http://g1.globo.com/Noticias/0,,FEF0-7792,00.html Acessado em: 12 ago 2009.
Figura 5 - Imagem do Site Globo.com "Fale Conosco"
Ou
http://www.atarde.com.br/fw/cp/2008/04/noticia/contato.jsf?id=1127241 Acessado em: 12 ago 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
Terra cheia de graça: parte I | Vídeo |
Terra cheia de graça: parte II | Vídeo |
Acesso à Internet, vídeo, dicionário
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas - nas participações e envolvimentos nas discussões e produção de cartas. Observamos que, como a carta é coletiva, feita em grupo pelos alunos, o professor deverá fazer a avaliação individual observando também a participação de todos no debate, na leitura e na produção do texto.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/09/2010
Cinco estrelasmuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasfoi execelente