Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo jornal e lendo o mundo!

 

04/09/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber as diferenças/aproximações entre os acontecimentos publicados pelo jornal e os acontecimentos vivenciados na realidade; compreender que o fato noticioso é sempre um relato da realidade; trabalhar a produção de textos e a leitura; Trabalhar a auto-estima.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Auto-estima, produção e leitura de textos noticiosos
Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso de jornais de circulação nacional.

Motivação - Superando as adversidades!

O professor deverá iniciar a atividade estimulando o debate sobre a realidade da turma. Investigar quais são as dificuldades e as histórias de superação que cada aluno possui para retomar os estudos e promover uma reflexão do grupo sobre essa temática. O professor deverá instigar os alunos questionando se eles acham que a realidade deles é bem retratada nos jornais (Fig. 1).

undefined

Figura 1 - Voltar a estudar é um sonho para muitos brasileiros!

Disponível em: <http://www.maringa.pr.gov.br/sistema_maringa/adm/imagens/gd_2811toninha3.jpg> Acessado em: 17 ago 2009.

Atividade 1 - Retomando os estudos!

Após o debate inicial o professor deverá apresentar uma série de reportagens que conte histórias sobre pessoas que retomaram os estudos. Segue algumas sugestões de reportagens (Figs. 2, 3 e 4) para o professor expor aos alunos, porém, ele poderá complementar com outras matérias dependendo da realidade local.

Recursos:

Reportagem 1 - “Adultos que participam do Educação de Jovens e Adultos mostram que nunca é tarde para aprender”

Disponível em: http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia_new.php?IdNoticia=109801. Acessado 15 ago 2009.

undefined

Figura 2 - Imagem da Reportagem "Adultos que participam do Educação de Jovens e Adultos mostram que nunca é tarde para aprender"

Reportagem 2 - “Horário influi no abandono de cursos de educação para adultos,diz IBGE”

Disponível em:http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/05/22/horario-influi-no-abandono-de-cursos-de-educacao-para-adultos-diz-ibge-755985541.asp . Acessado 15 ago 2009.

Figura 3 - Imagem da Reportagem "Horário Influi  no Abandono de cursos de educação para Adultos, diz IBGE"

Reportagem 3 - “Ensinar 2 milhões de adultos a ler é o desafio para este ano”

Disponível em: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/04/08/ensinar-2-milhoes-de-adultos-ler-o-desafio-para-este-ano-755195724.asp. Acessado 15 ago 2009.

undefined

Figura 4 - Imagem da Reportagem “Ensinar 2 milhões de adultos a ler é o desafio para este ano”

Após a leitura da reportagem, com os alunos divididos em grupos de duas ou três pessoas, o professor deverá pedir que cada grupo faça um pequeno debate sobre o que foi dito nas reportagens e como o ensino de Jovens e Adultos é representado pelas matérias. Sugerimos que o professor incentive os alunos a grifar os principais trechos e a retomar a discussão sobre a história de vida de cada um. O professor deverá ajudar os alunos a identificar as aproximações e distanciamentos do que é dito pelo jornal com suas histórias de vida.

Finalizando a atividade os alunos, em grupos, deverão escolher uma reportagem e reescrevê-la incluindo nelas as histórias de vida dos próprios alunos. Após esta produção, sugerimos que os alunos apresentem suas histórias para os demais colegas da sala!

Recursos Complementares

 Acesso à Internet, vídeo, dicionário

Avaliação

A avaliação será com base na produção textual e na apresentação dos textos para a turma. O professor deverá avaliar a aproximação da produção textual dos alunos com os textos trabalhados em sala de aula e valorizar a capacidade reflexiva de cada aluno sobre sua trajetória.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.