20/07/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
- Explorar o universo da fotografia.
- Explorar a fotografia como fonte de produção de conhecimento.
- Conhecer diferentes associações fotográficas.
- Utilizar o recurso da fotografia para registro de conteúdos.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
O objetivo desta aula é inserir os alunos no universo da fotografia para que possam explorar este recurso como ferramenta pedagógica aliada a conteúdos curriculares. É interessante que o trabalho seja feito de forma multidisciplinar. Para tal, será utilizado o vídeo da Série Cotidiano, Imagens e Narrativas - A criação de tecnologias no cotidiano. Duração 50 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5601. Acesso em 08 de julho de 2013.
Sinopse
A série "Cotidiano, imagens e narrativas" debate os ‘cotidianos escolares’
tendo como foco três aspectos da vida cotidiana: as diferentes identidades, a educação ecológica e o uso dos artefatos culturais na criação de tecnologias. Apresenta o projeto desenvolvido pela professora da Escola Municipal Ana Nery/Duque de Caxias: ressignificando os conceitos de cognição, aprendizagem e saberes no cotidiano escolar.
Participam desta aula os professores das disciplinas de Arte, Sociologia (Ensino Médio) e Língua Portuguesa, iniciam o trabalho em sala de aula após assistirem o vídeo:
Aulas 1, 2, 3 e 4 - Arte - oficina de fotografia
O professor apresenta o recurso da fotografia com suas possibilidades de exploração.
1-Para desenvolver as atividades sugeridas na aula, é necessário utilizar o netbook – UCA - Projeto Um Computador por Aluno - UCA. Caso a sua escola não participe do projeto, você precisará encaminhar os alunos ao Laboratório de Informática.
Solicite aos alunos que acessem os sites sugeridos abaixo para que possam explorar e apreciar as imagens disponibilizadas, nas técnicas utilizadas bem como os lugares e pessoas, os acontecimentos e das diferentes temáticas que motivaram a produção das fotografias.
Estes sites de fotoclube são destinados para quem tem o gosto pela fotografia e também quem quer se profissionalizar ou aperfeiçoar a arte da fotografia.
2. Logo após, o professor conduzirá uma discussão com os alunos sobre uso da fotografia como ferramenta pedagógica aliada a diferentes conteúdos para produção de conhecimento.
3. De posse dos dados coletados nos Fotoclubes (atividades, fotos postadas, cursos, temáticas dos trabalhos apresentados), o professor de Arte irá conduzir uma discussão com os alunos a questão técnica da fotografia, bem como os componentes estéticos. Em seguida, o professor poderá propor uma aula prática fora de sala de aula na qual os alunos farão diversos registros fotográficos, a partir do que pesquisaram nos sites de fotoclube. Os equipamentos utilizados para esta aula poderão ser as câmeras dos alunos ou as câmeras do UCA - Um Computador por Aluno. Programe antecipadamente para que cada aluno possa trazer seu equipamento. A temática para as fotos fica a critério do professor ou dos alunos. Ex. arquitetura da cidade, natureza, pessoas, rotina urbana etc.
4. Em uma aula, o professor solicita que os grupos exponham suas imagens (no máximo 5) para que a turma possa ver. Na medida em que forem expondo, os alunos explicam os recursos utilizados.
5. Como auxílio do professor de Arte os alunos organizarão uma exposição fotográfica na escola.
Sociologia
O professor trabalhará com os alunos as possibilidades com projetos sociais e de interação entre comunidades a partir do recurso da fotografia.
1. Solicite que os alunos acessem o site Imagens do povo que mostra um projeto social a partir da fotografia. Disponível em http://www.imagensdopovo.org.br/. Acesso em 08 de julho de 2013. Os alunos irão listar as atividades desenvolvidas pelo projeto, a idade média dos participantes e a abrangência do projeto: o entorno, a comunidade, a cidade.
3. Terminada a exploração do site, principalmente no que se refere ao curso de formação de mão de obra, o professor solicita que discutam a possibilidade de criarem tal projeto na própria comunidade.
4. Organizar um encontro com profissionais da fotografia, fotoclubistas e interessados para se discutir a fotografia e suas possibilidades como meio de inserção social. Incluir os alunos na organização do encontro, de modo que eles deem sugestões e se responsabilizem por algumas tarefas.
5. Agendar um dia para o encontro e definir quais atividades o grupo irá desenvolver. Neste sentido, poderão ser desenvolvidos projetos sociais como cursos, exposições ou divulgação da comunidade via internet.
6. O professor pede que os alunos concluam as discussões escrevendo um texto com imagens em seus notebooks para postarem em blog ou enviarem via e-mail para a turma ou publicarem em um mural da escola.
Aulas 7, 8 e 9 - Língua Portuguesa
1. O professor aproveita as fotos que os alunos produziram na aula de Arte ou solicita que façam suas fotos ao ar livre.
2. De posse destas fotos, cada grupo irá produzir textos curtos, poemas ou paródias relacionados às fotografias.
3. Prepara-se uma exposição destas fotos e os textos no espaço da escola ou num espaço público.
4. Encerra-se com um concurso com as categorias:
Aula 8 - participam os professores das disciplinas envolvidas nos projetos realizados até aqui
A turma se reúne para realização de um grande fórum para que discutam o trabalho realizado e planejar futuros projetos na escola como:
Site do Laboratório de Educação e Imagem da Universidade do Rio de Janeiro - UERJ. Apresenta trabalhos de professores e alunos que utilizam imagens em pesquisas e projetos. Disponível em: http://www.lab-eduimagem.pro.br/o_laboratorio/historico.html. Acesso em 08 de julho de 2013.
Imagem disponível em: http://www.lab-eduimagem.pro.br/o_laboratorio/historico.html. Acesso em 08 de julho de 2013.
Avalie se as atividades propostas conseguiram motivar os alunos para a exploração do universo da fotografia e se compreenderam a possibilidade de utilização da fotografia como fonte de produção de conhecimento.
Avalie o envolvimento dos alunos e também a articulação entre as diferentes disciplinas para ajustes nos próximos projetos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!