Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tipos de linguagens e produção de texto

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
Mateus de Araújo Martins
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM LAUDEMIRA COUTINHO DE MELO

Rose Meire Lopes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Trabalhar a audição de textos;
-Realizar antecipações e interpretações durante a leitura;
-Desenvolver a atitude de colaboração;
-Reconhecer as diferenças entre a fala e a escrita;
-Apresentar diferentes formas de se comunicar: oral, escrita e gestual;
-Propor a escrita depois da reprodução da música.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se já conhecem a música A CASA
Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=le2PsqaW8xs&feature=related

Titulo da Música: A Casa

Compositor: Vinícius De Moraes

Letra:

Era uma casa muito engraçada

Não tinha teto, não tinha nada

Ninguém podia entrar nela, não

Porque na casa não tinha chão

Ninguém podia dormir na rede

Porque na casa não tinha parede

Ninguém podia fazer pipi

Porque penico não tinha ali

Mas era feita com muito esmero

na rua dos bobos número zero .

Estratégias e recursos da aula

Após a exibição do vídeo, distribua cópias da música, e estimule que cantem para que aprendam a letra.
- Em seguida, faz-se uma roda de conversa e ouça o ponto de vista de cada criança.
-Discutir com eles a linguagem utilizada pelo palhaço para se comunicar em “mímica”.
- Será possível comunicar-se apenas por gestos?
- Esclarecer as diferentes formas de se comunicar: oralmente, por escrito e através de gestos...
-Discutir com os alunos as dificuldades de se fazer entender apenas por gestos e aproveitar esse momento, para destacar a importância da língua escrita. Nesta fase em que os alunos estão aprendendo a ler e escrever, é importante contextualizar que o código alfabético é uma criação do homem para suprir a necessidade de comunicação.

Recursos Complementares

Internet
Vídeo e a música: A CASA (Vinícius De Moraes)
http://www.youtube.com/watch?v=le2PsqaW8xs&feature=related

Avaliação

A avaliação é feita através da participação, interesse desenho e do texto que o aluno fez. Ao término do trabalho poderá ser feito uma exposição dos desenhos confeccionados pelos alunos nos programas dispostos nos computadores da escola, tais como paint, tux paint e outros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.