28/08/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecimentos básicos sobre a história da capoeira.
- Experimentar o movimento da ginga e sua relação com o ritmo da capoeira.
- Conhecer a literatura de cordel e suas relações com a capoeira.
- Reconhecer através de fotografias as influências africanas na história da capoeira e do Brasil.
- Reconhecer através de recursos audiovisuais, uma roda de capoeira, seus elementos e movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1: Influências
Em sala, o(a) professor(a) deverá fazer uma fala rápida e introdutória sobre a origem da capoeira e traçará um paralelo entre as influências africanas no Brasil através da coletânea de fotografias “Olhar a África e ver o Brasil” de Pierre Verge, Ed. Nacional, 2005.
Atividade 2: Capoeira e cordel Dando continuidade a aula o(a) professor(a) poderá ler algumas das irreverentes histórias de bravuras do cordel “Besouro: o valente capoeira” contadas pelo capoeirista e cordelista, Victor Alvim Itahim Garcia, mais conhecido por Lobisomem.
Atividade 3: Vídeo de roda de capoeira
Na sala de informática, o(a) professor(a) poderá mostrar vários vídeos de roda de capoeira.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=sVPpdg7twF4
http://www.youtube.com/watch?v=X52NPr4CPp4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=bxCz98kKovo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=SRqe1_uWAg0&feature=related
O intuito do uso dos vídeos é apresentar às crianças uma idéia de como se joga capoeira e incentiva-las a arriscar suas primeiras gingas na atividade seguinte.
Atividade 4: Gingando do meu jeito
Material: aparelho de som e CD de música de capoeiraNo pátio ou na quadra da escola, o(a) professor(a) fará uma roda com as crianças e irá propor uma roda de capoeira onde as crianças, em duplas ou sozinhas, arriscarão alguns movimentos de capoeira. É importante que o(a) professor(a) não faça qualquer crítica ou comentário no sentido de corrigir os movimentos das crianças nesse momento, pois o intuito é explorar ao máximo suas expressividades no jogo da capoeira. Seria interessante que essa roda tivesse o auxílio de um aparelho de som com música de capoeira. O(a) professor(a) deverá incentivar as crianças a arriscar golpes, piruetas e esquivas, cada um a seu modo. Uma estratégia interessante para que isso ocorra se dará se o(a) professor(a) entrar na roda e jogar com as crianças.
Pedir às crianças que façam um desenho livre com o tema capoeira.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/05/2010
Cinco estrelasquero saber da onde surgiu a capoeira?