Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De onde veio a capoeira?

 

28/08/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecimentos básicos sobre a história da capoeira.
- Experimentar o movimento da ginga e sua relação com o ritmo da capoeira.
- Conhecer a literatura de cordel e suas relações com a capoeira.
- Reconhecer através de fotografias as influências africanas na história da capoeira e do Brasil.
- Reconhecer através de recursos audiovisuais, uma roda de capoeira, seus elementos e movimentos.

Duração das atividades
Atividades 1 e 2: 20 minutos. Atividades 3 e 4: 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Influências
Em sala, o(a) professor(a) deverá fazer uma fala rápida e introdutória sobre a origem da capoeira e traçará um paralelo entre as influências africanas no Brasil através da coletânea de fotografias “Olhar a África e ver o Brasil” de Pierre Verge, Ed. Nacional, 2005.

Atividade 2: Capoeira e cordel Dando continuidade a aula o(a) professor(a) poderá ler algumas das irreverentes histórias de bravuras do cordel “Besouro: o valente capoeira” contadas pelo capoeirista e cordelista, Victor Alvim Itahim Garcia, mais conhecido por Lobisomem.

Atividade 3: Vídeo de roda de capoeira
Na sala de informática, o(a) professor(a) poderá mostrar vários vídeos de roda de capoeira.

Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=sVPpdg7twF4
http://www.youtube.com/watch?v=X52NPr4CPp4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=bxCz98kKovo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=SRqe1_uWAg0&feature=related

O intuito do uso dos vídeos é apresentar às crianças uma idéia de como se joga capoeira e incentiva-las a arriscar suas primeiras gingas na atividade seguinte.

Atividade 4: Gingando do meu jeito
Material: aparelho de som e CD de música de capoeiraNo pátio ou na quadra da escola, o(a) professor(a) fará uma roda com as crianças e irá propor uma roda de capoeira onde as crianças, em duplas ou sozinhas, arriscarão alguns movimentos de capoeira. É importante que o(a) professor(a) não faça qualquer crítica ou comentário no sentido de corrigir os movimentos das crianças nesse momento, pois o intuito é explorar ao máximo suas expressividades no jogo da capoeira. Seria interessante que essa roda tivesse o auxílio de um aparelho de som com música de capoeira. O(a) professor(a) deverá incentivar as crianças a arriscar golpes, piruetas e esquivas, cada um a seu modo. Uma estratégia interessante para que isso ocorra se dará se o(a) professor(a) entrar na roda e jogar com as crianças.

Avaliação

Pedir às crianças que façam um desenho livre com o tema capoeira.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luigi, capoeira , Santa Catarina - disse:
    luigi@msn.com.br

    28/05/2010

    Cinco estrelas

    quero saber da onde surgiu a capoeira?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.