Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sou eu maculelê

 

28/08/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer e experimentar os movimentos básicos da capoeira como esquivas, golpes e a ginga.
- Conhecer e experimentar os movimentos básicos do maculelê.
- Conhecer um pouco da história de Mestre Bimba e Mestre Pastinha.
- Reconhecer as singularidades entre a capoeira Angola e a capoeira Regional.
- Conhecer os instrumentos da capoeira e experimentar seus diferentes sons.

Duração das atividades
Cada atividade deverá ter uma duração de 15 a 20 minutos. Totalizando 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Grandes Mestres
Na sala de informática, o(a) professor(a) mostrará dois vídeos que falam sobre a história de vida dos dois grandes mestres da capoeira regional e de angola respectivamente, Mestre Bimba e Mestre Pastinha:
http://www.youtube.com/watch?v=CoP3xaSZt7A (Bimba)
http://www.youtube.com/watch?v=XmwtVP9pzF0 (Pastinha)
Na seqüência o(a) professor(a) poderá mostrar alguns vídeos que podem ajudar às crianças a perceber a diferença na maneira de se jogar capoeira na regional e na capoeira angola:
http://www.youtube.com/watch?v=hPKg_xsilhU (Angola)
http://www.youtube.com/watch?v=X52NPr4CPp4&feature=related (Regional)
Em seguida pode ser mostrado alguns vídeos sobre o maculelê:
http://www.youtube.com/watch?v=NWUEBAUcI2Y
http://www.youtube.com/watch?v=Qah2GqIJliw&feature=related

Atividade 2: Brincadeira dos passos largosEm quadra, essa brincadeira proporcionará às crianças um ensaio do movimento da ginga. A cada batida no atabaque pelo(a) professor(a) as crianças devem dar um passo largo. Em seguida o(a) professor(a) propõe que seja acrescido ao movimento o gesto das mãos de proteger o rosto.

Atividade 3: Brincadeira das esquivasMaterial: aparelho de som e CD de música de capoeira
Ainda em quadra, essa brincadeira simulará o movimento de esquiva da capoeira. Com o auxílio de um aparelho de som com música de capoeira o(a) professor(a) fará uma espécie de brincadeira de estátua. Durante a música as crianças farão movimentos livres de alusão à ginga da capoeira regional ou angola. Quando a música parar as crianças devem agachar encolhendo-se, como quem realiza uma esquiva da capoeira. Em seguida, em dupla, as crianças darão continuidade ao movimento, porém quando a música parar uma criança fará a esquiva e a outra realizará um golpe, alternando sucessivamente.

Atividade 4: Explorando o sonsMaterial: berimbau, atabaque e pandeiroNa quadra, o(a) professor(a) levará os instrumentos básicos da capoeira (atabaque, pandeiro e berimbau) para que as crianças possam experimentar os sons de cada instrumento.

Atividade 5: Makulelê com garrafa pet
Material: aparelho de som, CD de música de capoeira e garrafa pet.
Essa brincadeira proporcionará às crianças um ensaio do movimento do maculelê. Cada criança receberá um par de garrafa que serão empunhadas pela ponta como um bastão. Na quadra, a cada batida no atabaque pelo(a) professor(a) as crianças deverão bater uma garrafa na outra. Em seguida o(a) professor(a) propõe que seja acrescido ao movimento um passo largo ao movimento de batida. Em seguida, em dupla, as crianças darão continuidade ao movimento, porém ao bater com a garrafa deverão acertar a garrafa do colega, como se fossem duas espadas.

Atividade 6: A rodaMaterial: aparelho de som e CD de música de capoeira.No pátio ou na quadra da escola, o(a) professor(a) fará uma roda com as crianças e irá propor uma roda de capoeira onde as crianças, em duplas, arriscarão alguns movimentos de capoeira. Seria interessante que essa roda tivesse o auxílio de um aparelho de som com música de capoeira.

Avaliação

Em sala, ao final das atividades, o(a) professor(a) fará uma rodinha e realizará uma conversa sobre o que as crianças aprenderam sobre a capoeira. Como as crianças ainda estão no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita, o próprio(a) professor(a) fará o registro escrito dos comentários dos alunos(as). Esses comentários poderão compor um cartaz que conterá também os desenhos realizados pelas crianças na aula anterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Denize, UNIP , São Paulo - disse:
    de_angelik@hotmail.com

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito beom...adorei a iniciativa da aula e de colocar-la a disposição...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.