Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A bolha mágica

 

04/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As crianças poderão aprender a confeccionar um brinquedo simples feito de material re-aproveitável que proporcionará uma brincadeira muito atrativa para as crianças pequenas.
- Brincando com o brinquedo construído em diferentes espaços, as crianças poderam interagir de diferentes formas com os colegas, com o brinquedo e com o espaço.
- Experimentar diferentes movimentos, desde os que necessitam de uma coordenação mais fina, como o movimento de sopro que pode proporcionar diferentes tamanhos de bolha, até aqueles que utilizam diferentes partes do corpo, como o correr atrás das bolhinhas para estourá-las.

Duração das atividades
Cada atividade deverá ter uma duração de aproximadamente 50 minutos. Totalizando 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o(a) professor(a) tenha proporcionado às crianças uma vivência mínima com o manejo do durex.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Construindo a poçãoMaterial: garrafa pet, tesoura e durex colorido.O(a) professor (a) precisará realizar um recorte próximo a ponta da garrafa que funcionará como um bico soprador. Em seguida, fará um o recorte no fundo da garrafa que servirá de recipiente para a mistura de sabão com água. Recortar a garrafa demanda uma certa habilidade com a tesoura, por isso essa tarefa de ser realizada pelo próprio(a) professor(a). A decoração com durex colorido fica a cargo das próprias crianças.

Atividade 2: Fazendo a magiaEm um local bem arejado, de preferência com vento, as crianças poderão assentar e assoprar suas bolhinhas de sabão à vontade. Essa atividade geralmente provoca bastante euforia e entusiasmo nas crianças, por isso deve ser reservado um bom tempo para que elas possam usufruir da brincadeira. Essa atividade pode possibilitar outras experiências de movimento, como por exemplo quando as crianças, organizadas em grupo, brincam de soprar as bolhinhas e correr atrás para estourá-las ou utilizando outros materiais como o canudinho de plástico que pode ser usado para fazer grandes bolhas no chão liso.

Avaliação

Em sala, ao final das atividades o(a) professor(a) pedirá às crianças para que realizem um desenho sobre a bolhinha de sabão. Os desenhos poderão fazer parte de um mural com o título “A bolha mágica”. Além disso, como as crianças poderão levar o brinquedo para casa peça aos pais, que enviem através de bilhetes as suas opiniões sobre o brinquedo construído, observando se as crianças brincaram novamente em outros momentos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Margarete, Escola Municipal Aristeu Costa Pinto. , Paraná - disse:
    margarete.przybysz@gmail.com

    20/06/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Vou fazer na escola com meus alunos e em casa com meus filhos. Parabéns pela criatividade.


  • Istella Brenda Hein Hübner, PRÉ-ESCOLAR , Santa Catarina - disse:
    istellahein@gmail.com

    27/06/2013

    Quatro estrelas

    Tirei várias idéias legais dessa página, meus alunos vão amar!


  • francigleide, CMEI GALDINA GUIMARÃES , Rio Grande do Norte - disse:
    fps1664@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fantástica! Há muita sensibilidade em trabalhar com as coisas simples e agraáveis da vida. As possibilidades de explorar essa atividade são infinitas, surgiro que seja proposto as crianças que imaginem mensagens positivas que são sopradas para as bolhas, mensagens que saem de "dentro" de nós e explodem junto com as bolhas e por isso são compartilhadas com todos. Imagino também que seja propiciado as crianças a oortunidade de falarem dos seus sentimentos antes, durante e após a atividade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.