04/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- As crianças poderão aprender a confeccionar um brinquedo simples feito de material re-aproveitável que proporcionará uma brincadeira muito atrativa para as crianças pequenas.
- Brincando com o brinquedo construído em diferentes espaços, as crianças poderam interagir de diferentes formas com os colegas, com o brinquedo e com o espaço.
- Experimentar diferentes movimentos, desde os que necessitam de uma coordenação mais fina, como o movimento de sopro que pode proporcionar diferentes tamanhos de bolha, até aqueles que utilizam diferentes partes do corpo, como o correr atrás das bolhinhas para estourá-las.
É necessário que o(a) professor(a) tenha proporcionado às crianças uma vivência mínima com o manejo do durex.
Atividade 1: Construindo a poçãoMaterial: garrafa pet, tesoura e durex colorido.O(a) professor (a) precisará realizar um recorte próximo a ponta da garrafa que funcionará como um bico soprador. Em seguida, fará um o recorte no fundo da garrafa que servirá de recipiente para a mistura de sabão com água. Recortar a garrafa demanda uma certa habilidade com a tesoura, por isso essa tarefa de ser realizada pelo próprio(a) professor(a). A decoração com durex colorido fica a cargo das próprias crianças.
Atividade 2: Fazendo a magiaEm um local bem arejado, de preferência com vento, as crianças poderão assentar e assoprar suas bolhinhas de sabão à vontade. Essa atividade geralmente provoca bastante euforia e entusiasmo nas crianças, por isso deve ser reservado um bom tempo para que elas possam usufruir da brincadeira. Essa atividade pode possibilitar outras experiências de movimento, como por exemplo quando as crianças, organizadas em grupo, brincam de soprar as bolhinhas e correr atrás para estourá-las ou utilizando outros materiais como o canudinho de plástico que pode ser usado para fazer grandes bolhas no chão liso.
Em sala, ao final das atividades o(a) professor(a) pedirá às crianças para que realizem um desenho sobre a bolhinha de sabão. Os desenhos poderão fazer parte de um mural com o título “A bolha mágica”. Além disso, como as crianças poderão levar o brinquedo para casa peça aos pais, que enviem através de bilhetes as suas opiniões sobre o brinquedo construído, observando se as crianças brincaram novamente em outros momentos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/06/2014
Cinco estrelasGostei muito. Vou fazer na escola com meus alunos e em casa com meus filhos. Parabéns pela criatividade.
27/06/2013
Quatro estrelasTirei várias idéias legais dessa página, meus alunos vão amar!
24/03/2010
Cinco estrelasFantástica! Há muita sensibilidade em trabalhar com as coisas simples e agraáveis da vida. As possibilidades de explorar essa atividade são infinitas, surgiro que seja proposto as crianças que imaginem mensagens positivas que são sopradas para as bolhas, mensagens que saem de "dentro" de nós e explodem junto com as bolhas e por isso são compartilhadas com todos. Imagino também que seja propiciado as crianças a oortunidade de falarem dos seus sentimentos antes, durante e após a atividade.