14/09/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Refletir sobre a preservação das piranhas e de outros peixes para o equilíbrio da natureza; aprender a respeitar a natureza e desenvolver atitudes de preservação; desenvolver o gosto pela música de reflexão.
Ter ideia do que seja natureza, rios e mares.
Atividade 1 – Cantar uma música que reflita as condições dos rios que não possibilitam a preservação da vida dos peixes.
1º momento – O professor pode ensinar as crianças a cantar a música “Planeta azul”, de Chitãozinho e Xororó. Ver vídeoclip:
• Letra e música
Planeta azul
(Chitãozinho e Xororó)
Sempre a mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno
E frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo
Espécies animais
E tudo que se planta colhe
O tempo retribui
O mal que a gente faz
Onde a chuva caía
Quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador
Rachando o leito dos rios
Secos sem um pingo d''água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de norte a sul
A terra nua semelhante à lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O rio que desce as encostas
Já quase sem vida
Parece que chora
Num triste lamento das águas
Ao ver devastadas
A fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente
Que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia
Preservar a vida
Estar de bem com Deus.
2º momento – O professor seleciona alguns vídeos para as crianças refletirem sobre o habitat das piranhas e da sua importância para o equilíbrio da natureza.
Vídeo 1- “Entre você mesmo no aquário”:
http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=1
Vídeo 2- “Piranha não é tão terrível assim”:
http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=716
3º momento – Professor constrói junto às crianças uma campanha para conscientizar as outras crianças da escola, sobre a preservação dos rios e do nosso planeta. Para isso, devem fazer cartazes para realizar palestras nas diferentes salas de aula da escola.
Obs. As crianças na faixa etária de 5 anos já conseguem fazer pequenas recomendações e orientações com base no que aprenderam, conseguem desencadear determinadas conversas compreensíveis e estimulantes para outras crianças (a isso ch amamos de conferências ou palestras infantis).
As crianças serão avaliadas nas suas habilidades de observar, cantar, argumentar e de expressar valores para preservar a natureza.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/04/2010
Cinco estrelasEste trabalho, nos mostra a criatividade do professor em mostrar de uma maneira diferenciadaos valores comtemporâneos de extrema necessidade sobre a natureza. Ele procurou uma música regional com um conteúdo riquissimo que se refere a preservação do planeta e de nossos rios. Entra de uma maneira belíssima sobre a discussão do comensalismo que determina o equilíbrio da natureza.