Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS PIRANHAS VIVEM NOS RIOS.

 

14/09/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre a preservação das piranhas e de outros peixes para o equilíbrio da natureza; aprender a respeitar a natureza e desenvolver atitudes de preservação; desenvolver o gosto pela música de reflexão.

Duração das atividades
As atividade são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter ideia do que seja natureza, rios e mares.

Estratégias e recursos da aula


Atividade 1 – Cantar uma música que reflita as condições dos rios que não possibilitam a preservação da vida dos peixes.


1º momento – O professor pode ensinar as crianças a cantar a música “Planeta azul”, de Chitãozinho e Xororó. Ver vídeoclip:

• Letra e música

http://www.youtube.com/watch?v=r1xvBXlGjuk&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Ecifras%2Ecom%2Ebr%2Fvideoclip%2Fchitaozinho%2Dxororo%2Fplaneta%2Dazul%2D%28ver%2D2%29&feature=player_embedded


Planeta azul


(Chitãozinho e Xororó)
Sempre a mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno
E frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo
Espécies animais
E tudo que se planta colhe
O tempo retribui
O mal que a gente faz
Onde a chuva caía
Quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador
Rachando o leito dos rios
Secos sem um pingo d''água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de norte a sul
A terra nua semelhante à lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O rio que desce as encostas
Já quase sem vida
Parece que chora
Num triste lamento das águas
Ao ver devastadas
A fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente
Que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia
Preservar a vida
Estar de bem com Deus.

2º momento – O professor seleciona alguns vídeos para as crianças refletirem sobre o habitat das piranhas e da sua importância para o equilíbrio da natureza.


Vídeo 1- “Entre você mesmo no aquário”:
http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=1

  • A partir do vídeo o professor leva as crianças a pensar sobre a situação dos peixes. O habitat, o melhor local para eles viverem e pensar na atitude humana de retirar os peixes dos rios sem a preocupação com a prservação das espécies. 

Vídeo 2- “Piranha não é tão terrível assim”:

http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=716

  • Discutir com as crianças sobre: o ataque das piranhas as suas presas e o ataque das piranhas mediante o desequilíbrio da natureza.

3º momento – Professor constrói junto às crianças uma campanha para conscientizar as outras crianças da escola, sobre a preservação dos rios e do nosso planeta. Para isso,  devem fazer cartazes para realizar palestras nas diferentes salas de aula da escola.


Obs. As crianças na faixa etária de 5 anos já conseguem fazer pequenas recomendações e orientações com base no que aprenderam, conseguem desencadear determinadas conversas compreensíveis e estimulantes para outras crianças (a isso ch amamos de conferências ou palestras infantis).

Avaliação

As crianças serão avaliadas nas suas habilidades de observar, cantar, argumentar e de  expressar valores para preservar a natureza.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alaide pamplona miranda, Programa prosseguir , Pará - disse:
    lalamangabeira@gmail.com

    27/04/2010

    Cinco estrelas

    Este trabalho, nos mostra a criatividade do professor em mostrar de uma maneira diferenciadaos valores comtemporâneos de extrema necessidade sobre a natureza. Ele procurou uma música regional com um conteúdo riquissimo que se refere a preservação do planeta e de nossos rios. Entra de uma maneira belíssima sobre a discussão do comensalismo que determina o equilíbrio da natureza.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.