Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POR QUE PIRANHA É PEIXE?

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Determinar as características essenciais das piranhas para identificá-las e desenvolver a atenção para realizar as atividades de aprendizagem.

Duração das atividades
As atividades devem ser divididas em diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As crianças devem reconhecer as características dos peixes.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Destacar as características das piranhas.

1º momento – O professor e as crianças assistem ao vídeo e destacam as características dos peixes, identificam o habitat dos peixes de água doce e buscam as características das piranhas.

Durante o momento que assistem ao vídeo, o professor e as crianças destacam as características dos peixes, a partir das seguintes questões:

a) como os peixes se locomovem?

b) como os peixes respiram?

c) como é o corpo dos peixes;

d) onde vivem os peixes?

c) as piranhas são peixes do mar ou do rio?


Vídeo – "Os peixes":
http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=542

Atividade 2 – Procurar as características das piranhas.


1º momento – O professor trabalha  da seguinte maneira, ajudando as crianças a:


a) analisar  as imagens das piranhas e destacar as características que as identificam como peixes;
b) procurar as características destacadas nas piranhas;
c) argumentar se as piranhas são ou não peixes e por quê.

Fonte:

http://www.ilhadobananaltur.com.br/UserFiles/Image/peixes/piranha.jpg   

http://www.vivaterra.org.br/piranha_preta_4.2.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_CROmZlwZYP0/Sh3OUKiyRbI/AAAAAAAAIvs/7vkW0CU_2yE/s400/1927_400x300.jpg

Obs.: Na faixa etária de cinco anos é o momento de iniciar a formação da habilidade de argumentação.

Outras sugestões: assistir ao vídeo “ A má fama das piranhas”  para analisar os diferentes comportamentos das mesmas.

http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=295

Avaliação

Avaliar se as crianças aprenderam a identificar as piranhas pelas suas características.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.