18/09/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Determinar as características essenciais das piranhas para identificá-las e desenvolver a atenção para realizar as atividades de aprendizagem.
Atividade 1 - Destacar as características das piranhas.
1º momento – O professor e as crianças assistem ao vídeo e destacam as características dos peixes, identificam o habitat dos peixes de água doce e buscam as características das piranhas.
Durante o momento que assistem ao vídeo, o professor e as crianças destacam as características dos peixes, a partir das seguintes questões:
a) como os peixes se locomovem?
b) como os peixes respiram?
c) como é o corpo dos peixes;
d) onde vivem os peixes?
c) as piranhas são peixes do mar ou do rio?
Vídeo – "Os peixes":
http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=542
Atividade 2 – Procurar as características das piranhas.
1º momento – O professor trabalha da seguinte maneira, ajudando as crianças a:
a) analisar as imagens das piranhas e destacar as características que as identificam como peixes;
b) procurar as características destacadas nas piranhas;
c) argumentar se as piranhas são ou não peixes e por quê.
Fonte:
http://www.ilhadobananaltur.com.br/UserFiles/Image/peixes/piranha.jpg
http://www.vivaterra.org.br/piranha_preta_4.2.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_CROmZlwZYP0/Sh3OUKiyRbI/AAAAAAAAIvs/7vkW0CU_2yE/s400/1927_400x300.jpg
Obs.: Na faixa etária de cinco anos é o momento de iniciar a formação da habilidade de argumentação.
Outras sugestões: assistir ao vídeo “ A má fama das piranhas” para analisar os diferentes comportamentos das mesmas.
http://canalazultv.ig.com.br/portal/videos.asp?Pages=1&id_Sec=5&id_Sub=6&id_Con=295
Avaliar se as crianças aprenderam a identificar as piranhas pelas suas características.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!