15/09/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Destacar as características gerais das piranhas para selecionar aquelas que permitem incluí-las na classe dos peixes; identificar as piranhas pelas suas caracteristicas essenciais.
Faixa etária: 5 anos de idade.
Incluir as piranhas na classe dos peixes.
Atividade 1 – Destacar as características gerais das piranhas.
1° momento – O professor providencia os recursos pedagógicos: diferentes piranhas (o peixe real) ou fotografias de piranhas (imagens). Na sala de aula, ensina as crianças a:
a) procurar em uma piranha as características que são visíveis;
b) anotar as características encontradas;
c) procurar as características de outras piranhas;
d) anotar as características encontradas.
Exemplo: O professor faz algumas questões para ajudar as crianças a descrever cada animal e assim vai orientando o olhar da turma. À vista de uma piranha branca, faz as seguintes questões:
a) Qual a forma do corpo desta piranha?
b) Qual a cor desta piranha?
c) O que pode ser observado na cabeça da piranha?
d) Como são os dentes desta piranha?
e) Quantas nadadeiras têm esta piranha? Quem sabe o nome de cada nadadeira?
Atividade 2 - Destacar as características de identificação das piranhas
1º momento – O professor faz essa mesma atividade mostrando piranhas diferentes; para isso o recurso se diferencia, podendo ser usadas fotografias ou filmes com imagens de piranhas. Para destacar as características das piranhas pode desenvolver as seguintes tarefas:
a) Assistir ao vídeo http://deonde.blogspot.com/2008/02/piranha.html e observar os dentes afiados.
b) Assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IRt8RNEQ7Hg e observar a cor, o formato do corpo da piranha vermelha e o ataque à presa.
Assistir aos vídeos para observar e destacar as características das piranhas:
http://www.youtube.com/watch?v=4frRbnl50HU&NR=1&feature=fvwp
Obs.: Registrar no mural as observações.
Avaliar se as crianças assistiram ao vídeo e destacaram as características gerais das piranhas ; se dentre elas selecionaram as características de identificação das piranhas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom essas perguntas eu amei