Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS PIRANHAS SÃO CARNÍVORAS?

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar disposição para aprender e para se envolver com o estudo; ouvir leituras de textos jornalísticos para desenvolver valores de presenvação da natureza.

Duração das atividades
As atividades desenvolvidas são divididas em diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem saber o que é carnívoro, cardume, peixes.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Ouvir notícias sobre o peixe piranha.


1º momento – O professor faz de conta que é um jornalista e lê noticias a respeito de piranhas. A entonação da voz e as expressões devem passar emoções e despertar o interesse de ouvir o noticiário.

Leitura de notíciario

"Piranhas na verdade são vítimas na água
Peixes famosos pela agressividade se reúnem para se defender de predadores.
Estudo de comportamento foi realizado por cientistas britânicos e brasileiros.


Apesar de sua reputação de violência, as piranhas são na verdade vítimas dos rios que habitam e precisam se reunir em grandes cardumes para se proteger de predadores, segundo cientistas britânicos e brasileiros. Em vez de assassinas agressivas, esses peixes seriam carniceiros, alimentando-se principalmente de peixes mortos, plantas e insetos, afirma Anne Magurran, da Universidade de St. Andrews, na Escócia.


Piranhas andam em cardumes, para se proteger de predadores (Foto: Ron Wampers/Zoo.be)"

FIGURA 1 - "Piranhas na verdade são vítimas na água". Fonte: Globo.com.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL62167-5603,00-PIRANHAS+NA+VERDADE+SAO+VITIMAS+NA+AGUA.html


2º momento – O professor orienta as crianças para pesquisar, junto à família, notícias de jornal para serem apresentadas na sala de aula. O professor providencia um microfone de brinquedo ou constrói um com cartolina e no momento da apresentação, elas fazem de conta que são repórteres.

Exemplo de noticias de jornal

"Tocantins registra 190 ataques de piranhas em Palmas

Os ataques ocorreram nas margens de um lago, a menos de dez quilômetros do centro de Palmas. O lago artificial - com mais de 170 quilômetros de extensão - surgiu com a construção de uma usina hidrelétrica, em 2001, que represou as águas do rio Tocantins.

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins já identificaram cinco espécies de piranhas no lago. Eles dizem que uma delas, conhecida como piranha-branca, é a que estaria atacando os banhistas. Ela chega a medir 25 centímetros e é mais agressiva do que as outras.

Os biólogos fizeram uma contagem das piranhas antes e depois da construção da usina. E constataram que o número de piranhas-brancas na área estudada dobrou.

“Sempre que há mudança de ambiente, principalmente construção de reservatório, é esperado um aumento das populações de piranha”, diz a bióloga Elineide Marques, da Universidade Federal do Tocantins.

Para entender o porquê de tantos ataques em Palmas, os biólogos capturaram piranhas, analisaram o estômago delas e descobriram: 38% dos peixes tinham comido arroz cozido. Ou seja, as piranhas estão sendo atraídas por restos de comida deixados pelos próprios banhistas. Outro fator pode estar atraindo as piranhas: o barulho feito pelos turistas na água.

Esta semana, a Prefeitura de Pal mas e o Corpo de Bombeir os instalaram uma tela de aço na praia do Prata, o lug ar em que os banhistas foram mais atacados . O objetivo é dimin uir a p ossib ilidade das piranhas e ntrarem na área dos banhistas.

Apesar da barr eira, os ataques conti nuam. Apenas neste domingo (15), seis pessoas foram a tacadas pelas piranh as."

Fonte: http://www.meionorte.com/noticias,tocantins-registra-190-ataques-de-piranhas-em-palmas,25555.html

Obs. No final da leitura o professor discute com as crianças os fatores que podem está provocando esse comportamento agressivo das piranhas. Destacar questões relacionadas ao meio ambiente e ao comportamento humano de jogar comida nos rios, que podem alterar o comportamento dos animais.

Avaliação

Avaliar se as crianças  despertaram interesse para estudar as piranhas, peixe de água doce; se participaram da brincadeira  com envolvimento, se expressaram palavras e argumentos a favor da preservação da natureza.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.