14/09/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Verbalizar o conhecimento inicial sobre piranhas; observar os dentes de piranhas para formar a imagem mental de dentes afiados.
Obs.; faixa etária: 5 anos de idade.
Atividade 1 – Fazer jogos de associação de palavras.
1º momento – O professor utiliza a seguinte estratégia: escreve na lousa a palavra piranhas e as crianças a definem com duas palavras. Exemplo de repostas de crianças na faixa etária de 5 anos:
a) animal perigoso
b) animal que morde
c) dentes afiados
d) dentes pontudos
e) sai da água
f) tira pedaço da gente
2º momento – O professor pede às crianças para desenhar o que sabem sobre as piranhas (características, habitat).
Atividade 2 – Contar experiências vivenciadas na vida real ou em filmes.
1º momento - O professor pede às crianças para contar histórias de piranhas. Nesse momento, ele orienta a formação de atitudes (ouvir a história e esperar a vez de falar).
figura 2 - Notícias de jornal. Fonte: http://www.jornaldotocantins.com.br/forumdolago2009/images/materias/piranha.jpeg
2º momento - O professor deve mostrar o recurso do portal Peixes ósseos: dentes de piranha, para as crianças observarem os dentes afiados, fazer comentários e desenhá-los.
Nome | Tipo |
---|---|
dentes de Piranha http://1.bp.blogspot.com/_7bbcw46MZ-4/SgB3s-DbxPI/AAAAAAAAK_Y/kEoPjgfKo7w/S150/piranha.jpg Imagens
Avaliar o conhecimento inicial das crianças sobre as piranhas:
a) características do animal;
b) características dos peixes;
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!