22/09/2013
Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1: Apresentar a História: “A galinha ruiva”
1. Professor inicie a aula explicando sobre as fábulas, uma vez que em muitas histórias, os animais são os personagens. Comente que nas fábulas os animais apresentam características próprias dos seres humanos; são vaidosos, malvados, sinceros ou generosos. Apresente para os alunos a fábula da “A Galinha Ruiva”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s. Acesso em 05 de agosto de 2013. Duração: 07min24seg. Utilize uma sala de aula que tenha uma televisão, ou Data Show ou outro recurso disponível na escola.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Professor, após a apresentação do vídeo, faça uma roda de conversa e proponha algumas perguntas sobre a história:
1) Vocês já conheciam a história?
2) Quais os personagens participaram da história?
3) O que a Galinha Ruiva queria fazer quando pediu ajuda dos seus amigos?
4) Por que vocês acham que o Porco e o Pato não queria ajudar a Galinha Ruiva?
5) Quais foram as etapas que a Galinha Ruiva e seus pintinhos realizaram para ter o milho?
6) No final da história a Galinha Ruiva preparou várias comidas gostosas de milho, você já comeu alguma comida feita de milho?
2. Na sala de aula, solicite aos alunos que façam algumas atividades sobre a Galinha Ruiva.
Caça palavras da Galinha Ruiva Rimando com a Galinha Ruiva
Fonte: Imagens da própria autora.
Aulas 2, 3 e 4. Dramatizando a história
1. Professor convide os alunos para reproduzirem essa história de forma de teatro. Organize os alunos de acordo com os personagens da história. Divida os alunos em grupos de: patinhemos, pintinhos e porquinhos. Escolha um aluno para ser o narrador da história e outro para ser a galinha ruiva.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-EMw47fWRpHs/UVWi3XY0uUI/AAAAAAAATmk/s-Wr8H_Q6ns/s320/festival+de+teatro+infantil.png. Acesso em 05 de agosto de 2013.
a) Para a caracterização dos personagens, construa junto com os alunos uma máscara de cada um dos personagens para identificá-los. Depois de dividir os personagens na turma entregue, para cada aluno, a máscara de acordo com o seu personagem. Peça para os alunos pintarem a máscara. Professor disponibilize lápis de cor, giz de cera, canetas, brocal, cola colorida etc.
Recorte os olhos da máscara e use fita de látex ou barbante para fixar a máscara no rosto de criança.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/6931/imagens/enfeitando.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Modelo de máscara
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4
Imagem 1. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-sIsXJ6k2xnQ/Tyh_q-JSZBI/AAAAAAAAEu0/mWaBLHdhPgo/s400/mascara-de-porquinho.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Imagem 2. Fonte: http://www.desenhos.pt/mascara-de-aves.htm. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Imagem 3. Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-ebY94d4f-vA/Tza2Gkg6HrI/AAAAAAAAEXg/KyLDEXLMK3M/s320/pato.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Imagem 4. Fonte: http://www.educolorir.com/cabeca-de-pintinho-t17856.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2013.
b) Outra sugestão para enriquecer a caracterização dos alunos é a confecção de túnicas. Para a galinha ruiva confeccione túnicas em tecido tipo TNT laranja, para os porquinhos marrons e para os patinhos de branco e para os pintinhos de amarelo. Sugestão de modelo de túnica. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-dhcwBba9x4w/ThYAZ_uN5oI/AAAAAAAAAfQ/-pd5rHrTghE/s320/PAG50.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2013.
c) Para os cenários do teatro, procure dois ambientes que representem o local onde a galinha mora e planta o milho e o local onde a galinha encontra com os patinhos e os porquinhos.
d) Objetos necessários: cesta com grãos de milho, brinquedos para os porquinhos e os patinhos, forma de bolo e outros utensílios domésticos utilizados nas refeições, alimentos (espigas de milho, bolos etc.) e pés de milho.
2. Professor assista novamente ao vídeo “A galinha ruiva” com os alunos e, a partir do vídeo, crie coletivamente as falas para cada personagem da história.
Após assistir o vídeo, explique para os alunos que para a criação das falas será necessário a participação de todos, mas que cada um deve respeitar as ideias dos colegas e garantir a boa organização da atividade. Para isto, organize a turma dividindo os grupos de acordo com os personagens, por exemplo: grupo dos porquinhos, grupo dos pintinhos e o grupo dos patinhos. Reúna também o narrador com o personagem da galinha ruiva, para um auxiliar o outro.
Depois de organizado os grupos, passe cena por cena do vídeo, para que todos em grupo possam criar as falas. Professor lembre aos alunos que eles vão criar as falas e não reproduzir as definidas no vídeo. Solicite que um ou mais alunos de cada grupo anotem em uma folha suas falas.
Repassado todo o vídeo e definidas as falas, organize com os alunos as falas de todos os personagens para que a história tenha sentido.
a) Anote a fala inicial do narrador.
b) Defina com os alunos como os personagens iniciarão a história, andando, brincando, de mãos dadas etc.
c) Defina onde estarão os porquinhos, quando a galinha e seus pintinhos forem convidá-los.
d) Anotar as falas da galinha e dos porquinhos.
Professor continue nessa sequência de acordo com o vídeo, anotando as falas e as encenações definidas pelo grupo. Nesse momento, é muito importante a participação de todos com muito respeito, atenção e boa vontade.
3. Utilize a próxima aula para ensaio e a outra para apresentação. Durante os ensaios procure um lugar apropriado na escola, defina com os alunos onde serão as casinhas dos porquinhos e dos patinhos, onde será feito o plantio do milho, onde será a casinha da galinha e de seus pintinhos. Explique para os alunos que enquanto os personagens estão conversando, os outros deverão manter o silêncio para todos escutarem. Organize com os alunos onde ficarão os materiais utilizados na cena. Para a apresentação do teatro, convide as outras turmas da escola do mesmo ano de ensino e providencie um espaço grande na escola para socializar o trabalho realizado pelos alunos. Registre com fotos e filmagem.
Fonte: http://www.rioeduca.net/admin/_m2brupload/_fck/Marcia/20120912173102.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Aula 5. Criando e brincando com a Galinha Ruiva
1. Em sala de aula, proponha aos alunos a confecção de uma galinha de papel. Providencie papeis amarelos e vermelhos, cola e tesoura.
Observe as instruções de como fazer a galinha ruiva:
a) Pegue um papel amarelo para fazer o corpo da galinha. Para isso, recorte um pedaço do papel amarelo, faça um cone com esse papel, utilize a cola para colar as pontas do cone e recorte o excesso de papel na base do cone.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-sLIhFd4Ef1E/UZk4ssWm-DI/AAAAAAAAEsU/cIPGn_juGpY/s640/GALINHA+FEITA+DE+PAPEL+004+ENSINAR+APRENDER.jpg. Acesso em 05 de julho de 2013.
b) Agora está na hora de cortar a crista da galinha. Pegue um papel vermelho desenhe nele duas cristas (ver modelo abaixo), cole as pontinhas das cristas uma na outra sem colar a sua base. Coloque a base da crista na ponta do cone amarelo.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-Mii7aGntbg0/UZk4rgq69eI/AAAAAAAAEsE/5sSJT5RVeqE/s640/GALINHA+FEITA+DE+PAPEL+002+ENSINAR+APRENDER.jpg. Acesso em 05 de julho de 2013.
c) Vamos recortar e colar o bico da galinha? Você deve pegar um pedaço de papel vermelho, recortá-lo de acordo com a imagem. O pedaço maior cole as pontas uma na outra e, com o pedaço menor, cole sua base em cima das pontas coladas do papel maior. No cone amarelo (corpo da galinha) cole o bico da galinha próximo à crista.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-coJgcgNiBeo/UZk4tjECuuI/AAAAAAAAEss/L6ogA8pxx_M/s640/GALINHA+FEITA+DE+PAPEL+007+ENSINAR+APRENDER.jpg. Acesso em 05 de julho de 2013.
d) Vamos fazer os pés da galinha? Primeiro você deve recortar tiras de papel vermelho e fazer dobras em toda a sua extensão, finalizando a tira com a colagem de uma bolinha. Cole a ponta da tira no corpo da galinha (dentro da base do cone amarelo).
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-z5a3qeLmH4M/UZk4tGS2sLI/AAAAAAAAEso/s7hjYqfr8BM/s640/GALINHA+FEITA+DE+PAPEL+006+ENSINAR+APRENDER.jpg. Acesso em 05 de julho de 2013.
e) Chegou a hora de recortar e colar suas asas. Vocês devem pegar o papel branco desenhar a duas asas da galinha. Lembre-se de deixar uma pontinha dobrada na base da asa para colar no corpo dela.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-mUIsxvQi5jo/UZk4rQ1I23I/AAAAAAAAEsA/fzKG5u3pouI/s640/GALINHA+FEITA+DE+PAPEL+001+ENSINAR+APRENDER.jpg. Acesso em 05 de julho de 2013.
f) Por fim, nossa galinha vai ter rabinho? Olha só como é fácil fazer: pegue tiras de papel amarelo claro, utilize uma tesoura e enrole as tiras de ponta a ponta. Faça uma base para a tira e cole ela atrás do corpo da galinha. Utilize três tiras para o rabinho.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-4LvbB0vZO-I/UZk4tGF2B9I/AAAAAAAAEsg/IcEoVhbGHz0/s640/GALINHA+FEITA+DE+PAPEL+005+ENSINAR+APRENDER.jpg. Acesso em 05 de julho de 2013.
Ao final da atividade, peça para os alunos colocarem o nome da galinha ruiva que construíram, e depois, exponha as galinhas na sala de aula durante uma semana e, no final desta, devolva aos alunos para levarem para casa.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-XmNqvtsOWJw/UZk4sX2T5aI/AAAAAAAAEsM/9htKNg2t3hc/s1600/GALINHA+FEITA+DE+PAPEL+003+ENSINAR+APRENDER.jpg. Acesso em 05 de julho de 2013.
2. Proponha aos alunos a Brincadeira da “Mamãe-galinha”. Leve-os para a quadra e escolha um aluno para ser a galinha. Este estará de olhos vendados (providencie uma venda de tecido para não machucar os alunos) e os outros alunos serão os pintinhos. Quando a galinha carcarejar “có, có, có”, os pintinhos deverão responder “piu, piu, piu”. A galinha deverá encontra-los pelo som dos pios. Delimite um espaço para que os pintinhos possam andar e que não fique muito longe da galinha. O último pintinho a ser encontrado será a nova galinha.
História a Galinha Ruiva. Disponível em: http://dafinidresch.blogspot.com.br/2012/10/historia-galinha-ruiva.html. Acesso em 05 de agosto de 2013.
A galinha ruiva. Momento da criança. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AF2gW3imT1E. Duração: 04min53seg. Acesso em 05 de agosto de 2013.
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, entender e identificar os personagens e suas atitudes na história; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/05/2015
Cinco estrelasAdorei a ideia. Parabém professora!!
11/11/2014
Quatro estrelasadorei sua aula me ajudou a montar a minha.
18/10/2013
Cinco estrelasAmei gosto muito de trabalhar a dramatização e o teatro na sala de aula creio que aprendem mais! Parabéns