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Utilizando um programa de modelagem molecular para o estudo de nomenclaturas

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
GABRIEL MATOS VIEIRA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Daniela Martins Buccini, Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus, Lilian Borges Brasileiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Reconhecer as principais normas de nomenclatura de compostos orgânicos.

·         Reconhecer o nome de um composto como uma ferramenta representativa de algumas de suas propriedades e constituição.

·         Aprender a utilizar um programa de modelagem molecular.

Duração das atividades
4 a 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Noções sobre ligação química.

Estratégias e recursos da aula

Orientações Iniciais ao Professor

 

            Esta aula tem como objetivo abordar as principais regras de nomenclatura de compostos orgânicos. Não se pretende que os alunos memorizem estas regras, mas que entendam o processo lógico de construção do nome. Sugerimos o uso de um programa de modelagem molecular que associa as imagens das estruturas das moléculas e o nome dado a elas, o que pode ajudar na compreensão dos alunos, possibilitando que a aula se torne mais interativa e menos exaustiva.

            O programa utilizado é o ChemSketch, da ACD Labs, em sua versão gratuita (freeware). Para utilizá-lo, basta acessar o endereço a seguir:

 

http://www.acdlabs.com/resources/freeware/chemsketch/

 

É preciso fazer um rápido cadastro no site para poder baixar o programa.

            No portal pontociência há uma coleção de vídeos intitulada Dando nome aos óis que trata da nomenclatura de compostos orgânicos. Esta coleção consta de um vídeo tutorial do programa ChemSketch, no qual são exploradas as suas principais funcionalidades. Os outros vídeos foram produzidos a partir de capturas de tela realizadas enquanto o programa era manipulado. Esses vídeos mostram as regras de nomenclatura das principais funções orgânicas. Essa coleção também inclui uma lista de exercícios para serem realizados após as atividades.

            Sugerimos que o professor, se possível, leve seus alunos a uma sala de informática na qual eles poderão manipular o programa. Se não for possível, sugerimos então que seja utilizado um Data Show e que o professor exiba a imagem do programa sendo utilizado.

            Nesta aula, sugerimos que o professor oriente seus alunos durante a manipulação do programa para que eles construam as moléculas, prevejam o seu nome a nomeiem em seguida. O caminho inverso também pode ser feito, ou seja, a partir de um nome, o professor pode solicitar que os alunos construam a estrutura da molécula.

 

            Atividade 1 – Aprendendo a utilizar o programa ChemSketch (1 aula de 50 minutos)

 

            Esta atividade pode ser utilizada para que o professor introduza a utilização do programa. Se for de seu interesse, o professor também pode utilizá-la para abordar inicialmente as estruturas dos compostos de carbono, tipos de ligação, geometria, etc. Sugerimos que o professor assista previamente o vídeo Tutorial do programa ChemSketch para poder aprender as funções iniciais do programa. O vídeo pode ser acessado no endereço a seguir:

 

http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=955

 

Em aula, o professor pode refazer o tutorial com seu alunos, solicitando que eles manipulem o programa. Neste momento, o professor pode utilizar os aspectos discutidos no vídeo Conhecendo o átomo de carbono para auxiliar os alunos a explorarem o programa. O vídeo pode ser acessado no endereço a seguir:

 

http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=919

 

            Atividade 2 – Nomenclatura de compostos orgânicos (3 a 5 aulas de 50 minutos)

 

            Nesta atividade sugerimos que o professor comece a discutir com seus alunos as principais regras de nomenclatura. Para isso, ele pode seguir os passos descritos nos vídeos dedicados ao tema, da coleção Dando nome aos óis, junto com seus alunos, enquanto o programa vai sendo manipulado. Depois de discutidas as regras, o professor pode fazer um exercício: exibir estruturas e solicitar que os alunos a nomeiem ou dar um nome de um composto e solicitar que eles construam sua estrutura usando o programa.

            Os vídeos da coleção podem ser acessados no endereço a seguir:

 

http://www.pontociencia.org.br/dandonome.htm

 

Os vídeos também estão disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e podem ser acessados, individualmente, nos links abaixo.

 

Tutorial do programa ChemSketchhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23536

Conhecendo o átomo de carbono - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23179

Os hidrocarbonetos - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23531

Os álcoois - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23182

Cetonas e aldeídos - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23534

Ácidos carboxílicos e ésteres - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23535

Aminas e amidas - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23183

Outras funções orgânicas - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/24204

Recursos Complementares

O  "Avogadro" é um programa de computador gratuito que pode ser utilizado para se fazer desenhos tridimensionais de várias moléculas. O professor e os alunos podem utilizá-lo para visualizar as moléculas nomeadas com a ajuda do "Chemsketch". O programa pode ser obtido por meio do link a seguir.

 

http://avogadro.openmolecules.net

Avaliação

O professor pode utilizar a lista de exercícios proposta na coleção Dando nome aos óis para verificar como foi a compreensão dos alunos. O professor também pode sugerir que os alunos assistam aos vídeos da coleção e treinem os passos da utilização do programa posteriormente.

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