28/08/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de 4 atividades distintas e subseqüentes.
Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:
Uma notícia veiculada recentemente nos telejornais é que chuvas intensas castigaram algumas das cidades do sul do Brasil. Até na região Nordeste, onde costuma haver longos períodos de seca, a chuva causou destruição. Furacões, muito comuns nos Estados Unidos, também têm sido noticiados com certa freqüência no Brasil.
As explicações para a ocorrência desses fenômenos levam em consideração a influência da ação das pessoas no seu dia-a-dia, que causa desequilíbrios na natureza.
Que atividades humanas contribuem para o desequilíbrio da natureza e conseqüentemente na intensificação desses fenômenos?
Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:
Vídeo “Mudanças Ambientais Globais”
Vídeo “Mudanças Climáticas Antropogênicas”
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas
Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.
Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.
Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.
O que está gerando as mudanças ambientais globais?
Quais foram as mudanças nas atividades humanas nas últimas décadas que contribuíram para o agravamento das mudanças ambientais globais?
Qual é o principal agente das mudanças ambientais globais?
Quais são os indícios apontados no vídeo para caracterizar que o clima está mudando?
Quais são as projeções apontadas para a temperatura do planeta e para o nível do mar para os próximos 100 anos?
O que são mudanças climáticas antropogênicas?
Quais são as principais causas das mudanças climáticas antropogênicas?
A partir de quando as ações humanas passaram a contribuir de forma decisiva para a ocorrência das mudanças climáticas?
Onde se localizam os principais países poluidores do planeta Terra?
Nome | Tipo |
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Mudanças Ambientais Globais | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
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19/05/2011
Quatro estrelasGostei da aula, principalmente do uso dos recursos didaticos que tornou a discussão do assunto ainda mais interessante. Parabéns !!!
17/01/2011
Cinco estrelasGostei, da aula, o assunto é bem atual e o tema precisa ser abordado com seriedade por todos nós educadores.
05/04/2010
Cinco estrelasmuita boa , eu tomei a liberdade de sugerir como opção de ação, afirmo que trabalharia sem pensar duas vezes . NOTA DEZ!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a sua atividade, trabalha a questão climática da Terra de uma forma clara, com precisão de dados, contextualizando os fatores climáticos e seus resultados atuais e futuros levando a reflexão do uso de atividades e equipamentos tecnológicos que estão constantemente emitindo CO2 na Atmosfera. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Estarei utilizando como um recurso para o próximo bimestre. Sucesso!
24/03/2010
Sem estrelasAo observar a aula, percebo aplitude de conhecimentos apresentado e abordado no decorrer da ministração de sua aula. Professor Sadro, a metodologia utilizada em sua aula, foi de suma importãncia, pois acredito ter contribuiu de forma significativa para uma melhor compreensão do assunto em foco. Vale salientar que na minha concepção o tempo não foi suficiente para atender o clonograma da aula. Se houvesse um tempo mais longo, haveria possibilidade de interagir diretamente para um debate.