Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mudanças Climáticas Globais

 

28/08/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Mudanças Climáticas Globais e Mudanças Climáticas Antropogênicas.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):

 

  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de 4 atividades distintas e subseqüentes.

 

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO

Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:

Uma notícia veiculada recentemente nos telejornais é que chuvas intensas castigaram algumas das cidades do sul do Brasil. Até na região Nordeste, onde costuma haver longos períodos de seca, a chuva causou destruição. Furacões, muito comuns nos Estados Unidos, também têm sido noticiados com certa freqüência no Brasil.

As explicações para a ocorrência desses fenômenos levam em consideração a influência da ação das pessoas no seu dia-a-dia, que causa desequilíbrios na natureza.

  1. Que atividades humanas contribuem para o desequilíbrio da natureza e conseqüentemente na intensificação desses fenômenos?

 

ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO

Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:

  • Vídeo “Mudanças Ambientais Globais”


Mudanças Ambientais Globais

 

 

  • Vídeo “Mudanças Climáticas Antropogênicas”


Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas
 

 

Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.

 

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.

  • Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.

  • Oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.

Vídeo 1: Mudanças Ambientais Globais
  1. O que está gerando as mudanças ambientais globais?

  2. Quais foram as mudanças nas atividades humanas nas últimas décadas que contribuíram para o agravamento das mudanças ambientais globais?

  3. Qual é o principal agente das mudanças ambientais globais?

  4. Quais são os indícios apontados no vídeo para caracterizar que o clima está mudando?

  5. Quais são as projeções apontadas para a temperatura do planeta e para o nível do mar para os próximos 100 anos?

Vídeo 2: Mudanças Ambientais Antropogênicas
  1. O que são mudanças climáticas antropogênicas?

  2. Quais são as principais causas das mudanças climáticas antropogênicas?

  3. A partir de quando as ações humanas passaram a contribuir de forma decisiva para a ocorrência das mudanças climáticas?

  4. Onde se localizam os principais países poluidores do planeta Terra?
     

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas Animação/simulação
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
A avaliação poderá ser a elaboração de um álbum digital onde os alunos devem sistematizar os conceitos trabalhados. Para isso, proponha a realização de uma pesquisa na internet para levantamento de fotos e informações sobre o tema. O álbum poderá ser publicado em um Blog ou fórum de discussão.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Katia Elania Chaves Costa, DOM HELDER CAMARA EEFM , Ceará - disse:
    katiacuchoa@gmail.com

    19/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, principalmente do uso dos recursos didaticos que tornou a discussão do assunto ainda mais interessante. Parabéns !!!


  • Jucimar Domingues de Castro Ferreira, E.E. Professor Francisco Lourenço de Melo , São Paulo - disse:
    jucimar1969@yahoo.com.br

    17/01/2011

    Cinco estrelas

    Gostei, da aula, o assunto é bem atual e o tema precisa ser abordado com seriedade por todos nós educadores.


  • Antonia Pereira, E.E.E.Professor João bento da Costa. , Rondônia - disse:
    lis.camila@hotmail.com

    05/04/2010

    Cinco estrelas

    muita boa , eu tomei a liberdade de sugerir como opção de ação, afirmo que trabalharia sem pensar duas vezes . NOTA DEZ!


  • Wanderson Junior da Silva Marques, EE DELFINA NOGUEIRA DE SOUZA , Mato Grosso do Sul - disse:
    sm.wanderson@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a sua atividade, trabalha a questão climática da Terra de uma forma clara, com precisão de dados, contextualizando os fatores climáticos e seus resultados atuais e futuros levando a reflexão do uso de atividades e equipamentos tecnológicos que estão constantemente emitindo CO2 na Atmosfera. Parabéns.


  • Adalberto Virginio Pereira, COL EST DO ATHENEU NORTE RIOGRANDENSE , Rio Grande do Norte - disse:
    adalberto_oinigriv@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Estarei utilizando como um recurso para o próximo bimestre. Sucesso!


  • Valdemir de Oliveira Alves , EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    valolialves@gamil.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Ao observar a aula, percebo aplitude de conhecimentos apresentado e abordado no decorrer da ministração de sua aula. Professor Sadro, a metodologia utilizada em sua aula, foi de suma importãncia, pois acredito ter contribuiu de forma significativa para uma melhor compreensão do assunto em foco. Vale salientar que na minha concepção o tempo não foi suficiente para atender o clonograma da aula. Se houvesse um tempo mais longo, haveria possibilidade de interagir diretamente para um debate.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.