Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fazendo teatro com Machado de Assis

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer na narrativa uma história passível de ser teatralizada.
  • Recortar trechos dos textos escolhidos para criar o roteiro da peça de teatro.
  • Propiciar aos alunos meios de identificar nas narrativas cotidianas as histórias que estão sendo contadas e interpretá-las conforme seu repertório e contexto social.
Duração das atividades
6 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A aula deve partir das narrativas que fazem parte do cotidiano dos alunos:
  • Reportagens (TV, rádio, internet, imprensa escrita), gibis, histórias transmitidas verbalmente, etc.
  • Questionar de que maneira os alunos lidam com essas informações no cotidiano.
Estratégias e recursos da aula

PROBLEMATIZAÇÃO:

O objetivo dessa aula é propor aos alunos maneiras diferentes de identificar informações nas narrativas cotidianas, usando como subsídio histórico, os textos de Machado de Assis, que apesar de escritos no do final do século XIX para o início do século XX, ainda tratam de assuntos muito atuais.

Atenção professor! Caso seja possível, o professor deverá trabalhar esse conteúdo em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, enfatizando a importância do autor Machado de Assis para Literatura Brasileira.Ligar esta situação com um contexto atual do aluno, como por exemplo:

  • Como o estudante analisa a mensagens da TV?

  • Conversa com seus pais sobre o que vê e ouve nos meios de comunicação?

  • Os pais orientam quando o programa é adequado a sua faixa etária, ou mesmo, quando determinados conceitos são considerados certos ou errado pela família?

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam de:

  • jornalismo;
  • histórias em quadrinhos;
  • contos do folclore;


Após a discussão,  propor que eles pensem o que esses gêneros têm em comum.
Até que todos se manifestem, o professor deve instigar que eles pensem na narrativa como o ponto em comum. O fato de que todos esses gêneros contam histórias, de diferentes maneiras, mas sempre fazem narrativas. O professor deve agora apresentar aos alunos o recurso de vídeo, animado em flash:

Portal do Professor. “Noite de Almirante”, baseado na obra de Machado de Assis. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19285 acessado em 01/08/2009.

Noite de Almirante

 
Depois da apresentação do vídeo o professor deve perguntar:

  • Qual o tema central?
  • Quais eram os personagens?
  • O que aconteceu na história.

Depois de um diálogo com a turma incentive os alunos a resumirem a história contada na animação.

Apresentar para turma a obra na íntegra para que os alunos entendam que de um livro fez-se uma animação de poucos segundos de duração, e apesar dos cortes, a história foi contada de maneira que todos entenderam o acontecido.

O livro está disponível no Portal Domínio Público, no formato pdf, disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1916 acessado em 01/08/2009.

Atenção Professor! O professor poderá imprimir a sugestão apresentada. Trabalhar a leitura e diferente graus de atenção com seus alunos em sala de aula, chamando a atenção para determinados tópicos e como identificá-los no texto. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o professor pode utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.

Após a apresentação do texto o professor deverá problematizar com a turma se alguém já viveu uma história parecida com o conto, ou conhece alguém que tenha passado pela mesma situação.
Outra sugestão é propor que os alunos criem outro final para história, de forma oral, baseado na vivência deles.
A intenção aqui é que o aluno pratique sua oralidade e a articulação das ideias de maneira verbal. Pode ser uma reportagem que ele viu e interessou-se, um acontecimento que vivenciou, um caso que tenha ocorrido na escola ou em sua família, enfim, qualquer histór ia.

Au la 02:
Retomando as histórias contadas na aul a anterior, o pr ofessor agora deve propor que os alunos contem essa história agora por meio de quadrinhos. Sugerimos que essa atividade seja realizada no Laboratório de informática com o software: HagáQuê.

HagáQuê

O software é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. Foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos interessantes e criativos. Para fazer download do programa acesse o site do Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED, da Unicamp, preencha a ficha de cadastro, escolha a versão desejada do software para instalar em seu computador.

Aula 03:
Depois dessas experiências em construir narrativas, os alunos irão partir de narrativas já existentes para criar um roteiro de peça de teatro. Sugerimos que sejam utilizados como base os seguintes textos de Machado de Assis:

  1. Esaú e Jacó (1904);
  2. Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881);
  3. Dom Casmurro (1899);
  4. Quincas Borba (1891);
  5. Memorial de Aires (1908).


O professor poderá fazer o download dos arquivos no Portal do Domínio Público em Machado de Assis, Obra Completa. Livros em pdf. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/machado/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=173 acessado em 01/08/2009.

A turma será dividida em 5 grupos, cada grupo responsável por um texto. Pode-se utilizar um recorte do texto, não necessariamente sendo usado o todo dele para a elaboração do roteiro da peça. O tempo sugerido para apresentação da encenção, irá variar de acordo com a duração da aula, é importante que o professor delimite em conjunto com a turma a duração das apresentações para que o grupo produza o roteiro apropriado a duração da apresentação.

Atenção, professor!
O objetivo nesse momento não é encenar, mas sim elaborar o roteiro.
Para isso, utilize a ferramenta Google Docs para criar os textos, instigando a participação de todos do grupo na composição do texto. Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs” . Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR acessado em 01/08/2009.

Aula 04
Após a elaboração dos roteiros os alunos deverão construir os cenários, criar os figurinos, luz e sonorização para as peças.
Os grupos deverão se subdividir para elaborar as tarefas para realização da peça sugerimos as seguintes atribuições: 

Cenógrafo

(2 alunos)

Responsável pela pesquisa e construção do cenário. Deverá veri ficar o contexto histórico da peça e do rec orte escolhido para criar o cenário.

Figurinista e Maquiagem

(2 alunos)

Responsável pelo figurino de todos os personagens. Deverá pesquisar o contexto social e histórico da peça e dos respectivos personagens.  Poderá contar com a ajuda dos membros da equipe para aquisição das peças do figurino.

Sonorização

(1 aluno)

Responsável pela trilha sonora da peça. Em conjunto com o diretor e roteirista definir os momentos que necessitam de trilha sonora, e pesquisar qual áudio se adapta ao contexto da peça.

Diretor

(1 aluno)

Responsável pela direção da peça, orientar os personagens, figurinista, maquiagem, som e iluminação. Colocar em prática o roteiro.

Personagens

Deverão pesquisar sobre seus personagens, o perfil, contexto histórico, importância no enredo, sentimentos que deverá despertar no público, polêmicas, etc.

Aula 05: Ensaio Geral
O professor deverá organizar o ensaio geral das peças, verificar se as adaptações de texto, cenário, figurino, personagem, som, iluminação, etc; estão de acordo com a obra escolhida.
Nesse momento o professor deverá orientar os alunos com relação a postura, oralidade, expressão corporal, ênfase no texto e perfil dos personagens.

Aula 06: Apresentação
O professor deverá reservar um espaço na escola para as apresentações e convidar a comunidade escolar. Antes de cada apresentação o diretor de cada grupo deverá apresentar para o público a peça, seu contexto histórico e a relevância da adaptação do texto para atualidade.

CATARSE:
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor deve propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual. Um texto curto, de uma lauda, é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar aos alunos que essa leitura detalhada dos textos de Machado de Assis, a experiência em contar suas próprias histórias e a ação de recortar partes das histórias para contar de uma maneira diferente são exercícios para que a leitura seja algo além das palavras. Muito mais do que ler, o importante perante um texto é interpretar a narrativa para apreender melhor seu conteúdo.
Professor! Incentive sua turma e listar o que cada um pode fazer junto aos seus amigos, a família, as pessoas que convivem quando estão ouvindo, assistindo uma narrativa, isto é, que postura cada um pode e deve assumir diante das informações? Esta atividade pode ser registrada em anexo ao texto solicitado.

REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Noite de Almirante Animação/simulação
Recursos Complementares

Materiais de desenho à escolha do aluno.

Portal do MEC.  Machado de Assis, vida e obra: http://portal.mec.gov.br/machado/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=17&id=34&Itemid=173 acessado em 01/08/2009.

Vídeolog TV. Centenário de Machado do Assis. Disponível em http://videolog.uol.com.br/video.php?id=425904 acessado em 01/08/2009

Avaliação
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
  • Aula 1: participação no momento das narrativas; capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa que foi contada por ele; clareza e coerência na narrativa.

  • Aula 2: apresentação da história; composição; coesão na narrativa.

  • Aula 3: composição; coesão na narrativa; participação no projeto do grupo; comprometimento com o grupo.

  • Aula 4: organização do grupo, comprometimento com o trabalho, responsabilidade com as tarefas recebidas, qualidade na pesquisa, articulação das idéias e respeito pelos colegas.

  • Aula 05: organização do grupo, envolvimento com o trabalho, estudo e adaptação do texto, criação do personagem, expressão corporal, oralidade, postura, etc.

  • Aula 06: organização do grupo, figurino, maquiagem, domínio do texto, expressão corporal, oralidade, postura, harmonia do grupo com a peça.


Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tania Assis, polo santo antonio da patrulha , Rio Grande do Sul - disse:
    taniatche2@yahoo.com.br

    10/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula, veio de encontro ao que eu procurava para melhorar a forma de organização e avaliação em teatro.


  • ELIETE FERNANDES MATIAS, EMEF FENELON CAMARA , Paraíba - disse:
    elietefmatias@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gosto muito da forma que você elabora suas aulas, muito antenada com o momento atual e focada no interesse dos alunos, parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.