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Vamos preparar um piquenique para nossos pais?

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela M. Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver senso estético e de organização;
  • Ampliar possibilidades de letramento;
  • Trabalhar em grupo;
  • Ser capaz de elaboração de idéias;
  • Subordinar as ações às finalidades específicas;
  • Construir motivos primários para as atividades realizadas.
Duração das atividades
Cada momento poderá durar, em média, 20 minutos. É interessante planejá-los para que ocorram em dias consecutivos, ao longo de até uma semana.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Observações Iniciais:

Essa proposta foi pensada para um grupo com crianças de 3 e 4 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária da educação infantil, lembrando apenas de complexificar as propostas de acordo com as possibilidades do grupo.

 

1º Momento:

Conversando na Roda sobre o significado do piquenique

 

Em roda a professora irá conversar com o grupo sobre piquenique: o que é, se já participaram de um, o que acontece em um piquenique, percebendo, assim, o conhecimento que já possuem sobre o tema.

Então irá propor que façam um piquenique bem especial no grupo e para isso precisarão planejá-lo. As opiniões das crianças sobre o que poderá ter no piquenique do grupo serão escritas em um cartaz para serem visualizadas por todos. Para as crianças menores a professora poderá ilustrar com desenhos e recortes de revistas o que for dito pelas crianças.

Para planejar o piquenique a professora poderá perguntar:

  • Quem vamos convidar? E se não puder vir?
  • O que haverá para comer no piquenique? Quem irá trazer?
  • Onde acontecerá o piquenique? E se chover?
  • Onde colocaremos a comida? Onde pegaremos esses recipientes?
  • Quem ajudará a preparar o piquenique? Quem usará a faca para cortar as frutas? Haverá enfeites? Quem fará os enfeites? O que cada “ajudante” da sala irá fazer?

 

Cartaz

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2012

 

Essas e outras perguntas poderão ser feitas com o intuito de o grupo ajudar a planejar o que irá acontecer neste piquenique, se organizar e ter responsabilidades específicas no dia. O piquenique com a participação das famílias poderá ser planejado, também, para receber todas ao famílias no mesmo dia, organizando, assim, uma confraternização entre todos.  É importante lembrar que as crianças farão várias sugestões e algumas poderão ser inviáveis. Cabe à professora, como adulto responsável pelo grupo, explicar às crianças o que será possível realizar ou não.

 

2º Momento:

Combinados do piquenique

 

Numa segunda conversa em roda, que acontecerá em outro dia para que a roda não se estenda muito e se torne cansativa, a professora irá combinar com as crianças o que cada uma fará para contribuir com o piquenique: alguém precisará trazer frutas de casa? E o suco? Para não criar expectativas nas crianças é bom lembrá-las que os combinados para trazerem de casa precisam ser conversados primeiramente com os pais e talvez tenham que ser mudados.

É interessante que as crianças participem do planejamento para que se sintam responsáveis por uma atividade a ser realizada no dia, que pode ser esticar a toalha, colocar pratos e copos, arrumar as frutas nos pratos, colocar os pratos na mesa, etc. É importante que cada uma das crianças tenha uma função, decidida coletivamente numa conversa em roda. Para não ficar muito cansativo para as crianças que aguardam seu momento de ajudar, a professora pode dividir a turma em pequenos grupos e deixar cada grupo responsável por uma atividade (observar a foto seguinte).

Ao planejar o piquenique com o grupo a professora poderá utilizar os cartazes e as conversas para estimular as crianças a relacionarem quantidades (Quantas pessoas estarão presentes? Então vamos precisar de quantos pratos? Quantos copos? etc) bem como a se aproximarem da escrita como registro, sempre voltando ao cartaz para ver o que as crianças estão fazendo e o que está registrado na cartolina. Essa relação facilitará ao grupo perceber se estão conseguindo subordinar suas ações às finalidades específicas, traçadas anteriormente. Caso as crianças saibam escrever, elas mesmas podem fazer os cartazes.

 

3º Momento:

Organizando o piquenique

 

À medida que as crianças realizem as atividades escritas no cartaz, elas mesmas podem riscar o que já foi feito, estimulando assim, a organização do grupo e o interesse em participar. (O que já foi feito? O que ainda falta fazer?). É importante combinar também com as crianças que elas poderão contribuir com a organização final da proposta, recolhendo as louças usadas, dobrando a toalha, etc.

 

Cartaz

Exemplo de Cartaz

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2012

 

Organização do piquenique pelas crianças

Piquenique          Piquenique

Preparando a toalha, pratos e copos

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Giseli Day - 2012

 

Piquenique

Exemplo de como as crianças organizaram esteticamente as frutas

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Giseli Day - 2012

 

Piquenique          Piquenique

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2012

 

Para finalizar a atividade, a professora pode decidir com o grupo uma proposta para encerramento: uma brincadeira a ser realizada junto com os convidados, uma contação de história, cantar alguma música, ou mesmo tirar uma foto com todo o grupo e depois confeccionar porta retratos para entregar aos convidados (ver recursos complementares).

 

4º Momento

Elaborando um texto coletivo

 

A professora poderá sentar-se com o grupo e elaborar um texto coletivo, registrando em novo cartaz o que aconteceu no piquenique, estimulando principalmente a memória  e o letramento do grupo por meio desse registro e documentação. Este cartaz poderá ficar exposto na instituição junto com fotos e desenhos que ilustrem as situações vivenciadas no piquenique pelo grupo. É possível pedir aos pais que participaram para que eles também enviem registros sobre a atividade realizada com o grupo, contribuindo, assim, para enriquecer os registros desse momento especial com o grupo.

Recursos Complementares

Música Cocoricó - Piquenique no Quintal:

http://www.youtube.com/watch?v=1kNT8YIBzR8

História “o piquenique das tartarugas”, de Millor Fernandes:

http://saber-literario.blogspot.com.br/2012/02/o-piquenique-das-tartarugas.html

História em áudio “um dragão no piquenique”, de Ana Maria Machado e Claudius:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/um-dragao-no-piquenique

Porta retrato para confeccionar com o grupo:

http://www.tocadacotia.com/curiosidades/porta-retrato-reciclado

Avaliação

A professora poderá perceber se cada criança:

  • Conseguiu participar da organização do piquenique;
  • Deu sua opinião e contribuiu com o planejamento antes e durante a organização da proposta;
  • Se realizou as atividades em grupo;
  • Se agiu com o objetivo de alcançar os objetivos traçados previamente;
  • Se organizou com senso estético o espaço antes e depois de comerem.
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