Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos construir com as crianças um espaço com material reciclável para discussão sobre o meio ambiente.

 

19/09/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do Meio Ambiente;

- Conscientizar-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a preservação e melhoria do Meio Ambiente;

- Compartilhar com os colegas, o professor da turma e os familiares a experiência de construir artesanalmente uma oca, a partir de materiais recicláveis, na escola.

Duração das atividades
A atividade será dividida em 03 etapas, cada uma delas, durará aproximadamente uma hora. A proposta deverá ser realizada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta atividade é necessário que o professor saiba utilizar as ferramentas propostas ou que identifique alguém na escola que tenha esta habilidade e possa participar das etapas. Pode ser pais das crianças,  funcionário da Instituição, ou até mesmo algum outro convidado.

Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

O professor ou os adultos convidados a participar da construção devem estar atentos ao percurso de cada etapa, no que diz respeito à atenção a todos, à explicação pausada, ao tom de voz, aos materiais a serem utilizados, à velocidade dos participantes. Estar sensível ao percurso do processo de intervenção é tão importante quanto atingir o objetivo final.

Sugerimos o registro fotográfico dos momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poderá montar um painel de fotos; organizar slides para apresentação posterior às famílias; revisitar o arquivo fotográfico para auxiliá-lo no acompanhamento do processo pedagógico de cada criança em particular e como um dos meios de auto-avaliação de seu trabalho. Salientamos que não se dispensa o momento de reflexão teórica sobre o processo pedagógico. 

Estratégias e recursos da aula

 

petoca1

Foto 1: PET OCA “Arco Iris”, construída no NDI /UFSC.

Acervo Institucional. Autoria: professor Gilberto Lerina.

 

 

Primeira etapa: “A natureza precisa ser preservada!".

 

Este primeiro momento será marcado pela iniciativa de um dos professores da Instituição, que tomará para si a postura de convidar os demais professores da escola para participarem da atividade.Uma vez o grupo formado, os professores deverão se reunir para fazer um planejamento estratégico da atividade, como por exemplo: aonde guardar garrafas e canos coletados, em caso de demora na coleta das garrafas PET que estratégias utilizarão, onde será o espaço da construção da PET OCA, como as crianças ajudarão no processo de construção, entre outras.

Esta proposta sugere um passeio a uma região onde a natureza possa ser contemplada. Caso não haja possibilidade de um passeio o professor poderá executar a proposta no interior da própria Instituição.

Sugerimos o registro fotográfico dos momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poderá montar um painel de fotos; organizar slides para apresentações posteriores às famílias, entre outros públicos/espectadores.

Duração: Aproximadamente duas horas.

 

Material: Equipamento para reprodução de áudio e som, uma máquina fotográfica, diferentes tipos de materiais reciclados (garrafas de água, copos plásticos, garrafas de refrigerantes, pedaços de canos de PVC, entre outros.).

 

Proposta: O professor deverá reunir o grupo e sair para um passeio junto à natureza. O local escolhido para o passeio deverá ser “preparado” anteriormente, com diversos materiais que poderiam ser reciclados, mas que estarão distribuídos ao longo do percurso, dando a impressão que foram jogados ali, demonstrando um completo desleixo do ser humano com a natureza.

 

Na caminhada o professor deverá chamar a atenção do grupo sobre a falta de cuidado e que este tipo de atitude demonstra uma completa falta de respeito com a natureza, podendo se apoiar em:

 

  -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente  ;

  -  http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm  ;

  -  http://raqueltamer.blogspot.com.br/2012/12/sustentabilidade-medidas-simples-e-que.html

 

Durante o passeio o professor solicitará que as crianças recolham os materiais para darem um fim adequado (os materiais deverão estar previamente limpos). Ao final, o professor proporá uma roda com as crianças, sentadas em frente ao material recolhido, para dar continuidade à conversa sobre a temática das questões ambientais e instigará as crianças para a conscientização em relação a esta temática, encerrando assim o passeio e retornando para a Instituição.

 

Já em sala, o professor reproduzirá um desenho animado que trata da problemática do meio ambiente, disponível em:

 

http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8

 

Ao final da reprodução proporá uma rodada de conversas oportunizando que todos se pronunciem oralmente sobre o assunto e aprofundará a discussão sobre a importância da reciclagem. Para informação sobre o assunto verificar:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

 

Posteriormente ele reproduzirá imagens acerca das possibilidades de reutilização de materiais. Poderá usar como base o site abaixo:

 

https://www.google.com.br/search?q=reutiliza%C3%A7%C3%A3o+dos+recicl%C3%A1veis&rlz=1C2SAVU_enBR549BR549&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=R4sjUsDVItHH4AOjwYGYBg&ved=0CDcQsAQ&biw=1366&bih=624#q=imagens+de+objetos+reciclados&tbm=isch&imgdii=_

 

Ao final, o professor convidará as crianças para juntos construírem, na Instituição, um espaço utilizando garrafas PET. Sugerirá que a construção tenha um formato de uma pequena OCA, comentando que esta estrutura arredondada é mais simples e de fácil construção com as garrafas PET. E que a OCA é uma das habitações dos índios e que estes povos são muitos ligados a natureza.

 

Segunda Etapa: “Vamos fazer uma campanha para arrecadar garrafas PET na nossa escola!".

 

É importante que fique claro aos participantes desta campanha que a intenção é resgatar as garrafas PET, vazias, nos diversos locais, como por exemplo, nas casas de amigos e parentes, em mercados, bares etc, com o cuidado de não incentivar o uso de refrigerante para conseguir o objeto. O professor deverá tratar sobre o tema pessoalmente, conversando diretamente com os familiares das crianças.

 

Duração: O tempo necessário para obtenção da quantidade necessária para a construção da PET OCA.

 

Local:No pátio ou parque da Instituição.

 

Material:Garrafas PET de um litro e meio de qualquer marca ou cor, barras de cano de 20 mm de espessura, alicate, arame galvanizado, tapetes ou colchonetes.

 

Proposta:O professor reunirá o grupo em uma roda e iniciará um alongamento esticando o corpo a partir do pescoço, ombros, braços, tronco e pernas. Ao final combinará com as crianças que ele colocará um pedaço de papel higiênico de aproximadamente 2 a 3 metros na parte superior de sua veste dando a impressão que o professor tem um rabo. Feito isto ele instigará as crianças a correrem atrás dele para pegar o rabo, ou um pedaço dele. Quem pegar o rabo primeiro colocará em si e correrá para que os colegas tentem novamente pegar  o  “rabo” e assim a brincadeira continuará enquanto a brincadeira parecer interessante às crianças. É importante que o professor, anteriormente à atividade, tenha averiguado o espaço onde as crianças transitarão, visando à segurança.

 

Ao final o professor solicitará que as crianças se deitem nos tapetes e respirem profundamente com os olhos fechados, enquanto ele faz uma contagem regressiva de 10 a 1, lentamente. Então, o professor solicitará que as crianças abram os olhos e se sentem. O docente iniciará uma conversa a respeito da proposta e solicitará que as crianças confeccionem alguns cartazes, desenhem e escrevam uma cartinha endereçada aos pais, com o intuito de que eles participem da campanha de coleta de garrafas PET e de barras de canos de PVC de 20 milímetros de espessura e de diferentes medidas de comprimento, para dar o contorno de uma oca, como mostra foto 1, no início desta aula.

  

Uma vez o material preparado, o grupo será convidado a fixar os cartazes em espaços de grande circulação de familiares e visitantes. As cartinhas serão entregues aos pais em mãos, mediante a uma fala do professor a respeito da importância deste momento para as crianças.

 

Terceira Etapa: “E agora como vamos construir!".

 

O professor deverá pensar em uma estrutura que possa ser construída em um espaço ao ar livre, devendo ser no parque da Instituição, pátio ou outro local onde as pontas dos canos de PVC possam ser enterradas no solo.

 

O professor deverá preparar as garrafas PET retirando o fundo de cada uma, conforme foto 2. Cada grupo de crianças ajudará no processo de construção retirando os rótulos das garrafas e ajudando a colocar as garrafas nos canos, pelo local onde se encaixa a tampa, de forma que cada garrafa se encaixará, uma atrás da outra, até que se forme uma estrutura no tamanho da OCA, que se pretende, como mostra a foto 3.

 

                                    petoca2

Foto 2: Garrafa PET com a parte do fundo a ser retirada

Acervo Institucional. Autoria: professor GilbertoLerina /NDI.

 

                                petoca 3

Foto 3: Garrafa PET encaixada no cano de PVC uma atrás da outra.

Acervo Institucional. Autoria: professor Gilberto Lerina/ NDI.

 

O momento de participação de cada grupo deverá ser planejado considerando a faixa de idade e o que as crianças conseguem fazer para ajudar na construção.

 

Cada grupo será convidado a participar da construção em momentos diferenciados.

 

Duração: Aproximadamente 20 minutos cada intervenção por grupo.

 

Local:No parque da Instituição onde os canos possam ser enterrados.

 

Material:Garrafas PET, canos de PVC de 20 milímetros de espessura.

 

Proposta: Na chegada de cada grupo, o professor deverá fazer uma roda com as crianças, sentadas sobre os tapetes ou colchonetes, e retomar as questões mais importantes no que se referem a preservação do meio ambiente e o aproveitamento dos materiais recicláveis.

O professor disponibilizará as garrafas PET para as crianças retirarem os rótulos, depois solicitará que as crianças encaixem as garrafas, pelo gargalo, no cano, de forma que as garrafas fiquem dispostas uma atrás da outra.

petoca 3

Foto 4: Garrafas PET fixadas no cano de PVC pela aberturada tampa. E cano de PVC fincado na grama.

Acervo Institucional. Autoria: professor Gilberto Lerina/NDI.

 

Com a OCA pronta, além de ter ampliado os conhecimentos das crianças e minimamente iniciado a conscientização sobre a responsabilidade que todos nós devemos ter frente a natureza, as crianças terão mais um espaço para brincadeiras.

Recursos Complementares
Avaliação

Por fim, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema, sob a ótica das crianças. Neste momento ele deve retomar sobre a importância do assunto para a preservação do planeta.

Em seus apontamentos o professor deverá fazer uma reflexão de como os grupos reagiram às propostas, como interagiram entre si, se os objetivos traçados inicialmente foram atingidos e se percebeu a apropriação de conhecimentos pelas crianças. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.