17/12/2013
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
· Compreender o ciclo natural do nitrogênio
· Visualizar, de forma detalhada, os processos que liberam o nitrogênio no ambiente, a fixação do nitrogênio atmosférico para disponibilização para as plantas.
· Compreender os processos envolvidos no ciclo do nitrogênio.
· Compreender a importância das bactérias fixadoras de nitrogênio no ciclo e para a existência de vida na Terra.
· Compreender como o Homem interfere no equilíbrio deste ciclo.
· Aprender quais são os impactos causados pela interferência humana no ciclo.
· Compreender como o pH do solo influencia na fixação e biodisponibilidade do nitrogênio para as plantas.
- Fotossíntese e respiração
- Alimentação como fonte de fluxo de energia
- Cadeia e teia alimentares
- Aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.
- Organismos procariotos
- Cadeia Alimentares
- Fluxo de energia
- Informática
- Experimentos no laboratório de ciências e/ou sala de aula
Atividades a serem executadas:
Atividade 1 – Animação Mudanças Ambientais Globais
Se disponível, utilize o laboratório de informática e disponha os alunos em duplas para que haja uma maior discussão entre os alunos.
Execute a animação Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do nitrogênio
A animação mostra o ciclo do nitrogênio, discutindo a importância do ciclo para a vida do planeta e discute a interferência do Homem no ciclo.
Após mostrar a animação aos alunos com cada etapa do ciclo, explique detalhadamente cada uma delas (a animação tem um recurso que detalha cada etapa fornecendo mais informações sobre o ciclo), utilizando exemplos, de preferência que tenham importância para o nosso dia a dia.
Atividade 2 – Jogo Viajando com o Nitrogênio
Se disponível, utilize o laboratório de informática e execute as animações Viajando com o Nitrogênio - Volumes 1 e 2
Esta animação é um jogo onde o aluno viajará junto com a molécula do Nitrogênio através do ciclo e depois sairá em missão por diversos planetas para torná-los habitáveis para a raça do personagem do jogo. Neste jogo, bastante desafiador, o aluno poderá visualizar todo o percurso do nitrogênio ao longo de seu longo percurso no ciclo. Desde o ar atmosférico até o interior dos seres vivos. O professor pode aproveitar estas animações para levantar questões com os alunos sobre o por quê do nitrogênio ser tão importante para os seres vivos, conforme fica bem evidenciado na segunda animação, podendo trabalhar com os alunos aminoácidos e proteínas, essenciais para a existência de vida no planeta. Caso seja interessante, o jogo permite uma competição entre os alunos para alcançar o mais alto nível. Para receber o prêmio ou uma menção honrosa, além de comprovar o ponto onde chegou (uma foto da tela ou print screen), o aluno precisaria compartilhar a estratégia que usou para ter chegado naquele ponto.
Atividade 3 - Experimento pH do solo
A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização do experimento pH do solo
No laboratório é mais interessante, pois pode-se separar a turma em grupos e pedir para que cada grupo faça o experimento que consiste em medir o pH de diferentes amostras de solo com características diferentes utilizando repolho roxo como indicador de pH .
Discuta, em seguida, o que foi abordado no experimento enfatizando a importância que o pH dos solos tem para o tipo de vegetação nativa da região daquele solo, implicações econômicas para a agricultura, como corrigir o solo e constituição dos solos no território brasileiro.
Atividade 4 - Experimento Vegetais nada vegetarianos
A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização do experimento Vegetais nada vegetarianos
No laboratório é mais interessante, pois pode-se separar a turma em grupos e pedir para que cada grupo faça o experimento que consiste em observar como funciona a armadilha da Dionéia (popularmente conhecida como “planta carnívora”) para capturar insetos e digeri-los.
Depois discuta com os alunos o que foi abordado no experimento, destacando como o nitrogênio é essencial às plantas. Aborde também a estratégia adaptativa utilizada pela planta para conseguir este elemento, discutindo ainda esta curiosa maneira de se obter nutrientes por um organismo produtor.
Ressaltamos a importância de que o aluno entenda que o ciclo do nitrogênio é um processo natural, extremamente importante para o planeta, sem o qual não haveria vida na Terra.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia26_1.php– acessado em 23/06/2013 às 19:00 hs.
Além das avaliações sugeridas ao final de cada atividade, sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e o relatório de aula prática como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
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