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Ciclo do Nitrogênio

 

17/12/2013

Autor e Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender o ciclo natural do nitrogênio

·         Visualizar, de forma detalhada, os processos que liberam o nitrogênio no ambiente, a fixação do nitrogênio atmosférico para disponibilização para as plantas.

·         Compreender os processos envolvidos no ciclo do nitrogênio.

·         Compreender a importância das bactérias fixadoras de nitrogênio no ciclo e para a existência de vida na Terra.

·         Compreender como o Homem interfere no equilíbrio deste ciclo.

·         Aprender quais são os impactos causados pela interferência humana no ciclo.

·         Compreender como o pH do solo influencia na fixação e biodisponibilidade do nitrogênio para as plantas.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Fotossíntese e respiração

- Alimentação como fonte de fluxo de energia

- Cadeia e teia alimentares

- Aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.

- Organismos procariotos

- Cadeia Alimentares

- Fluxo de energia

Estratégias e recursos da aula

- Informática

- Experimentos no laboratório de ciências e/ou sala de aula

 

Atividades a serem executadas:

 

Atividade 1 – Animação Mudanças Ambientais Globais

 

Se disponível, utilize o laboratório de informática e disponha os alunos em duplas para que haja uma maior discussão entre os alunos.

Execute a animação Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do nitrogênio

 

 

 

A animação mostra o ciclo do nitrogênio, discutindo a importância do ciclo para a vida do planeta e discute a interferência do Homem no ciclo.

Após mostrar a animação aos alunos com cada etapa do ciclo, explique detalhadamente cada uma delas (a animação tem um recurso que detalha cada etapa fornecendo mais informações sobre o ciclo), utilizando exemplos, de preferência que tenham importância para o nosso dia a dia.

 

Atividade 2  – Jogo Viajando com o Nitrogênio 

 

Se disponível, utilize o laboratório de informática e execute as animações Viajando com o Nitrogênio - Volumes 1 e 2

 

 

 

Esta animação é um jogo onde o aluno viajará junto com a molécula do Nitrogênio através do ciclo e depois sairá em missão por diversos planetas para torná-los habitáveis para a raça do personagem do jogo. Neste jogo, bastante desafiador, o aluno poderá visualizar todo o percurso do nitrogênio ao longo de seu longo percurso no ciclo. Desde o ar atmosférico até o interior dos seres vivos. O professor pode aproveitar estas animações para levantar questões com os alunos sobre o por quê do nitrogênio ser tão importante para os seres vivos, conforme fica bem evidenciado na segunda animação, podendo trabalhar com os alunos aminoácidos e proteínas, essenciais para a existência de vida no planeta. Caso seja interessante, o jogo permite uma competição entre os alunos para alcançar o mais alto nível. Para receber o prêmio ou uma menção honrosa, além de comprovar o ponto onde chegou (uma foto da tela ou print screen), o aluno precisaria compartilhar a estratégia que usou para ter chegado naquele ponto.

 

Atividade 3 - Experimento pH do solo

 

A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização do experimento pH do solo

 

 

No laboratório é mais interessante, pois pode-se separar a turma em grupos e pedir para que cada grupo faça o experimento que consiste em medir o pH de diferentes amostras de solo com características diferentes utilizando repolho roxo como indicador de pH .

Discuta, em seguida, o que foi abordado no experimento enfatizando a importância que o pH dos solos tem para o tipo de vegetação nativa da região daquele solo, implicações econômicas para a agricultura, como corrigir o solo e constituição dos solos no território brasileiro.

 

Atividade 4 - Experimento Vegetais nada vegetarianos

 

A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização do experimento Vegetais nada vegetarianos 

 

 

No laboratório é mais interessante, pois pode-se separar a turma em grupos e pedir para que cada grupo faça o experimento que consiste em observar como funciona a armadilha da Dionéia (popularmente conhecida como “planta carnívora”) para capturar insetos e digeri-los.

Depois discuta com os alunos o que foi abordado no experimento, destacando como o nitrogênio é essencial às plantas. Aborde também a estratégia adaptativa utilizada pela planta para conseguir este elemento, discutindo ainda esta curiosa maneira de se obter nutrientes por um organismo produtor.

Ressaltamos a importância de que o aluno entenda que o ciclo do nitrogênio é um processo natural, extremamente importante para o planeta, sem o qual não haveria vida na Terra.

Recursos Complementares
Avaliação

            Além das avaliações sugeridas ao final de cada atividade, sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e o relatório de aula prática como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

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