17/12/2013
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
● Compreender como as atividades humanas podem poluir as águas naturais.
● Compreender como a poluição afeta a vida dos ecossistemas aquáticos.
● Perceber os diferentes tipos de poluição da água.
● Compreender os processos de tratamento da água e esgoto, e sua importância ecológica e para a saúde humana.
● Compreender como a chuva ácida é formada e como causa problemas ao Homem e à Natureza.
- O ciclo da água
- Introdução a conceitos de ecologia
Atividades a serem executas:
Instruções ao professor
Atividade 1 - Experimento
Se disponível, utilize o laboratório de Ciências, onde os alunos serão divididos em grupos conforme a capacidade do laboratório. Caso contrário, este experimento pode ser feito como demonstração em sala de aula.
Execute o experimento Perigos ocultos na água
Atividade 2 – Vídeo de animação
Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando os alunos em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre eles, e execute a animação Tratamento da água
Discuta com os alunos o processo de tratamento de água e de esgoto, sua importância, se e como é realizado o tratamento de água e esgoto nos municípios brasileiros.
Atividade 3 - Pesquisa
Seguindo a atividade anterior, peça para que os alunos façam uma pequena pesquisa onde eles devem procurar descobrir como ocorre os tratamentos de esgotos e água no seu próprio município. Qual(is) empresa(s) é/são a(s) responsável/responsáveis, (no caso de não possuir: como os moradores obtém a água para consumo – cisterna, poço artesiano, caminhão pipa, etc. -, se ela é limpa, entre outros).
Discuta com os alunos os resultados da pesquisa.
Pergunte se eles sabem como é que se descobre se uma lagoa, um rio, ou córrego aparentemente limpos, são realmente limpos.
Em seguida execute para eles o áudio Água boa, pergunte a quem mora lá
Em seguida, discuta o áudio, esclarecendo sobre a utilização de micro-organismos como bio-indicadores da qualidade da água.
Atividade 4 - Simulação de experimento - Chuva ácida
Em sala de aula, questione os alunos se apenas lixo e esgotos poluem a água. Mostre a eles que existem outras formas de poluição como a dos solos (que também afetam a água) e a atmosférica (chuva ácida).
Utilize o Laboratório de Informática para acessar a animação/simulação Chuva ácida
Discuta e explique cada passo da simulação.
Atividade 5 - Experimento - Chuva ácida
No laboratório de Ciências, faça os experimentos Simulação de chuva ácida e suas consequências
Como atividade avaliativa, peça a eles que preencham um relatório de aula prática para cada experimento, conforme o modelo sugerido nos experimentos.
Atividade 6 - Oficina de experimentos
A turma deve ser dividida em 6 grupos para uma oficina de experimentos no laboratório. Distribua entre os grupos os experimentos listados abaixo, disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) nos links:
1. Como se forma a espuma
2. Água na natureza - atividade 2: O que acontece quando transformamos um rio num depósito de lixo?
3. Água na natureza - atividade 3: O que acontece quando o esgoto é lançado no rio sem tratamento?
4. Água na natureza - atividade 4: Quais os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo no mar?
5. Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água?
6. Por que se afundam os patos?
Peça aos alunos que pesquisem sobre o tema do seu experimento e que preparem uma pequena apresentação de 3 a 5 minutos para a próxima aula, que será no laboratório de Ciências, onde cada grupo realizará o seu experimento enquanto explica para o restante da sala.
Avalie a apresentação de cada grupo e discuta com a turma cada experimento.
Nome | Tipo |
---|---|
Porque se afundam os patos? | Experimento prático |
Água na natureza - atividade 4: Quais os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo no mar? | Experimento prático |
Simulação de chuva ácida e suas consequências - Aula 2 | Experimento prático |
Simulação de chuva ácida e suas consequências - Aula 3 | Experimento prático |
Como se forma uma espuma | Experimento prático |
Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água? | Experimento prático |
Água na natureza - atividade 3: O que acontece quando o esgoto é lançado no rio sem tratamento? | Experimento prático |
Simulação de chuva ácida e suas consequências - Aula 1 | Experimento prático |
Perigos ocultos na água - Poluição | Experimento prático |
Tratamento da água | Animação/simulação |
Água boa pergunte a quem mora lá | Áudio |
Chuva ácida | Animação/simulação |
Água na natureza - atividade 2: O que acontece quando transformamos um rio num depósito de lixo? | Experimento prático |
Objetos educacionais disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):
· O rio em perigo - Animação/simulação
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4827
· Conversa periódica – Tratamento da água - Vídeo
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18595
· Os rios praias oceanos e mares - Áudio
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, os relatórios das aulas práticas, a pesquisa e as apresentações dos experimentos na atividade 6 como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
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02/01/2014
Quatro estrelasboa aula.