Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entendendo a seleção natural com práticas e jogos

 

30/01/2014

Autor e Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer a teoria da Evolução.

·         Compreender os mecanismos que causam a seleção natural.

·         Aprender através de aulas práticas como acontece a seleção natural.

Duração das atividades
2-4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ideias sobre teorias de evolução; princípios de genética mendeliana 

Estratégias e recursos da aula

            - Laboratório de Ciências, mas a atividade pode ser feita em sala de aula.

            - Separação dos alunos em grupos conforme informado nas práticas.

 

Atividades a serem abordadas:

 

Instruções ao professor

 

Atividade Prática – Seleção Natural

 

A atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização das práticas sobre a seleção natural. Divida a turma em grupos  conforme  o número de estudantes orientados nas práticas. O objetivo dos recursos listados é conseguir que o aluno através da prática, de forma lúdica, compreenda os mecanismos de seleção natural que ocorrem na natureza e que normalmente têm dificuldade de assimilar.

As práticas e os roteiros do aluno de forma editável estão disponíveis no site do pontociência nos links abaixo:

 

1.       http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=1073&GENETICA+ECOLOGIA+EVOLUCAO+OS+TENTILHOES+DE+DARWIN#top- Genética, Ecologia, Evolução! Os tentilhões de Darwin Acessado em 09/07/2013 às 18:25 hs.


Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_Tentilhoes.doc

 

2.       http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=1074&JOGO+DAS+POPULACOES#top – Jogo das populações, acessado em 09/07/2013 às 18:26 hs.

 

Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_Jogo_das_populacoes.doc

 

3.       http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=394&AULA+DINAMICA++SELECAO+NATURALAula dinâmica – Seleção natural, acessado em 09/07/2013 18:27 hs.

 

Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_Aula_dinamica_selecao_natural.doc

 

4.     http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=289&PRATICANDO+A+SELECAO+NATURALPraticando a seleção natural, acessado em 09/07/2013 18:29 hs.

 

Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_praticando_a_selecao_natural.doc

 

Sugerimos que o professor  oriente os alunos e acompanhe de perto a execução dos experimentos para que ele possa apontar questões que achar relevantes.

Estas 4 práticas são apenas sugestões, podendo o professor utilizar ou descartar aquelas que melhor lhe convir ou que julgar necessário. O professor pode pedir para que cada grupo faça uma prática, entenda o processo envolvido nessa prática e apresente para o restante da sala, como uma oficina de aulas práticas.

Sugerimos que o professor trabalhe em conjunto com o professor da disciplina Artes para a confecção dos materiais com os alunos.

É importante ressaltar que o professor deve ter explicado o conteúdo relativo à Seleção natural anteriormente em sala para facilitar a compreensão. Mas caso ache melhor, pode utilizar esta aula para abrir o conteúdo, fazendo com que os alunos vejam na prática o que acontece na natureza e comecem a inferir sobre o que viria a ser a seleção natural por si mesmos.

Recursos Complementares

Os objetos abaixo são para o professor preparar sua aula, tirar dúvidas, entre outras coisas.

 

1.       http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17410- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

2.       http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

3.       http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19927- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

4.       http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14370- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

5.       http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16489- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

6.       http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22126- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

7.       http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao17.php- acessado em 09/07/2013 às 18:45 hs.

 

Caso seja do interesse do professor, ele pode executa-los para os alunos no Laboratório de informática, como curiosidades, para tirar dúvidas, para aprofundar o conteúdo ou como material para estudo.

Avaliação

Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e relatório da aula prática como avaliação.

Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.