30/01/2014
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
· Conhecer a teoria da Evolução.
· Compreender os mecanismos que causam a seleção natural.
· Aprender através de aulas práticas como acontece a seleção natural.
Ideias sobre teorias de evolução; princípios de genética mendeliana
- Laboratório de Ciências, mas a atividade pode ser feita em sala de aula.
- Separação dos alunos em grupos conforme informado nas práticas.
Atividades a serem abordadas:
Instruções ao professor
Atividade Prática – Seleção Natural
A atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização das práticas sobre a seleção natural. Divida a turma em grupos conforme o número de estudantes orientados nas práticas. O objetivo dos recursos listados é conseguir que o aluno através da prática, de forma lúdica, compreenda os mecanismos de seleção natural que ocorrem na natureza e que normalmente têm dificuldade de assimilar.
As práticas e os roteiros do aluno de forma editável estão disponíveis no site do pontociência nos links abaixo:
1. http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=1073&GENETICA+ECOLOGIA+EVOLUCAO+OS+TENTILHOES+DE+DARWIN#top- Genética, Ecologia, Evolução! Os tentilhões de Darwin Acessado em 09/07/2013 às 18:25 hs.
Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_Tentilhoes.doc
2. http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=1074&JOGO+DAS+POPULACOES#top – Jogo das populações, acessado em 09/07/2013 às 18:26 hs.
Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_Jogo_das_populacoes.doc
3. http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=394&AULA+DINAMICA++SELECAO+NATURAL– Aula dinâmica – Seleção natural, acessado em 09/07/2013 18:27 hs.
Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_Aula_dinamica_selecao_natural.doc
4. http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=289&PRATICANDO+A+SELECAO+NATURAL– Praticando a seleção natural, acessado em 09/07/2013 18:29 hs.
Roteiro do aluno: http://pontociencia.org.br/aulas/selecao_natural/Roteiro_do_aluno_praticando_a_selecao_natural.doc
Sugerimos que o professor oriente os alunos e acompanhe de perto a execução dos experimentos para que ele possa apontar questões que achar relevantes.
Estas 4 práticas são apenas sugestões, podendo o professor utilizar ou descartar aquelas que melhor lhe convir ou que julgar necessário. O professor pode pedir para que cada grupo faça uma prática, entenda o processo envolvido nessa prática e apresente para o restante da sala, como uma oficina de aulas práticas.
Sugerimos que o professor trabalhe em conjunto com o professor da disciplina Artes para a confecção dos materiais com os alunos.
É importante ressaltar que o professor deve ter explicado o conteúdo relativo à Seleção natural anteriormente em sala para facilitar a compreensão. Mas caso ache melhor, pode utilizar esta aula para abrir o conteúdo, fazendo com que os alunos vejam na prática o que acontece na natureza e comecem a inferir sobre o que viria a ser a seleção natural por si mesmos.
Os objetos abaixo são para o professor preparar sua aula, tirar dúvidas, entre outras coisas.
1. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17410- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
2. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
3. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19927- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
4. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14370- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
5. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16489- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
6. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22126- Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
7. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao17.php- acessado em 09/07/2013 às 18:45 hs.
Caso seja do interesse do professor, ele pode executa-los para os alunos no Laboratório de informática, como curiosidades, para tirar dúvidas, para aprofundar o conteúdo ou como material para estudo.
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e relatório da aula prática como avaliação.
Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/06/2015
Cinco estrelasGostei muito da aula e algumas atividades utilizarei na disciplina de Ciências.
19/02/2014
Cinco estrelasexcelente