30/01/2014
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
· Aprender sobre o funcionamento do sistema excretor e suas funções.
· Compreender como a urina é produzida e eliminada do corpo.
· Compreender a importância do sistema excretor para o organismo.
· Aprender quais são os componentes do sistema excretor.
· Compreender como o sistema excretor interage com outros sistemas do corpo.
Não é necessário conhecimentos prévios.
- Informática
- Aula prática no laboratório de ciências.
Atividades a serem abordadas:
Instruções ao professor
Atividade 1 – Animação interativa Fisiologia – sistema urinário
Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia - sistema urinário que permite uma interação à medida que o aluno clica nas imagens e setas.
Imagens do objeto educacional - Fisiologia - Sistema Urinário
Se não estiver disponível um computador para os alunos em duplas, o professor poderá guiar a classe nessa animação, e poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema excretor, sua anatomia e fisiologia.
A primeira aba se desdobra para mostrar como é o funcionamento dos rins, como a urina é formada e sua composição, e relaciona ao fim, a insuficiência renal como um dos problemas de saúde relacionado a este sistema.
À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa que envolve o sistema excretor e explicar questões mais relevantes sobre o assunto.
O professor pode pedir aos alunos que pesquisem sobre tratamentos para insuficiência renal (exemplos: hemodiálise e diálise peritoneal http://www.sbn.org.br/leigos/index.php?dialise&menu=8 e http://www.portaldadialise.com/portal/o-que-e-dialise-peritoneal#.UrRN_vRDsrU)
Uma das abas do recurso se dedica ao temas das excretas em diferentes filos. O professor deve apontar para os alunos os tipos de excretas liberadas pelos grupos de seres vivos, e comparar cada uma delas quanto à quantidade de água e a sua toxicidade, em relação ao ambiente em que vivem. Mostrar para os alunos como isso foi importante ao longo da história evolutiva na conquista do ambiente terrestre pelas espécies aquáticas.
Após terminar de ver e explicar toda a animação executar a animação Papel das junções celulares no funcionamento da bexiga
O professor pode , em seguida, discutir com os alunos outras formas de excreção usadas pelo corpo, como a pele ou a expiração. O professor poderá também pedir para que os alunos respondam algumas questões para ajudar no processo de aprendizagem, como as questões sugeridas abaixo:
Atividade 2 - Aula prática
A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização da prática Excreção: Excreção através da pele
A prática consiste em se medir se a eliminação de ureia pelo suor acontece da mesma forma em diferentes pontos da pele.
Para o professor saber um pouco mais sobre a reação com o cobalto visualize o objeto
Peça aos alunos que façam um relatório da aula prática, para que registrem o que viram na prática e o que aprenderam.
Nome | Tipo |
---|---|
Le Chatelier e o cloreto de cobalto: parte 2: vídeo | Vídeo |
Le Chatelier e o cloreto de cobalto: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao.php - ( acessado em 10/05/2013 às 16:58 hs).
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, relatório da aula prática como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
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