17/12/2013
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
· Como funciona o sistema respiratório, os movimentos de inspiração e expiração.
· Compreender como acontecem as trocas gasosas.
· Relacionar quais são os componentes do sistema respiratório.
· Compreender como o sistema respiratório interage com outros sistemas do corpo.
Não é necessário conhecimentos prévios.
Atividade 1 – Animação Fisiologia - sistema respiratório
Nessa animação, o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema respiratório, sua fisiologia, os processos de trocas gasosas, como funcionam os movimentos respiratórios.
À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa do sistema respiratório e explicar os pontos mais relevantes sobre o assunto.
Atividade 2 –Pesquisa sobre doenças do sistema respiratório
Ainda no laboratório de informática, separe os alunos em grupos e peça para que eles façam uma breve pesquisa sobre Doenças que afetem o sistema respiratório. Sorteie o nome das doenças entre os diferentes grupos.
Peça a eles que façam pequenas apresentações para o restante da sala sobre as doenças sob sua responsabilidade (de 5 a 10 minutos para cada apresentação).
Tire as dúvidas dos alunos após as apresentações de cada doença.
Ressaltamos que é importante que o professor explique, caso os próprios alunos não o digam nas apresentações, as diferenças entre gripes e resfriados, por estas serem doenças comuns do nosso cotidiano.
Como sugestões para o professor de recursos complementares seguem os áudios Ai meu nariz e H1N1 -Um ser em mutação e o vídeo De onde vem o espirro que também podem ser usados em sala de aula, caso o professor ache relevante.
Atividade 3 – Prática Como funciona o sistema respiratório?
A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização da prática Como funciona o sistema respiratório?
A prática consiste num experimento simples feito com material reciclável que simula o funcionamento do pulmão humano, mostrando como o ar entra e sai dos pulmões.
Avalie o modelo feito pelos alunos e peça a eles que façam um relatório da aula prática, para que registrem o que fizeram e aprenderam.
Nome | Tipo |
---|---|
H1N1 – Um Ser em Mutação | Áudio |
Como curiosidade e para saber mais, seguem alguns objetos educacionais disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):
Por que temos meleca no nariz? - áudio
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14657
Por que roncamos? - áudio
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14539 - acessado em 24/07/2013 às 11:42 hs
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/respiracao.php- acessado em 23/06/2013 às 20:39 hs.
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, o modelo e o relatório da aula prática, a pesquisa e as apresentações para a turma como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
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