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Sistema respiratório

 

17/12/2013

Autor e Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Como funciona o sistema respiratório, os movimentos de inspiração e expiração.

·         Compreender como acontecem as trocas gasosas.

·         Relacionar quais são os componentes do sistema respiratório.

·         Compreender como o sistema respiratório interage com outros sistemas do corpo.

Duração das atividades
2 a 3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Ciências

Atividade 1 – Animação Fisiologia - sistema respiratório

 

 

Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia - sistema respiratório

 

 
 
 
 
 

Nessa animação, o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema respiratório, sua fisiologia, os processos de trocas gasosas, como funcionam os movimentos respiratórios. 

 

À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa do sistema respiratório e explicar os pontos mais relevantes sobre o assunto.

 

Atividade 2 –Pesquisa sobre doenças do sistema respiratório

 

 

Ainda no laboratório de informática, separe os alunos em grupos e peça para que eles façam uma breve pesquisa sobre Doenças que afetem o sistema respiratório.  Sorteie o nome das doenças entre os diferentes grupos.

 

Peça a eles que façam pequenas apresentações para o restante da sala sobre as doenças sob sua responsabilidade (de 5 a 10 minutos para cada apresentação).

 

Tire as dúvidas dos alunos após as apresentações de cada doença. 

 

Ressaltamos que é importante que o professor explique, caso os próprios alunos não o digam nas apresentações, as diferenças entre gripes e resfriados, por estas serem doenças comuns do nosso cotidiano.

 

Como sugestões para o professor de recursos complementares seguem os áudios Ai meu nariz e H1N1 -Um ser em mutação e o vídeo De onde vem o espirro  que também podem ser usados em   sala de aula, caso o professor ache relevante.

 

 

 

 

 

Atividade 3 – Prática Como funciona o sistema respiratório?

 

 

A próxima atividade pode ser realizada em sala de aula mas, se disponível, o laboratório de ciências é mais apropriado para a realização da prática Como funciona o sistema respiratório?
 

 

 

 

A prática consiste num experimento simples feito com material reciclável que simula o funcionamento do pulmão humano, mostrando como o ar entra e sai dos pulmões.

 

Avalie o modelo feito pelos alunos e peça a eles que façam um relatório da aula prática, para que registrem o que fizeram e aprenderam.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
H1N1 – Um Ser em Mutação Áudio
Recursos Complementares

Como curiosidade e para saber mais, seguem alguns objetos educacionais disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):

Por que temos meleca no nariz? -  áudio

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14657

Por que roncamos? - áudio

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14539  - acessado em 24/07/2013 às  11:42 hs

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/respiracao.php- acessado em 23/06/2013 às 20:39 hs.

Avaliação

Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates, o modelo e o relatório da aula prática, a pesquisa e as apresentações para a turma como avaliação.  Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

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