30/01/2014
Adlane Vilas-Boas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
· Aprender como funcionam o sistema nervoso e o sistema endócrino e suas funções.
· Compreender a importância destes dois sistemas para o organismo.
· Aprender quais são os componentes do sistema nervoso e do sistema endócrino.
· Compreender a forma de atuação dos hormônios.
· Perceber a relação entre o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos.
· Comparar o sistema nervoso humano com o de outros organismos.
Não são necessários conhecimentos prévios.
- Informática
- Experimento no laboratório de ciências; mas pode ser realizada em qualquer lugar.
Atividades a serem executadas:
Instruções ao professor
Se o professor quiser aprofundar neste tópico, sugerimos que realize esta atividade em quatro ou cinco aulas. Uma aula para o sistema nervoso central; uma para sistema nervoso periférico; uma de sistema endócrino; e uma de órgãos dos sentidos e comparações com outros seres vivos. A prática sugerida ao final é bastante simples e rápida.
Atividade 1 – Animação Fisiologia -sistemas integradores
Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia – sistemas integradores que está disponível no site do PlanetaBio no link: http://www.planetabio.com/integradores.html - Acessado em 09/07/2013 às 11:03 hs.
Nessa animação, o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema nervoso e endócrino, sua anatomia, como funciona cada parte do cérebro, seus hemisférios, a divisão entre sistema nervoso central e periférico, as funções do sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático), as funções do sistema endócrino, suas glândulas, hormônios e suas atuações, os sentidos humanos e a comparação do sistema nervoso humano com outros organismos.
Sistema nervoso
Sistema endócrino
À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente e etapa que envolve o sistema nervoso, sistema endócrino, órgãos dos sentidos e as comparações, cada um em sua respectiva aula, apontando as questões mais relevantes sobre o assunto. Sugerimos algumas questões abaixo para serem trabalhadas com os alunos para facilitar o aprendizado:
É importante ressaltar que para que todos os alunos possam compreender os processos abordados durante cada uma dessas aulas é interessante que o professor não deixe de explicar cada etapa das animações.
Atente para o sistema nervoso autônomo e as glândulas endócrinas com seus respectivos hormônios.
Como curiosidade, o professor pode executar os objetos abaixo a título de curiosidade caso julgue necessário
1. Célula nervosa, animação que mostra a célula nervosa.
2. A rede, áudio que descreve como acontece a transmissão nervosa nos vertebrados citando as células envolvidas.
3. O que tem no nosso cérebro que faz a gente pensar?, áudio que explica o que são os neurônios.
4. Como é que a gente aprende?, áudio que fornece informações sobre o funcionamento do sistema nervoso no aprendizado e memorização.
Atividade 2 – Prática Movimentos friamente planejados
Esta atividade é uma prática sobre o a transmissão dos impulsos nervosos para a contração muscular. É uma atividade bem simples que poderá ser realizada em qualquer lugar, não precisando de ir, necessariamente, ao laboratório de Ciências.
A prática é Movimentos friamente planejados
Peça para os alunos escreverem um relatório sobre a prática.
Nome | Tipo |
---|---|
Célula nervosa | Animação/simulação |
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php- (acessado em 09/07/2013 às 11:44 hs).
Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e relatório da aula prática como avaliação. Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx
http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2014
Cinco estrelasMe ajudou muito obrigada professor !!
11/09/2014
Cinco estrelasMe ajudou muito obrigada professor !!
20/08/2014
Cinco estrelasParabéns! Aula muito bem elaborada, amei o mapa conceitual!
20/03/2014
Cinco estrelasAchei ótimo, pois desconhecia este mecanismo da escola digital. PARABÉNS PROFESSOR.. Não consegui acessar tudo, mas foi uma ótima aula. Preciso estudar mais esta parte de tecnologia e educação.