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Sistema nervoso e endócrino

 

30/01/2014

Autor e Coautor(es)
DIEGO DAYVISON DIAS
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Adlane Vilas-Boas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Aprender como funcionam o sistema nervoso e o sistema endócrino e suas funções.

·         Compreender a importância destes dois sistemas para o organismo.

·         Aprender quais são os componentes do sistema nervoso e do sistema endócrino.

·         Compreender a forma de atuação dos hormônios.

·         Perceber a relação entre o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos.

·         Comparar o sistema nervoso humano com o de outros organismos.

Duração das atividades
- 1 a 5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

            - Informática

            - Experimento no laboratório de ciências; mas pode ser realizada em qualquer lugar.

 

Atividades a serem executadas:

 

Instruções ao professor

Se o professor quiser aprofundar neste tópico, sugerimos que realize esta atividade em quatro ou cinco aulas. Uma aula para o sistema nervoso central; uma para sistema nervoso periférico; uma de sistema endócrino; e uma de órgãos dos sentidos e comparações com outros seres vivos. A prática sugerida ao final é bastante simples e rápida.

Atividade 1 – Animação Fisiologia -sistemas integradores

Se disponível, utilize o Laboratório de informática, separando a turma em duplas ou trios, para enriquecer a discussão entre os alunos, e execute a animação Fisiologia – sistemas integradores que está disponível no site do PlanetaBio no link: http://www.planetabio.com/integradores.html - Acessado em 09/07/2013 às 11:03 hs.

Nessa animação, o professor poderá mostrar aos alunos os componentes do sistema nervoso e endócrino, sua anatomia, como funciona cada parte do cérebro, seus hemisférios, a divisão entre sistema nervoso central e periférico, as funções do sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático), as funções do sistema endócrino, suas glândulas, hormônios e suas atuações, os sentidos humanos e a comparação do sistema nervoso humano com outros organismos.

 

Sistema nervoso

 

Sistema endócrino

 

À medida que os alunos assistem e interagem com a animação, o professor deve promover questionamentos sobre cada componente  e etapa que envolve o sistema nervoso, sistema endócrino, órgãos dos sentidos e as comparações, cada um em sua respectiva aula, apontando as questões mais relevantes sobre o assunto. Sugerimos algumas questões abaixo para serem trabalhadas com  os alunos para facilitar o aprendizado:

  1. Cite quais são os sistemas que coordenam e têm o papel de integrar  as funções animais.
  2. Como é organizado o sistema nervoso nos seres humanos?
  3. Quais são as funções do cerebelo? Qual a relação do seu desenvolvimento com o grau de atividade do animal?
  4. Descreva o trajeto do impulso nervoso  nos atos voluntários e nos atos reflexos. Qual a principal diferença entre eles? Por que é de fundamental importância para o animal que o trajeto de do ato reflexo seja este e não o mesmo ato voluntário?
  5. Como é realizada a transmissão de um impulso nervoso entre dois ou mais neurônios?
  6. Quais são os principais órgãos dos sentidos nos seres humanos?  Classifique seus receptores de acordo com os estímulos que eles respondem.
  7. Como o sistema endócrino coordena as funções do organismo?
  8. Conceitue:
  • Glândula endócrina
  • Glândula exócrina
  • Hormônio
  1. Cite 3 glândulas endócrinas, suas funções e os hormônios secretados por elas.
  2. Onde são produzidos e quais são as funções dos seguintes hormônios:
  • Folículo estimulante (FSH)
  • Luteinizante (LH)
  • Hormônio do crescimento (GSH)
  • Adrenalina
  • Insulina
  • Glucagon

 

  1. Quais são os hormônios sexuais na espécie humana? Descreva como atuam no organismo.

É importante ressaltar que para que todos os alunos possam compreender os processos abordados durante cada uma dessas aulas é interessante que o professor não deixe de explicar cada etapa das animações.

Atente para o sistema nervoso autônomo e as glândulas endócrinas com seus respectivos hormônios.

Como curiosidade, o professor pode executar os objetos abaixo a título de curiosidade caso julgue necessário

 

 

1. Célula nervosa, animação que mostra a célula nervosa.

 

 

 

2. A rede, áudio que descreve como acontece a transmissão nervosa nos vertebrados citando as células envolvidas.

 

 

 

3. O que tem no nosso cérebro que faz a gente pensar?,  áudio que explica o que são os neurônios.

 

 

 

 

4. Como é que a gente aprende?, áudio que fornece informações sobre o funcionamento do sistema nervoso no aprendizado e memorização.

 

 

 

 

Atividade 2 – Prática  Movimentos friamente planejados

Esta atividade é uma prática sobre o a transmissão dos impulsos nervosos para a contração muscular. É uma atividade bem simples que poderá ser realizada em qualquer lugar, não precisando de ir, necessariamente, ao laboratório de Ciências.

A prática é Movimentos friamente planejados

 

 

 

 

Peça para os alunos escreverem um relatório sobre a prática.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Célula nervosa Animação/simulação
Recursos Complementares

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php- (acessado em 09/07/2013 às 11:44 hs).

Avaliação

            Sugerimos que o professor utilize a participação dos alunos nas atividades e debates e relatório da aula prática como avaliação.  Nos links abaixo estão um modelo de relatório de aula prática de forma editável, para que o professor possa modificá-lo da maneira que desejar, para utilização nas atividades práticas; instruções de como deve ser preenchido um relatório de aula prática e um modelo pronto como exemplo.

  1. Relatório de aula prática

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_do_aluno.doc

  1. Como preencher

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_instrucoes.docx

  1. Modelo de preenchimento

http://pontociencia.org.br/aulas/relatorio_de_pratica/Relatorio_de_praticas_modelo.doc

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Opiniões

  • Bruna, Cef 16 , Distrito Federal - disse:
    brunageovanadesouza@hotmail.com

    11/09/2014

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito obrigada professor !!


  • Bruna, Cef 16 , Distrito Federal - disse:
    brunageovanadesouza@hotmail.com

    11/09/2014

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito obrigada professor !!


  • Zenilma Passos, E.E Afiz Gebara , São Paulo - disse:
    zenilmap@yahoo.com.br

    20/08/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns! Aula muito bem elaborada, amei o mapa conceitual!


  • Marlene Gesualdo, Colégio Estadula João XXIII , Paraná - disse:
    margesualdo@gmail.com

    20/03/2014

    Cinco estrelas

    Achei ótimo, pois desconhecia este mecanismo da escola digital. PARABÉNS PROFESSOR.. Não consegui acessar tudo, mas foi uma ótima aula. Preciso estudar mais esta parte de tecnologia e educação.


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