JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Observar os detalhes da própria fisionomia e movimentos das linhas que formam os contornos dos olhos, boca, nariz, etc com o auxílio de um espelho.
Exercitar o desenho de si mesmo (auto-retrato) a partir da observação no espelho, perseguindo uma representação mais aproximada da realidade
Exercitar o uso do lápis grafite
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito: AUTO-RETRATO; REALISTA; REALISMO
Estratégias e recursos da aula
Utilizar nessa atividade um espelho pequeno (de bolso) de maneira que só se consiga ver as partes do rosto separadamente, e não em seu conjunto. Veja a foto abaixo:
Partindo da observação separada de boca, olhos, nariz, queixo, testa, orelhas, bochechas, nariz de perfil, olho de perfil, cabelos, desenhar cuidadosamente aquilo que se observa no espelho. Procurar detalhar o melhor possível, tentando ser fiel ao que se vê.
Material necessário: papel, lápis grafite, borracha e espelho
Motivar a calma, a tranquilidade e a persistência para realizar o exercício com qualidade e sem pressa
As chances dos resultados dessa atividade serem positivos é grande se forem seguidas as recomendações acima, mas não se esqueça que alunos/as têm habilidades e destrezas diferenciadas, portanto não exija aquilo que naquele momento seu aluno ou sua aluna não tem para oferecer.
Avaliação
A avaliação desse exercício é de mão dupla. Pelo lado do/a professor/a é bom ter em mente que as habilidades com o desenho realista são dados da pessoalidade de cada aluno/a, portanto são variáveis, mas isso não significa que não podem ser aprimorados. Com relação ao grupo a ser avaliado, perceba ao longo dos exercícios das partes, se alunos/as se dedicaram, se foram persistentes quando erraram, se necessitaram de maiores auxílios ou se foram capazes de realizar sozinhos/as. Ao final, avalie junto com o grupo ou individualmente como foi realizar a atividade, o seu grau de dificuldade, etc. Os resultados do exercício em si darão indícios da aprendizagem e da participação de cada aluno/a.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.