Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Auto-retrato: em busca do realismo

 

10/10/2009

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar os detalhes da própria fisionomia e movimentos das linhas que formam os contornos dos olhos, boca, nariz, etc com o auxílio de um espelho.
  • Exercitar o desenho de si mesmo (auto-retrato) a partir da observação no espelho, perseguindo uma representação mais aproximada da realidade 
  • Exercitar o uso do lápis grafite
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito: AUTO-RETRATO; REALISTA; REALISMO
Estratégias e recursos da aula
  •   Utilizar nessa atividade um espelho pequeno (de bolso) de maneira que só se consiga ver as partes do rosto separadamente, e não em seu conjunto. Veja a foto abaixo:    
  • Partindo da observação separada de boca, olhos, nariz, queixo, testa, orelhas, bochechas, nariz de perfil, olho de perfil, cabelos, desenhar cuidadosamente aquilo que se observa no espelho. Procurar detalhar o melhor possível, tentando ser fiel ao que se vê.
  • Material necessário: papel, lápis grafite, borracha e espelho
  • Motivar a calma, a tranquilidade e a persistência para realizar o exercício com qualidade e sem pressa
  • As chances dos resultados dessa atividade serem positivos é grande se forem seguidas as recomendações acima, mas não se esqueça que alunos/as têm habilidades e destrezas diferenciadas, portanto não exija aquilo que naquele momento seu aluno ou sua aluna não tem para oferecer.
Avaliação
  • A avaliação desse exercício é de mão dupla. Pelo lado do/a professor/a é bom ter em mente que as habilidades com o desenho realista são dados da pessoalidade de cada aluno/a, portanto são variáveis, mas isso não significa que não podem ser aprimorados. Com relação ao grupo a ser avaliado, perceba ao longo dos exercícios das partes, se alunos/as se dedicaram, se foram persistentes quando erraram, se necessitaram de maiores auxílios ou se foram capazes de realizar sozinhos/as. Ao final, avalie junto com o grupo ou individualmente como foi realizar a atividade, o seu grau de dificuldade, etc. Os resultados do exercício em si darão indícios da aprendizagem e da participação de cada aluno/a.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.