Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo sentidos: ditados e expressões populares em destaque

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a diferença entre ditado e expressão popular;
  • Reconhecer ditados e expressões populares;
  • Identificar os significados/sentidos de alguns ditados e expressões populares;
  • Representar ditados ou expressões populares por meio de ilustração e produção de texto;
  • Interpretar ditados e expressões populares por meio de jogos e brincadeiras;
  • Conhecer alguns ditados e expressões populares;
  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

 

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de ago. 2013.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 01 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

 

A partir do trabalho com ditados e expressões populares, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

 

  • Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos;
  • Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia;
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
  • Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia;
  • Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.

 

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

 

Professor, apresentaremos algumas estratégias para se trabalhar com ditados e expressões populares. Para cada atividade há uma estratégia, assim, você poderá optar por usar as estratégias só para trabalhar com ditados ou somente com expressões, se achar que ficará confuso para os alunos. Porém, se preferir, realize o trabalho concomitantemente.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Conversando com o professor

 

Professor, os ditados populares são conceitos transmitidos por pessoas, de geração em geração e que, de alguma maneira, têm como objetivo alertar, aconselhar as pessoas.

 

Exemplo: DE GRÃO EM GRÃO A GALINHA ENCHE O PAPO.

 

Já as expressões populares são frases criadas pelo povo e que na sua maioria têm a função de comparar com diversos assuntos/situações, como: modo de agir, modo de pensar. São frases que de tão repetitivas, viram fórmulas para representar algum acontecimento.

 

Exemplo: DOR DE COTOVELO.

 

Ambos fizeram e fazem parte da memória do povo, pois são criados pela própria voz do povo, fato que garante e enriquece o nosso folclore. Nesse sentido, como fazem parte da tradição oral, está presente no cotidiano das pessoas, por isso é relevante que você estimule o conhecimento de mundo dos alunos sobre o que eles conhecem sobre ditados e expressões populares.

 

SENSIBILIZAÇÃO

 

Você poderá, por exemplo, preparar uma apresentação em data show com alguns ditados e/ou expressões populares escritos ou imagens que os representam. Os alunos tentarão lembrá-los ou reconhecê-los e a partir desse momento solicite que relatem se já os ouviram, em que situação presenciaram esses dizeres. Poderão até construir uma explicação para o seu significado.

 

slide

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Outra forma de aquecer essa temática seria por meio da contação de histórias. Sugerimos algumas para evidenciar esses dizeres da tradição oral.

 

Título: Maria – vai – com – as – outras

Autora: Sylvia Orthof

Editora: Ática

Sinopse: A ovelha Maria era mesmo uma Maria-vai-com-as-outras. Até o dia em que descobriu que cada um pode ter o seu próprio caminho, basta querer.

  

maria

Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em:

<http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=54217>.

Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Título: A rainha da cocada preta

Autora: Miriam Portela

Editora: Noovha América 

Sinopse: Se você também está cansado de ficar marcando touca e com a pulga atrás da orelha para saber quem é essa tal rainha da cocada preta, prepare-se para levar um susto de cair do cavalo. É que esta história, apesar de ser do tempo da carochinha, é contada por uma avó que de tão esperta é capaz de dar nó em pingo d'água.

 

cocada

Fonte: Sítio: “Editora Noovha América”. Disponível em:

<http://www.noovhaamerica.com.br/lojanoovha/product.php?id_product=191>.

Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Título: Saladinha de Queixas

Autora: Tatiana Belink

Editora: Moderna

Sinopse: Conta a história de frutas, legumes e verduras que se reuniram para se queixar do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes. Em forma de rimas, a laranja reclamou primeiro, depois foi a vez do abacaxi, do pepino, da banana e do mamão. A única que, ao invés de se sentir insultada, sorria lisonjeada era a uva, mesmo porque uva é moça bonita.

 

saladinha

Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em:

<http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=252710&sid=741256011095499245013632>.

 Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Professor, após ouvir as opiniões dos alunos, levante o conhecimento prévio dos mesmos, sobre os ditados e expressões populares do folclore brasileiro. Esclareça o significado de folclore. Procure saber o repertório dos alunos sobre a temática. Muitos alunos conhecem alguns ditados e expressões populares sem terem consciência de que fazem parte do folclore brasileiro.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, nesse momento exiba para os alunos dois vídeos que estão disponibilizados no Portal do Professor.

 

 

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18939>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18653>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Em seguida, organize a turma em dois grandes grupos. Um grupo pesquisará sobre a origem e significados de alguns ditados populares o outro grupo pesquisará sobre a origem e/ou significados de algumas expressões populares. Se preferir a atividade poderá ser realizada em duplas.

Para a realização dessa atividade leve os alunos ao Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) os sítios a seguir:

 

Sítio: "Ensinar e aprender". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/ditados-populares-e-frases-populares.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

Sítio: "De boca em boca até hoje". Disponível em: <http://debocaembocaatehoje.blogspot.com.br/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

Sítio: "Teixeiras". Disponível em: <http://www.teixeiras.info/site/ditados_expressoes.php>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

Sítio: "Provérbio e frase". Disponível em: <http://www.proverbioefrase.com/2011/04/ditados-populares-e-seus-significados.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

Sítio: "Portal São Francisco". Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/traducao-de-proverbios-e-ditos-populares.php>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Por meio desses sítios exemplificaremos alguns significados que os alunos irão encontrar:

 

Ditados populares:

Cada macaco no seu galho: Cada pessoa no seu devido lugar.

De grão em grão, a galinha enche o papo: Aos poucos se consegue atingir um objetivo.

 

Expressões populares:

Pintar o 7: Fazer bagunça.

Osso duro de roer: Coisa difícil de resolver.

 

Peça para os alunos copiarem ou imprimirem os significados das expressões e/ou ditados populares. Logo após os grupos ou as duplas deverão apresentar/ler os significados que encontraram e organizá-los em um mural de forma que os ditados fiquem de um lado e as expressões de outro.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, a partir das atividades anteriores os alunos já estão se familiarizando com os termos usados: ditados e/ou expressões populares.

Portanto, apresentamos algumas sugestões para fixar esses conceitos:

 

  • Apresente desenhos ou imagens e os alunos tentarão adivinhar qual ditado ou expressão popular está sendo retratado.

 

Exemplo de ditado popular:

 

DEVAGAR SE VAI AO LONGE.

 tartaruga

Fonte: Sítio: "Atividade Educa. Diversos desenhos”. Disponível em:

 <http://www.atividadeeduca.com/2012/06/ditado-popular.html>.

Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Exemplo de expressão popular:

 

CHÁ DE CADEIRA.

cha de cadeira

Fonte: Sítio: “Língua em foco”. Disponível em:

<http://linguaemfocomju.blogspot.com.br/2011/03/denotativo-x-conotativo.html>.

Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

  • Peça para os alunos escolherem um ditado ou expressão popular e desenharem uma situação que represente esse dizer.

 

  • Solicite aos alunos que formem duplas ou trios e escolham um ditado popular para criarem uma produção de texto. O ditado popular indica uma moral, nesse sentido, os alunos deverão fazer uma narrativa na qual esse ditado apareça. O texto poderá ser realizado no KWord e acessando: (Área de trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Se a sua escola não participa deste projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática. Professor, circule pelos grupos, acompanhando a coerência da produção e a temática,  indique a leitura das produções para revisão. Se optar pela realização da atividade em um processador de textos incentive que usem as ferramentas de revisão de texto, demonstrando que sempre que houver um grifo no texto produzido, feito pelo próprio processador, podem clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse e checar se a sugestão de correção feita pelo programa é, de fato, pertinente. Em caso afirmativo, devem clicar sobre a sugestão para incorporá-la ao texto.

 

  • Proponha à turma vários ditados e/ou expressões, um por vez, e peça para os alunos exemplificarem com situações cotidianas.

 

Expressão: DAR COM OS BURROS N’ÁGUA.

Situação: Quando alguém chega atrasado e perde a sessão do cinema, por exemplo, dá pra dizer que a pessoa foi DAR COM OS BURROS N’ÁGUA. 

 

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

  

Professor, a seguir sugerimos algumas atividades para serem realizadas e registradas no caderno de Língua Portuguesa.

 ditado 1 ditado 2 ditado 3

Fonte das imagens 1 e 2:

Sítio: “Blog Tatiana Alfabetização’ Disponível em:<http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/08/folclore-ditados-populares.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Fonte da imagem 3:

Sítio: “Blog Pedagógico”. Disponível em:<http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/08/atividades-sobre-ditados-populares.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.

 

Resolva os exercícios:

 

1) Leia as frases abaixo e complete-as. Depois, verifique se escreveu ditados populares:

 

* Quem não tem cão, ____________________.

* Apressado, _______________________.

* Galinha que acompanha pato, ___________________________.

* Em casa de ferreiro, ____________________________.

* Mais vale um pássaro na mão, ____________________________.

* Roupa suja, __________________________.

 

 2)    Os ditados populares a seguir foram embaralhados. Reescreva-os na ordem certa.

 

a) Filho de peixe, tanto bate até que fura.

b) Água mole em pedra dura, não se olham os dentes.

c) Em cavalo velho, peixinho é.

d) Santo de casa tem 100 anos de perdão.

e) Ladrão que rouba ladrão ri por último.

f) Mais vale um pássaro na mão àquele que colhe tempestade

g) Ri melhor quem não faz milagre.

h) Quem semeia vento colhe dois pássaros voando.

 

Respostas:

a) Filho de peixe peixinho é.

b) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

c) Em cavalo dado não se olham os dentes.

d) Santo de casa não faz milagre.

e) Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.

f) Mais vale um pássaro na mão que dois voando.

g) Quem ri por ultimo ri melhor.

h) Quem semeia vento colhe tempestade

 

3) Digite ou escreva em tiras de papel ditados e/ou expressões populares. Em seguida, recorte palavra por palavra e distribua uma para cada aluno. Os alunos deverão encontrar os colegas para formarem corretamente o ditado ou expressão popular. Repita a atividade e peça para os alunos copiarem a frase que formaram.

Alguns exemplos:

  

tiras de papel

Fonte: Imagem da própria autora.

 

 

5ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, o lúdico deve permear os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido apresentaremos brincadeiras e jogos sobre os dizeres populares.

 

INTERPRETANDO DITADOS

 

Professor, você poderá permitir que os alunos escolham, aleatoriamente, ditados ou expressões populares ou se preferir, você poderá elencar alguns dizeres para cada aluno.

 

Organizados em trios, os alunos deverão preparar uma apresentação sobre os ditados e/ou expressões populares escolhidos. Dê algumas dicas para que se preparem.

Cada grupo será responsável por interpretar um ou dois ditados populares. Essa apresentação deverá enfocar a construção da significação que emergem do ditado.

 

Os grupos deverão:

 

  • Interpretar os ditados escolhidos;
  • Pesquisar com pais e familiares situações de vida que se aplicam aos ditados, ou seja, cada um dos ditados apresentados deverá possuir uma exemplificação positiva no cotidiano. Caso o aluno não consiga um exemplo que realmente aconteceu, poderá criar um que se adéque.

 

 MÍMICAS

 

Organize a turma em dois grandes grupos e solicite que cada grupo prepare por meio de mímicas ditados e/ou expressões populares para o outro grupo adivinhar. Vence o grupo que adivinhar mais.

Terminada as mímicas dos grupos, o professor deve iniciar um debate com os alunos para apresentarem suas dificuldades e se conseguiram compreender qual dito popular seus colegas interpretaram. Recomenda-se que o professor formalize sobre ditados e expressões populares explicando que possuem um significado que é passado de geração em geração.

 

JOGO

 

Professor, reserve um momento e leve os alunos ao Laboratório de Informática ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox  (Área de Trabalho > Navegador de Internet) o sítio a seguir para jogar o JOGO: COMO DIZ O DITADO.

 

Os alunos deverão ler a situação apresentada e logo após arrastarem o ditado ou expressão que se adéque a ela. São ao total, 10 situações cotidianas.

 

jogo

Fonte: Sítio: “Recreio. Jogo: Teste – Como diz o ditado”. Disponível em:

<http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/teste-descubra-o-significado-de-ditados-populares>.

Acesso: 02 de ago. 2013.

 

Acertando a resposta aparecerá uma explicação sobre a origem e o significado do ditado ou expressão popular.

 

explicação

Fonte: Sítio: “Recreio. Jogo: Teste – Como diz o ditado”. Disponível em:

<http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/teste-descubra-o-significado-de-ditados-populares>.

Acesso: 02 de ago. 2013.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Expressões populares [Sua língua] Vídeo
Ditos populares [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões para professores:

Sítio: "Revista Nova Escola. Sequência Didática: Plano de aula: De grão em grão...a história dos provérbios".

Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-grao-historia-proverbios-ditados-populares-647770.shtml>. Acesso: 02 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação ao reconhecimento e ao uso dos ditados e/ou expressões populares trabalhado nessa aula, bem como os avanços no sistema de escrita alfabética. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre as diferenças e os significados de ditado e expressão popular, bem como as dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.