Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vidas Secas... Realidade socioeconômica no Sertão Nordestino

 

20/09/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer algumas características do sertão nordestino apresentadas na obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas;
- Entender o êxodo rural na sub-região do Sertão do Nordeste: razões e consequências;
- Discutir  possibilidades para minimizar o êxodo rural por meio de atividades socioeconômicas que favoreçam a permanência do homem em seu meio.
Duração das atividades
6 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a entenderem melhor alguns aspectos da sub-região do Sertão Nordestino, ressaltando alguns das causas e consequências do êxodo rural naquela região, por meio da obra "Vidas Secas" de um dos grandes mestres da literatura brasileira Graciliano Ramos, cujo resumo de sua história literária está disponível no Portal da TV Escola: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1347> (acesso em 29/08/2013).

Proponha um trabalho em conjunto com a área de Língua Portuguesa/Literatura para proporcionar uma aprendizagem mais significativa aos estudantes. Os professores envolvidos devem escolher, juntos, uma ou mais partes da obra em questão, cujos temas suscitem discussões em suas disciplinas. Deve-se dar preferência aos textos/partes mais curtas, que permitam leituras que abordem especificamente temas comuns às áreas.

 

 hhh

Sugerimos que parte destas atividades seja desenvolvida em sala de aula ou, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, em um laboratório de informática. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

hh

Atividade 01: Contexto e vídeo

 

A realidade socioeconômica do Sertão do Nordeste

 PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre as atribulações pessoais e políticas de Graciliano Ramos. Problematize:

  • Você já ouviu falar sobre Graciliano Ramos?
  • Onde esse autor nasceu, onde viveu, qual a sua atuação política?
  • Você leu ou teve algum contato com a sua grande obra "Vidas Secas"?

 

- Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos e registre-os e, a partir da "sementeira de ideias", instigue-os a conhecerem um pouco da história de um dos mais importantes escritores brasileiros do Século XX. Oriente-os a realizarem uma pesquisa (no laboratório de informática ou em casa) e acessarem a Plataforma BRITANNICA ESCOLA ONLINE e lerem o artigo "GRACILIANO RAMOS", disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/483498/Graciliano-Ramos> (acesso em 15/09/2013).

- Após a pesquisa que os estudantes fizeram, comente um pouco sobre o escritor Graciliano Ramos, ressaltando seu estilo literário marcado pelo romance regionalista, em especial, destaque sua principal obra "Vidas Secas", que é apresentada por meio de uma linguagem tão árida e concisa quanto a realidade da maioria das famílias sertanejas flageladas pela seca.

- Apresente o documentário "MESTRES DA LITERATURA - GRACILIANO RAMOS: LITERATURA SEM BIJOUTERIAS", disponível no Portal da TV Escola:

<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1347> (acesso em 29/08/2013). Trata-se de um episódio da série "Mestre da Literatura", que conta a trajetória de Graciliano Ramos, suas atribuições pessoais e políticas, até se tornar um escritor famoso. Este programa mostra uma análise sobre seu principal livro "Vidas Secas".

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que em "Vidas Secas", foca o drama dos empregados das fazendas na região da seca, pessoas que vivem em terras alheias, que têm vidas sofridas pela ausência de chuva e, portanto, de trabalho e renda. Assim, passam a lutar pela sobrevivência no período de estiagem, época em que são obrigados a tornarem-se migrantes, retirantes.

- O texto "Vidas Secas" disponível em <http://vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/vidas-secas.htm> (acesso em 15/09/2013) apresenta um breve resumo da obra de Graciliano Ramos.

- Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário e, posteriormente, peça para formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre os fatos narrados que mais lhes despertaram a atenção, auxiliando-os a fazerem um quadro-síntese no caderno.

 

Atividade 02: Pesquisa

Vidas secas... como vivem as pessoas no Sertão nordestino?

PASSO A PASSO

 

- Selecione algum trecho do livro "Vidas Secas" que retrate a migração dos sertanejos por causa das dificuldades enfrentadas pela seca, conforme exemplo ilustrado a seguir (Figura 01), e distribua cópia do trecho selecionados aos estudantes para leitura e interpretação:

Figura 01: Capa do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 

Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vidas-secas-analise-obra-graciliano-ramos-702012.shtml>. Acesso em 15/09/2013.

"Fabiano ouviu os sonhos da mulher, deslumbrado, relaxou os músculos, e o saco da comida escorregou-lhe no ombro. Aprumou-se, deu um puxão à carga. A conversa de Sinhá Vitória servira muito: haviam caminhado léguas quase sem sentir. De repente veio a fraqueza. Devia ser fome. Fabiano ergueu a cabeça, piscou os olhos por baixo da aba negra e queimada do chapéu de couro. Meio dia, pouco mais ou menos. Baixou os olhos encandeados, procurou descobrir na planície uma sombra ou sinal de água. Estava realmente com um buraco no estômago. Endireitou o saco de novo e, para conservá-lo em equilíbrio, andou pendido, um ombro alto, outro baixo. O otimismo de Sinhá Vitória já não lhe fazia mossa. Ela ainda se agarrava a fantasias. Coitada. Armar semelhantes planos, assim bamba, o peso do baú e da cabeça enterrando-lhe o pescoço no corpo.

Foram descansar sob os garranchos de uma quixabeira, mastigaram punhados de farinha e pedaços de carne, beberam na cuia uns goles de água. Na testa de Fabiano o suor secava, misturando-se à poeira que enchia as rugas fundas, embebendo-se na correia do chapéu. A tontura desaparecera, o estômago sossegara. Quando partissem, a cabaça não envergaria o espinhaço de Sinhá Vitória. Instintivamente procurou no descampado indício de fonte. Um friozinho agudo arrepiou-o. Mostrou os dentes sujos num riso infantil. Como podia ter frio com semelhante calor? Ficou um instante assim besta, olhando os filhos, olhando os filhos, a mulher e a bagagem pesada. O menino mais velho esbrugava um osso com apetite. Fabiano lembrou-se da cachorra Baleia, outro arrepio correu-lhe a espinha, o riso besta esmoreceu.

Se achassem água ali por perto, beberiam muito, sairiam cheios, arrastando os pés. Fabiano comunicou isto a Sinhá Vitória e indicou uma depressão do terreno. Era um bebedouro, não era? Sinhá Vitória estirou o beiço, indecisa, e Fabiano afirmou o que havia perguntado. Então ele não conhecia aquelas paragens? Estava a falar variedades? Se a mulher tivesse concordado, Fabiano arrefeceria, pois lhe faltava convicção; como Sinhá Vitória tinha dúvidas, Fabiano exaltava-se, procurava incutir-lhe coragem. Inventava o bebedouro, descrevia-o, mentia sem saber que estava mentindo. E Sinhá Vitória excitava-se, transmitia-lhe esperanças. Andavam por lugares conhecidos. Qual era o emprego de Fabiano? Tratar de bichos, explorar os arredores, no lombo de um cavalo. E ele explorava tudo. Para lá dos montes afastados havia outro mundo, um mundo temeroso; mas para cá, na planície, tinha de cor plantas e animais, buracos e pedras.

E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos." (Graciliano Ramos - Vidas secas, p. 130, 131,134).

- Após leitura do trecho do livro, solicite aos estudantes que comentem a Figura 02, a seguir:

Figura 02: O sertão nordestino é uma região marcada pela seca. 

Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483498/Graciliano-Ramos> (acesso em 15/09/2013).

 - Problematize:

  • Quais as principais características da paisagem narrada no trecho do livro e apresentada nesta imagem?
  • Esta imagem apresenta alguma semelhança com alguns dos aspectos narrados no trecho do livro "Vidas Secas"? Quais?
  • Esta paisagem é marcada pela presença de chuvas ou estiagem? Por quê?
  • Qual das sub-regiões da região Nordeste do Brasil apresenta uma paisagem marcada pelas características presentes nesta imagem?

 

- Após os estudantes apresentarem suas compreensões prévias, recorde algumas características da sub-região do Sertão nordestino. Distribua cópias do artigo "Sertão" disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/487860/sertao> (acesso em 15/09/2013). Contextualize verbalmente, relembrando as principais características naturais (clima, relevo e vegetação), além de destacar os aspectos socioeconômicos desta região, relatadas no documentário "Vidas Secas".

 

Atividade 03

Vidas secas... como vivem as pessoas no Sertão nordestino?

PASSO A PASSO

- Oriente os estudantes a se organizarem em grupos e irem até a biblioteca e pesquisarem em livros geográficos, fazer consultas em sites de busca na internet, e outras fontes que abordem a temática para responderem às questões:

  • Quais os principais fatores naturais responsáveis pela baixa quantidade de chuvas na sub-região do Sertão do Nordeste?
  • Como é a realidade socioeconômica da maioria das famílias sertanejas que residem na região atingida pela seca?
  • O que acontece com a maioria dos sertanejos durante os longos períodos de estiagem?
  • Quando esses sertanejos migram para outros lugares, será que encontram, de fato, melhores condições de vida? Por quê?

 

- Comentário: Sugira a leitura do texto "Por que não chove no Sertão Nordestino?", disponível na revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/nao-chove-sertao-nordestino-736936.shtml> (acesso em 15/09/2013), que dispõe de informações da ilustração a seguir (Figura 03), que facilita a compreensão desta questão por parte dos estudantes:

Figura 03: Representação Cartográfica demonstrando os fatores naturais responsáveis pela baixa quantidade de chuvas no Sertão Nordestino. 

Por que não chove no sertão nordestino? Ilustração: Bruno Algarve

Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/nao-chove-sertao-nordestino-736936.shtml> (acesso em 15/09/2013).

Comentário:

1-Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

2- Acompanhe cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

3- Esclareça que cada grupo deverá ser responsável pela organização de uma apresentação com os resultados da pesquisa.

 

Atividade 04: Socialização dos resultados e considerações finais

O que aprendemos e sabemos explicar

PASSO A PASSO

 - Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite a eles que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). 

- Fique atendo se as apresentações dos resultados pelos grupos contemplam as questões apresentadas anteriormente, com ênfase para:

  • A paisagem do Sertão nordestino, região marcada pelas chuvas escassas e irregulares;
  • Uma política de descaso por parte dos governantes com os investimentos sociais, que contribui para transformar a paisagem em ambiente inóspito e hostil;
  • A realidade socioeconômica dos sertanejos que vivem nesta sub-região do Nordeste brasileiro.

- Após as exposições de cada grupo, promova uma "roda de conversa" acerca dos projetos propostos pelos órgãos públicos com o intuito de promover o desenvolvimento regional no Sertão nordestino, esclarecendo que as políticas públicas devem ser realmente voltadas para as necessidades da maioria da população. Compare, também, os "retirantes" da época retratada pelo livro "Vidas Secas" com os migrantes nordestinos espalhados pelo Brasil de hoje, questionando:

  •  Quem são os retirantes do Brasil atualmente?

  • Como vivem essas pessoas?

  • O que poderia ser feito para minimizar este problema em um país tão rico como o Brasil?

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática e explorar também a literatura, gênero literário e outros; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem na região Nordeste; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens nordestinas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

O BEABÁ DO REPENTE e POETAS DO REPENTE, doc. do Sala de Professor, TV Escola

 ÁGUA DE CHUVA, O segredo da convivência com o semi-árido brasileiro. Cáritas Brasileira. São Paulo: Paulinas, 2001.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 45. ed. Rio de Janeiro, São Paulo, Record, 1980.

SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

 

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.