Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Movimento no Mundo dos Insetos e Aracnídeos

 

17/11/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar em equipe.
  • Noções de movimentos executados em determinados esportes e sua relação com os movimentos dos insetos e aracnídeos.
  • Aprimorar as habilidades de escrita.
  • Respeitar os colegas.
  • Exposição de ideias.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o professor Regente ou de Ciências trabalhe previamente conhecimentos sobre os insetos (características).

Estratégias e recursos da aula

Professor, a presente estratégia de ensino é direcionada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, etapa final da fase da alfabetização.

Para melhor desenvolvimento das atividades propostas, o professor de Educação Física deverá contar com a parceria do professor regente ou com os professores de Ciências, Informática e Português.

 

Aula 1. Sondagem e levantamento de hipóteses

1. O professor deverá conduzir a turma até a quadra da escola (ou outro espaço usado pela Educação Física) e iniciará a aula com o seguinte questionamento aos alunos:

a)    Quem aqui tem medo de insetos?

b)    Quais? Por quê?

c)    Quem tem medo de aranha ou escorpião?

d)    Por quê?

É importante que o professor conduza a atividade de modo que todos os alunos externalizem suas respostas, garantindo que cada aluno respeite o momento da fala dos colegas, inclusive, as diferentes respostas.

Obs.: O professor deve esclarecer que insetos e aracnídeos são animais diferentes, e isso é motivo de muita confusão, pois muitas pessoas acham que aranhas, escorpiões, carrapatos e outros são insetos, o que não é verdade.  Desse modo, após o levantamento das hipóteses dos alunos, o professor apresentará aos alunos um quadro que destaca as diferenças entre os insetos e aracnídeos. Veja sugestão abaixo:

 

Insetos X Aracnídeos

 

Os insetos são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três segmentos (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas.

Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão destas espécies já foram catalogadas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insetos. Acesso em 19 de setembro de 2013.

Os aracnídeos apresentam, geralmente, corpo dividido em cefalotórax e abdome. Possuem um par de quelíceras, quatro pares de pernas, olhos simples e órgãos táteis e olfativos. Além disso, não possuem antenas nem mandíbulas. Além das aranhas, os ácaros, os escorpiões e carrapatos também são do grupo dos aracnídeos.

Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/aracnideos.htm. Acesso em 19 de setembro de 2013.

 

 

insetos

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ma8ACyL2GTk/TNASeFmTRfI/AAAAAAAAAXc/cCz91HUzVV4/s1600/insetos.jpg. Acesso em 19 de setembro de 2013.

aracnideo

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_ucvVAczoJiQ/TAbFFC1KqsI/AAAAAAAAAJA/WDpbwR4Z6DY/s1600/aracn%C3%ADdeos.bmp. Acesso em 19 de setembro de 2013.

Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.

 

Obs.: O professor selecionará previamente imagens de diferentes insetos e aracnídeos. Deve haver uma imagem para cada aluno (duas ou mais imagens do mesmo animal) mas é importante que sejam imagens diferentes umas das outras, de modo que os alunos possam conhecer a diversidade das espécies.

aranha-marrom2

Fonte: http://www.noticiario.com.br/images/dicas/aranha-marrom.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

grilo

Fonte: http://www.grupoescolar.com/a/b/955B1.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

2. Em seguida, o professor solicitará que os alunos sentem-se no chão em círculo. O professor colocará as imagens no centro do círculo. Ao seu comando, um aluno por vez, pegará uma imagem e voltará para o seu lugar.

Quando todos tiverem com uma imagem em mãos, o professor solicitará que cada aluno fale o que sabe sobre o seu inseto ou aracnídeo.

Dica: O professor terá o papel de instigar os alunos a levantar suas hipóteses sobre quais insetos e aracnídeos que estão presentes nas imagens.

 

3. À medida que os alunos estão levantando suas hipóteses, o professor deve gravar todas as falas dos alunos. Para tanto, será necessário utilizar um aparelho eletrônico para as gravações (câmera digital, mp3 ou outro tipo de gravador de voz).

4. Em seguida, o professor solicitará que os alunos coloquem as imagens no centro do círculo novamente. O professor depositará o nome de cada aluno recortado em pequenas fichas em um envelope, em seguida, escolherá um aluno por vez para pegar uma ficha.

O nome que sair deverá pegar aleatoriamente uma imagem de insetos ou aracnídeo que está no chão sem mostrar para ninguém. Este aluno deverá fazer uma mímica para o grupo, tentando demonstrar qual é o inseto ou aracnídeo. Cada aluno terá, no máximo, 30 segundos para realizar a mímica.

 

mimica grilo

Fonte: http://www.totalgifs.com/grilos/grilo01.gif. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Obs.: O professor terá que fotografar todas as mímicas realizadas e salvar em um pen drive. O objetivo será produzir material para a elaboração do Álbum Digital, o qual será detalhado posteriormente.

 

5. Ao final da atividade de mímica, o professor indagará os alunos sobre a comunicação por meio da expressão corporal:

a)    Como se sentiram ao terem que se comunicar através do corpo, sem poder utilizar as palavras?

b)    O que achou mais difícil: fazer a mímica ou interpretar o que o colega “dizia”?

 

Durante a discussão acima, os alunos deverão ser orientados a respeitar as respostas dos colegas mesmo no caso de serem diferentes das suas.

 

6. Como tarefa de casa o professor solicitará que os alunos tragam imagens de insetos diversos, diferentes dos insetos das fichas (pesquisar em recortes de revistas, livros, impressões etc.), os quais serão utilizados na composição do Álbum Digital. Ele informará aos alunos que os resultados dessa tarefa serão utilizados na próxima aula.

 

Aula 2. De ouvidos atentos: quem é o dono da voz?

1. Na sala de aula, o professor reproduzirá para toda turma o áudio da atividade da aula anterior. Em seguida, solicitará que os alunos permaneçam em silêncio e se concentrem para que seguirem as seguintes orientações:

a) Primeiramente, o professor solicitará que os alunos fiquem em pé e fechem os olhos, em seguida, colocará trechos previamente selecionados do áudio. Na sequência, perguntará se os alunos conseguem identificar as suas próprias vozes, assim como as dos colegas. Para a realização desta atividade, o professor colocará o áudio e irá pausando para perguntar a um aluno por vez: quem é o “dono” da voz?

 

alunos ouvindo

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_ajAMTivQ7no/SxQ5UZt_pEI/AAAAAAAAA0o/PBlaCkkcnzE/s200/ouvindo.bmp. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

b) Depois, de olhos abertos e sentados em seus lugares, o professor questionará os alunos se concordam com as hipóteses colocadas pelos colegas. É importante que os alunos se manifestem de forma organizada, de modo que todos os colegas possam dizer o que acham. O professor deve ressaltar a necessidade de que se respeite a opinião do colega, mesmo que seja diferente da nossa.

 

2. O professor deve informar a turma que será confeccionado um Álbum Digital coletivo, em que serão utilizadas as imagens e figuras de insetos trazidas de casa, bem como, as fotografias que serão produzidas ao longo dessa estratégia de ensino.

Atenção Professor: a imagem nesse processo será fundamental na condição de conteúdo do Álbum. Além disso, será um forte instrumento pedagógico para os alunos se identificarem, no momento da tentativa de imitação dos movimentos dos insetos e das aranhas, assim como, no momento da identificação do esporte em que são executados movimentos parecidos com os dos insetos e aracnídeos estudados.

Para composição do Álbum Digital, o professor deverá levar uma câmera digital para todas as aulas, a turma será dividida em cinco grupos e, em cada aula, cada grupo ficará responsável pelos registros das imagens. O professor armazenará as imagens em um pen drive, que por sua vez, deverá ser entregue ao professor de Informática para a construção do álbum.

 

album insetos

Fonte: http://static.freepik.com/fotos-gratis/bonito-dos-desenhos-animados-insetos-graficos-vetoriais_279-13429.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

3.  Para construção do Álbum Digital, após a captação de todas as imagens necessárias, o professor de Informática utilizará o recurso do programa Movie Maker para montar o referido álbum. Esta etapa contará com a participação de todos os alunos, conforme será apresentado na sexta aula.

 

Tutorial de utilização do Movie Maker. "Fazendo um vídeo no Movie Maker 2011". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Pv6dZN4fjww. Acesso em 15 de Agosto de 2013. Duração: 14 minutos 13 segundos.

 

4. Como Tarefa de casa, o professor solicitará que os alunos tirem fotos de insetos que encontrarem em suas casas ou redondezas. Estas fotos deverão ser salvas em CDs ou pen drives e entregues na próxima aula.

 

Aula 3. Mundo dos insetos: os saltitantes grilos e companhia

Dica. Nessa etapa será muito rico se o professor de Educação Física realizar uma parceria como professor Regente ou da área de Ciências. Nesse caso, seria interessante que, previamente, o professor Regente e/ou de Ciências tenha trabalhado com os alunos conteúdos referente às espécies de insetos e aracnídeos, principalmente, os grilos, os seus modos de vida e outras curiosidades.

1. O professor fará exposição do vídeo listado abaixo, destacando que os alunos deverão se atentar para os movimentos realizados por este inseto.

Biodiversidade: retratos do reino animal - grilos e companhia

Vídeo "Biodiversidade: retratos do reino animal - grilos e companhia". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qDMwJbiO0N8. Acesso em 15 de Agosto de 2013. Duração: 7 minutos.

                     

imag video grilos e cia

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qDMwJbiO0N8. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

2. Ao final da apresentação do vídeo, o professor conduzirá os alunos para a quadra e solicitará que os alunos se organizem em grupos (os mesmos formados na aula anterior).

 

3. Na quadra, cada grupo terá que destacar os movimentos executados pelos grilos que mais chamou a atenção. Em seguida, questionará os alunos se há alguma semelhança entre os movimentos dos grilos em relação aos movimentos realizados em alguns esportes (Exemplo: salto em distância). Cada grupo terá que demonstrar os movimentos dos grilos que se assemelham aos movimentos realizados nos esportes destacados pelos alunos.

 

grilo pulando

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-ywsAOuUftKc/UJA1bENWkZI/AAAAAAAA2i4/FP5Hf7pvW7E/s1600/livro+ooiii+c%C3%B3pia.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

atleta salto em distancia

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/upload/imagem/2013/08/11/t_93492_com-a-marca-de-701m-brittney-reese-se-tornou-a-primeira-atleta-a-conquistar-o-tricampeonato-mundial-no-salto-em-distancia.jpeg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Obs.: Nesta aula, o grupo responsável pelo registro com fotografias será o grupo 1 e 2. Enquanto um grupo demonstra, o outro se reveza na coleta das imagens. Para tanto, o professor deve disponibilizar uma câmera digital, que por sua vez deverá ter suas imagens salvas no pen drive pelo professor de Educação Física e entregue ao professor de Informática.

 

4. Como tarefa de casa, o professor solicitará que os alunos escrevam frases que expressem o que acharam da atividade. Essas frases deverão ser trabalhadas na aula do professor Regente ou de Português, com intuito de produzir material, frases de rodapé ou cabeçalho, para as imagens fotográficas do Álbum Digital.

 

Aula 4: Mundo dos aracnídeos: pernas pra que te quero...

Obs.: Para realização desta aula, é necessário que o professor  Regente ou de Ciências tenha trabalhado em sua aula conteúdos referentes às espécies dos aracnídeos, de modo que os alunos tenham conhecimentos prévios para a realização desta aula.

1. O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre o que aprenderam sobre as aranhas. Em seguida, apresentará os vídeos abaixo, e solicitará que os alunos se atentem para os movimentos executados pelas aranhas:

Biodiversidade: retratos do reino animal - aranhas e companhia

imag video aranhas e cia

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Iu6zh9mYKxE. Acesso em 15 de Agosto de 2013. Duração: 7 minutos.

 

2. Ao final da apresentação dos vídeos, o professor levará a turma para a quadra e solicitará que se organizem nos seus respectivos grupos.

Na quadra, o professor solicitará que os grupos terão 5 minutos para discutir entre si e tentar identificar o esporte que apresenta movimentos semelhantes aos das aranhas (Exemplo: escalada, ginástica olímpica no solo, tal como a “ponte”).

 

homem aranha

Fonte: http://www.habbid.com.br/arquivos/pixelclub/pixelizacao/1298216827-homem-aranha-subindo-arranha-ceu-marcos-belluno.png. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

3. Ao final, cada grupo terá 30 segundos para executar os movimentos das aranhas que se assemelham ao esporte que escolheram. Na sequência, os grupos terão que justificar suas escolhas.

Obs.: Nesta aula, os grupos responsáveis pelos registros fotográficos ficarão sob a responsabilidade dos grupos 3, 4 e 5, que se revezarão entre si.

 

4. O professor mais uma vez transferirá as imagens para seu pen drive e entregará ao professor de informática para o projeto do Álbum Digital.

 

Aula 5. Organização coletiva do Álbum Digital

1. A estruturação do Álbum Digital será executada no Laboratório de Informática e contará com a parceria do professor desta disciplina. Esta atividade será realizada coletivamente e, com efeito, deverá contar com a colaboração de todos os alunos.

 

Laboratorios-de-Informatica-3

Fonte: http://www.albertsabin.com.br/Admin/files/images/Laboratorios-de-Informatica-3.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

No Laboratório de Informática, com uso do data show, o professor fará a estruturação do Álbum Digital com a utilização do programa Movie Maker e contará com as contribuições sugestões dos alunos no que se refere ao designer do álbum.

Obs.: As contribuições trabalhadas pelo professor Regente ou de português em suas aulas deverão ser inseridas nesse momento para compor o Álbum Digital.

 

2. O professor deve conduzir a atividade de modo que todos os alunos tenham a oportunidade de apresentar suas contribuições para a construção do álbum. Dessa forma, o professor de Informática apresentará as imagens colhidas ao longo das aulas (aquelas trazidas de casa pelos alunos, assim como as produzidas nas aulas de Educação Física).

 

3. Nessa aula serão reservados 40 minutos para dar inicio à elaboração do Álbum Digital. Na aula subsequente será concluída a realização do álbum.

 

4. Ao final da aula, o professor irá com os alunos para a quadra (ou outro espaço disponível pra Educação Física) os alunos irão executar todos os movimentos realizados nos esportes destacados em comparação aos movimentos realizados pelos insetos estudados.

 

Aula 6. Finalização do Álbum Digital

1. Na sexta aula o professor dará continuidade à atividade de elaboração do Álbum Digital. Assim, após a seleção das imagens, o professor de Informática iniciará o uso do programa Movie Maker para inserir as imagens.

 

2. Em seguida, os alunos irão definindo a sequência das fotos a serem inseridas no programa. Assim como os textos/frases elaborados nas aulas com o Regente e com o professor de Português para acompanhar as imagens.

 

saltos

Fonte: http://farm6.staticflickr.com/5239/7187791067_cee10d05a2.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

 

3. Para finalizar, os alunos escolherão democraticamente, por meio do voto, um nome para o Álbum Digital.

4. Ao final da construção do Álbum Digital, o mesmo será postado na internet, em alguma rede social de para socialização de vídeos, exemplo, página do Youtube. E todos os alunos terão como tarefa de casa o compromisso de postarem comentários sobre o vídeo, com o auxílio de um responsável da família.

 

you tube

Fonte: http://www.rudyhuyn.com/blog/wp-content/uploads/2013/05/YouTube1.png. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Obs.: O professor deverá enviar um bilhete para família informando sobre a atividade e recomendando que os mesmos auxiliem seus filhos nessa tarefa de casa.

Recursos Complementares

Sugestão de vídeo sobre trabalho do tema dos insetos na escola:

Vídeo "O Mundo dos Insetos". http://www.youtube.com/watch?v=xf1qeVHFi2k. Duração: 9 minutos 1 segundo.

Avaliação

1. O professor avaliará, durante toda sequência didática, a participação, compromisso e compreensão dos alunos quanto aos objetivos de cada atividade. Nesse sentido, deve ser observada a inserção dos alunos no trabalho coletivo, o respeito às opiniões dos colegas e suas iniciativas para exposição de ideias.

2. Como mais um instrumento que contribui com a avaliação, a atividade de postagens de comentários solicitada na última aula, pode propiciar boas discussões em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.