21/09/2013
Eliana Dias, Lazuita Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-rDq6S1hxI_U/TeLnh4Q4fMI/AAAAAAAAAFg/ehlgZnGcfYU/s1600/chat-8490.gif>. Acesso em 20 set. 2013.
Uma preocupação recorrente é a sobre a maneira como os jovens e adolescentes utilizam a Língua Portuguesa escrita. Alguns acreditam que os jovens estão "desaprendendo a escrever" por influência das Novas Tecnologias da Informação; outros, acreditam que "internetês" e convenções ortográficas podem coexistir.
Esta aula visa abrir espaço para os jovens debaterem, com a mediação do professor, sobre qual é de fato a influência das novas tecnologias na escrita dos adolescentes.
Para subsidiar o debate sobre a influência das Novas Tecnologias na escrita de jovens e adolescentes, o professor primeiramente dividirá a turma em dois ou quatro grandes grupos.
Feito essa divisão o professor distribuirá dois artigos para cada grupo, que ajudará os alunos a construírem argumentos para defender seu ponto de vista.
Disponível em: <http://www.langevin.com/wp-content/uploads/2013/08/brainstorming.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.
Durante o debate, metade da sala será partidária da ideia de que de fato há uma influência negativa das Novas Tecnologias na escrita dos jovens e adolescentes. A outra metade defenderá a ideia de que na verdade as Novas Tecnologias estão influenciando positivamente a leitura e a escrita dos adolescentes.
O professor deverá deixar os alunos lerem os textos, ajudá-los a analisar os textos, sanando eventuais dúvidas. Os alunos deverão discutir no grupo e elencar argumentos, com base nos textos e em suas experiências de vida sobre a influência positiva ou negativa das Novas Tecnologias na escrita dos jovens e adolescentes, de acordo com a ideia que eles tiverem que defender.
Disponível em: <http://arq.ro/media/news/134347/like.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.
Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Reflex%F5es%20em%20torno%20da%20escrita%20nos%20novos%20g%EAneros%20digitais.pdf>. Acesso em 20 set. 2013.
ei=ntM8UqXBMonY9ATZiYGoDg&usg=AFQjCNE9j7k8TQNJVSR9uzqzKUdE8SF0bQ&sig2=y-W0z7teZ26TTxkNVcygkA&bvm=bv.52434380,d.eWU>. Acesso em 20 set. 2013.
Professor, vale ressaltar para os alunos que forem analisar esse segundo texto para extraírem deles alguns argumentos que a última parte do artigo e as considerações finais são as que mais poderão lhes ajudar.
Disponível em: <http://www.peppertt.com/wp-2013/wp-content/uploads/2011/06/Facebook-like-not.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.
Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8dElisangela.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.
Acesso em 19 set. 2013.
Após terem lido os textos e elencado no caderno alguns argumentos, os grupos alunos lerão um handout entregue pelo professor com orientações para o bom andamento do debate:
ORIENTAÇÕES PARA O DEBATE REGRADO
Algumas observações, características e exigências da situação comunicativa de debate:
O debate de opinião é um momento em que as pessoas defendem sua posição a respeito de algo, procurando convencer o outro;
alguns princípios de um debate regrado são:
· debater não é simplesmente trocar opiniões, mas pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e, mais do que isso, contribuam para que o interlocutor seja persuadido a crer no que está sendo dito;
· a situação exige certa formalidade por parte dos debatedores e mediadores, que será expressa pela escolha de vocabulário, adequação linguística, clareza de raciocínio, coerência entre a posição adotada e os argumentos escolhidos; a linguagem deve ser bem elaborada, na variedade padrão, ainda que com um nível mais baixo de formalidade;
· exige capacidade para avaliar o próprio funcionamento comunicativo dessa situação (se as escolhas de argumentos ou exemplos são adequadas para o contexto, se os interlocutores e a plateia parecem compreender o que está sendo dito, se é preciso reformular o modo de dizer a fim de tornar mais clara a ideia exposta, dentre outros);
· requer a construção de uma sequência de ideias, utilizando-se de exemplos retirados do mundo concreto dos interlocutores do debate;
· exige respeito à diversidade de opiniões e aos colegas debatedores;
· exige ciência de que o debate é momento oportuno para aprofundar o conhecimento em relação ao tema e aos colegas, o que exige postura ética em relação à situação vivenciada;
· o público espectador pode participar ou não do debate, dependendo das regras acordadas/decididas pelo grupo;
Orientações para a realização do debate
· para debater, irão à frente da sala dois grupos de cada vez, sendo que um deles defenderá a ideia de que as Novas Tecnologias influenciam POSITIVAMENTE e o outro que elas influenciam NEGATIVAMENTE a escrita dos jovens e adolescentes;
· no momento do debate, o professor servirá de mediador, e os alunos somente farão suas considerações dentro do tempo de fala estabelecido pelo mediador;
· cada grupo terá 20 minutos para realizar seu debate;
· a ordem de apresentação dos grupos será sorteada, caso não haja acordo entre os grupos;
· cada participante deverá ter as mesmas oportunidades de fala, réplica e tréplica;
· as funções do moderador/mediador do debate são: apresentar o tema; esclarecer as normas ou diretrizes do debate; estimular que todos falem, cada um na sua vez; retomar aspectos da discussão que forem sendo deixados de lado no decorrer da atividade; evitar fugas ou desvios temáticos; controlar o tempo de fala de cada participante para que não extrapole os limites propostos; garantir os mesmos direitos de fala, réplica e tréplica a todos os debatedores;
· elaborem, algumas perguntas/provocações sobre o tema propostos, para que o debate seja mais produtivo. Essas perguntas deverão ser escritas pelo público espectador e entregues ao mediador antes e durante o debate de cada grupo.
(Orientações para o debate regrado idealizadas pela Professora Giuliana Ribeiro Carvalho)
Disponível em: <http://www.saltv.org/empauta/wp-content/uploads/2010/10/candidatos.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.
Após terem elencado seus argumentos, e estando cientes de como deverão proceder durante o debate regrado, os alunos passarão ao debate propriamente dito. Como sugerido acima, se os alunos estiverem agrupados em 4 grupos, primeiramente debaterão dois grupos, um "favorável" e um "contra" as novas tecnologias. Ao fim do debate, o público deverá "votar" sobre qual grupo se saiu melhor no debate, tendo em vista os argumentos selecionados e a postura durante o debate.
Fechamento
Para fechar a discussão sobre as influências positivas e negativas, o professor discutirá com os alunos a importância de adequar a linguagem à situação comunicativa, de modo a não ficarmos reféns do "internetês", que não deve ser encarado nem totalmente favorável nem totalmente nocivo à escrita dos jovens e adolescentes.
Caso tenha interesse em pesquisar sobre o gênero debate regrado, você poderá, dentre outras pesquisas, assistir aos seguintes vídeos:
o MTVDebate- Disponível em: <http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra>. Acesso em: 20 set. 2013. (Observem que este site oferece acesso a diferentes debates).
o Debate “O brasileiro é preconceituoso?”, pela MTVDebate - Disponível em: <http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra/09112010-o-brasileiro-e-preconceituoso>. Acesso em: 20 set. 2013.
o Debate Presidencial Band José Serra , Dilma , Marina Silva e Plínio - Parte 1 - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=B1U7WU8XZVg>. Acesso em: 20 set. 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:
Em relação ao debate, o professor deverá observar:
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