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As influências dos gêneros digitais nos textos escritos formais - um debate

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Qual o impacto dos gêneros digitais nos textos escritos formais;
  • como os gêneros digitais influenciam nas práticas de leitura e escrita dos falantes de Língua Portuguesa;
  • a importância de adequarmos a nossa escrita aos ambientes virtuais e "analógicos".
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gêneros digitais;
  • variedades linguísticas;
  • acordos ortográficos;
  • norma urbana de prestígio/ modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • gênero debate.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Leitura de textos científicos;
  • discussão em grupo;
  • levantamento de argumentos;
  • debate regrado.

Recursos

  • textos científicos;
  • handout com orientações sobre o debate regrado;
  • cronômetro/marcador de tempo para marcar os tempos de fala;
  • papel e caneta para o "público" poder participar ativamente do debate.

 

internetes

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-rDq6S1hxI_U/TeLnh4Q4fMI/AAAAAAAAAFg/ehlgZnGcfYU/s1600/chat-8490.gif>. Acesso em 20 set. 2013.
 

Uma preocupação recorrente é a sobre a maneira como os jovens e adolescentes utilizam a Língua Portuguesa escrita. Alguns acreditam que os jovens estão "desaprendendo a escrever" por influência das Novas Tecnologias da Informação; outros, acreditam que "internetês" e convenções ortográficas podem coexistir.

Esta aula visa abrir espaço para os jovens debaterem, com a mediação do professor, sobre qual é de fato a influência das novas tecnologias na escrita dos adolescentes.

 

Módulo 1

Atividade 1

 

Para subsidiar o debate sobre a influência das Novas Tecnologias na escrita de jovens e adolescentes, o professor primeiramente dividirá a turma em dois ou quatro grandes grupos.

Feito essa divisão o professor distribuirá dois artigos para cada grupo, que ajudará os alunos a construírem argumentos para defender seu ponto de vista.

 

brainstorming

Disponível em: <http://www.langevin.com/wp-content/uploads/2013/08/brainstorming.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.

 

Durante o debate, metade da sala será partidária da ideia de que de fato há uma influência negativa das Novas Tecnologias na escrita dos jovens e adolescentes. A outra metade defenderá a ideia de que na verdade as Novas Tecnologias estão influenciando positivamente a leitura e a escrita dos adolescentes.

O professor deverá deixar os alunos lerem os textos, ajudá-los a analisar os textos, sanando eventuais dúvidas. Os alunos deverão discutir no grupo e elencar argumentos, com base nos textos e em suas experiências de vida sobre a influência positiva ou negativa das Novas Tecnologias na escrita dos jovens e adolescentes, de acordo com a ideia que eles tiverem que defender.

 

like

Disponível em: <http://arq.ro/media/news/134347/like.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.

Para o(s) grupo(s) que defende(m) que há uma influência POSITIVA das Novas Tecnologias na leitura/escrita os textos que deverão ser entregues serão os seguintes:

Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Reflex%F5es%20em%20torno%20da%20escrita%20nos%20novos%20g%EAneros%20digitais.pdf>. Acesso em 20 set. 2013.

Disponível em: <http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.anped.org.br%2Freunioes%2F28%2Ftextos%2Fgt10%2Fgt1095int.rtf&

ei=ntM8UqXBMonY9ATZiYGoDg&usg=AFQjCNE9j7k8TQNJVSR9uzqzKUdE8SF0bQ&sig2=y-W0z7teZ26TTxkNVcygkA&bvm=bv.52434380,d.eWU>. Acesso em 20 set. 2013.

Professor, vale ressaltar para os alunos que forem analisar esse segundo texto para extraírem deles alguns argumentos que a última parte do artigo e as considerações finais são as que mais poderão lhes ajudar.

 

dislike

Disponível em: <http://www.peppertt.com/wp-2013/wp-content/uploads/2011/06/Facebook-like-not.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.
 

Para o(s) grupo(s) que defende(m) que há uma influência NEGATIVA das Novas Tecnologias na leitura/escrita os textos que deverão ser entregues serão os seguintes:

Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8dElisangela.pdf>. Acesso em 19 set. 2013.

Disponível em: <http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CD0QFjAB&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.uem.br%2Fojs%2Findex.php%2FEspacoAcademico

%2Farticle%2Fview%2F8269%2F5318&ei=AtQ8UrfVOIb88QSHtYGIAQ&usg=AFQjCNHNamHYJ50SsUpuUrWylIvjNbu_pA&sig2=iN0HDxA-H_UGbFe80DgjmQ&bvm=bv.52434380,d.eWU>

Acesso em 19 set. 2013.

 

Atividade 2

Após terem lido os textos e elencado no caderno alguns argumentos, os grupos alunos lerão um handout entregue pelo professor com orientações para o bom andamento do debate:

 

ORIENTAÇÕES PARA O DEBATE REGRADO

Algumas observações, características e exigências da situação comunicativa de debate:

O debate de opinião é um momento em que as pessoas defendem sua posição a respeito de algo, procurando convencer o outro;

alguns princípios de um debate regrado são:

  • falar e ouvir;
  • respeitar e ser respeitado ao expor o que pensa;
  • usufruir de igualdade de condições (tempo);
  • julgar as ideias e não as pessoas;
  • ter direito a réplica e, se necessário, a tréplica;
  • evitar repetições;
  • observar as normas e atender às solicitações do mediador;
  • planejar previamente suas ideias (evidências para fundamentar);
  • avaliar o evento;

·       debater não é simplesmente trocar opiniões, mas pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e, mais do que isso, contribuam para que o interlocutor seja persuadido a crer no que está sendo dito;

·       a situação exige certa formalidade por parte dos debatedores e mediadores, que será expressa pela escolha de vocabulário, adequação linguística, clareza de raciocínio, coerência entre a posição adotada e os argumentos escolhidos; a linguagem deve ser bem elaborada, na variedade padrão, ainda que com um nível mais baixo de formalidade;

·       exige capacidade para avaliar o próprio funcionamento comunicativo dessa situação (se as escolhas de argumentos ou exemplos são adequadas para o contexto, se os interlocutores e a plateia parecem compreender o que está sendo dito, se é preciso reformular o modo de dizer a fim de tornar mais clara a ideia exposta, dentre outros);

·        requer a construção de uma sequência de ideias, utilizando-se de exemplos retirados do mundo concreto dos interlocutores do debate;

·       exige respeito à diversidade de opiniões e aos colegas debatedores;

·       exige ciência de que o debate é momento oportuno para aprofundar o conhecimento em relação ao tema e aos colegas, o que exige postura ética em relação à situação vivenciada;

·       o público espectador pode participar ou não do debate, dependendo das regras acordadas/decididas pelo grupo;  

 

Orientações para a realização do debate

·       para debater, irão à frente da sala dois grupos de cada vez, sendo que um deles defenderá a ideia de que as Novas Tecnologias influenciam POSITIVAMENTE e o outro que elas influenciam NEGATIVAMENTE a escrita dos jovens e adolescentes;

·       no momento do debate, o professor servirá de mediador, e os alunos somente farão suas considerações dentro do tempo de fala estabelecido pelo mediador;

·       cada grupo terá 20 minutos para realizar seu debate;

·       a ordem de apresentação dos grupos será sorteada, caso não haja acordo entre os grupos;

·       cada participante deverá ter as mesmas oportunidades de fala, réplica e tréplica;

·       as funções do moderador/mediador do debate são: apresentar o tema; esclarecer as normas ou diretrizes do debate; estimular que todos falem, cada um na sua vez; retomar aspectos da discussão que forem sendo deixados de lado no decorrer da atividade; evitar fugas ou desvios temáticos; controlar o tempo de fala de cada participante para que não extrapole os limites propostos; garantir os mesmos direitos de fala, réplica e tréplica a todos os debatedores;

·       elaborem, algumas perguntas/provocações sobre o tema propostos, para que o debate seja mais produtivo. Essas perguntas deverão ser escritas pelo público espectador e entregues ao mediador antes e durante o debate de cada grupo.

 

(Orientações para o debate regrado idealizadas pela Professora Giuliana Ribeiro Carvalho)

 

Módulo 2 - debate

Atividade 1

deb

Disponível em: <http://www.saltv.org/empauta/wp-content/uploads/2010/10/candidatos.jpg>. Acesso em 20 set. 2013.

Após terem elencado seus argumentos, e estando cientes de como deverão proceder durante o debate regrado, os alunos passarão ao debate propriamente dito. Como sugerido acima, se os alunos estiverem agrupados em 4 grupos, primeiramente debaterão dois grupos, um "favorável" e um "contra" as novas tecnologias. Ao fim do debate, o público deverá "votar" sobre qual grupo se saiu melhor no debate, tendo em vista os argumentos selecionados e a postura durante o debate.

 

Atividade 2

Fechamento

Para fechar a discussão sobre as influências positivas e negativas, o professor discutirá com os alunos a importância de adequar a linguagem à situação comunicativa, de modo a não ficarmos reféns do "internetês", que não deve ser encarado nem totalmente favorável nem totalmente nocivo à escrita dos jovens e adolescentes.

Recursos Complementares

Caso tenha interesse em pesquisar sobre o gênero debate regrado, você poderá, dentre outras pesquisas, assistir aos seguintes vídeos:

o   MTVDebate- Disponível em: <http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra>. Acesso em: 20 set. 2013. (Observem que este site oferece acesso a diferentes debates).

o   Debate “O brasileiro é preconceituoso?”, pela MTVDebate - Disponível em: <http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra/09112010-o-brasileiro-e-preconceituoso>. Acesso em: 20 set. 2013.

o   Debate Presidencial Band José Serra , Dilma , Marina Silva e Plínio - Parte 1 - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=B1U7WU8XZVg>. Acesso em: 20 set. 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:

  • à participação nas discussões,
  • ao interesse demonstrado;
  • ao desempenho do trabalho dentro dos grupos.

 

Em relação ao debate, o professor deverá observar:

  • postura;
  • desinibição;
  • respeito à opinião alheia;
  • respeito aos tempos de fala;
  • atender às solicitações do mediador.
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