25/09/2013
Lígia Beatriz de Paula Germano.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Por meio dessas aulas, pretende-se que o aluno possa se aproximar dos conceitos de “patrimônio”, “patrimônio imaterial ou intangível” e “patrimônio material” e conhecer que elementos da cultura material ou imaterial são considerados patrimônio hoje no Brasil. Espera-se ainda que o aluno possa estar mais sensibilizado para as questões da diversidade cultural em suas múltiplas expressões.
É interessante que os alunos conheçam aspectos gerais da História do Brasil de maneira a considerar a diversidade de heranças étnicas e culturais que compuseram nossas manifestações artísticas e cotidianas nos mais diversos níveis.
INTRODUÇÃO AOS PROFESSORES
O tema permite múltiplas formas de abordagem por parte do professor. Trata-se de um assunto especialmente interessante para abordagens interdisciplinares.
DESENVOLVIMENTO
1ª Aula
Contextualização
Nesse primeiro momento, é interessante que seja abordado o conceito de “patrimônio”. Deve-se discutir também o significado dos termos “patrimônio material” e “patrimônio imaterial”.
Desenvolvimento
É interessante que esse primeiro momento seja de sensibilização e sondagem dos conhecimentos dos alunos. O professor deve iniciar os trabalhos a partir de questões gerais propostas à turma que nos demonstrem as percepções dos alunos acerca do tema. Elas servirão para iniciar os debates sobre o conceito de “patrimônio”. Algumas sugestões:
1. Como os alunos compreendem a noção de preservação cultural?
2. O que pensam sobre o que deva ser preservado?
3. O que eles entendem que seja patrimônio?
4. O que eles entendem que seja patrimônio imaterial?
5. Como entendem manifestações culturais distintas da sua (modos de se alimentar, religiosidade, danças, canções etc...)?
Em seguida, o professor deve propor em sala de aula a leitura de pequenos textos sobre patrimônio e diversidade cultural. Seu objetivo é subsidiar o aprofundamento das discussões e a construção coletiva dos conceitos. A seguir, apresentamos três sugestões de textos. O primeiro deles, acessível pelo site da UNESCO, apresenta definições gerais de conceitos centrais a essa aula (Patrimônio, Patrimônio Imaterial, Material etc...). Em seguida, sugerimos um texto que descreve diferentes categorias de “patrimônio”: histórico, cultural, artístico e natural. Por fim, o último texto é interessante por destacar a associação semântica entre “patrimônio” e “aquilo que se “herda”, “o que nos é transmitido”, “à figura paterna”. As discussões suscitadas, especialmente por meio deste último, podem servir como ponto de conexão entre a apreensão conceitual e as experiências culturais e subjetivas dos alunos. Isso porque um aspecto central quanto ao conceito de “patrimônio” é que o aluno possa se sentir parte integrante de uma comunidade, partilhando seus valores e referências culturais.
http://www.brasilescola.com/curiosidades/patrimonio-historico-cultural.htm
Após a leitura e debates, o professor deve ajudar os alunos a construírem, coletivamente, os conceitos de patrimônio, diversidade cultural, patrimônio material e patrimônio imaterial. O professor deve perguntar a turma como descreveriam cada um desses conceitos. A partir das respostas, ele deve montar um quadro (pode ser em material simples, como folhas de papel pardo) com os conceitos elaborados pela turma.
Sugestão ao Professor:
Se a escola estiver próxima à área considerada patrimônio, ou se há alguma manifestação considerada patrimônio imaterial em comunidades de seu entorno, caberia uma visita guiada para conhecê-los. O professor pode ainda consultar as atividades de “Educação Patrimonial” desenvolvidas pelo IPHAN em sua região e avaliar a possibilidade de inserção da turma em uma delas (consultar o site http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do, link “educação patrimonial”). Caso não haja disponibilidade, o professor pode ainda se aproveitar de manifestações culturais típicas de sua comunidade e problematizar junto aos alunos em que medida caberia a elas a denominação de “patrimônio”, o que elas representam no contexto local etc...
Essa discussão é também bastante apropriada para a realização de atividades transdisciplinares ou multidisciplinares (que podem incluir disciplinas como Português, Geografia, Ciências entre outras).
2ª e 3ª Aulas
Contextualização
Essas aulas visam o aprofundamento das discussões conceituais iniciadas na primeira aula. Seu principal objetivo é que os alunos possam contrapor as definições que eles formularam a outras apresentadas nas novas discussões. Em que medida suas definições estavam adequadas? Cabe completá-las?
Desenvolvimento
O professor reapresentará o quadro conceitual elaborado pelos alunos na primeira aula. Em seguida, apresentará o primeiro vídeo cujo link está a seguir. Após a apresentação, o foco da discussão deverá ser o conceito de patrimônio. Depois, o professor deverá apresentar o segundo vídeo como subsídio à discussão das relações entre patrimônio e a preservação da diversidade cultural.
Ao final, o professor deverá retomar o quadro, sugerindo ampliações das primeiras definições, conforme as discussões suscitadas em sala de aula.
“Momento Patrimônio” – O que é patrimônio? (20 minutos)
http://www.youtube.com/watch?v=djAQcsSiie8
“Momento Patrimônio” – Educação Patrimonial (26 minutos)
http://www.youtube.com/watch?v=g81T3lG-uVE
4ª Aula
Contextualização
Quais são os patrimônios culturais e naturais brasileiros?
Desenvolvimento
A principal atividade que propomos para essa unidade é a realização de uma “Feira da Diversidade Cultural”. Antes de indicá-la, o professor deve apresentar, em linhas gerais, todos os elementos considerados patrimônio material ou imaterial no Brasil. Abaixo segue listagem da Unesco.
Há ainda os elementos imateriais já considerados patrimônio como as expressões gráficas e orais dos wajapi (Amapá), o samba de roda do Recôncavo baiano e o frevo. Uma série de outros bens imateriais está catalogada no site do IPHAN, embora não sejam propriamente considerados “Patrimônio”.
A sala deve ser organizada por grupos de alunos, que escolherão algum desses elementos para apresentação na “Feira”. Caso escolham patrimônio material, por exemplo, uma cidade – os alunos podem apresentar maquetes, discutir elementos da arquitetura, pesquisar manifestações culturais típicas que ainda acontecem nesses locais ou cozinhar receitas típicas. A pesquisa deve ser abrangente apontando elementos de cultura material e imaterial do local e uma explicação sobre as razões para que elas tenham sido consideradas patrimônio. Os grupos devem ser numerosos para possibilitar a apresentação de danças, por exemplo, e para sustentar uma pesquisa mais consistente.
Sugestões de Materiais para serem explorados pelo professor na apresentação geral:
Vídeo “Linguagem e arte gráfica Wajãpi” (11 minutos)
http://www.youtube.com/watch?v=1dMBXS8OZn0
Vídeo “Samba de Roda, Patrimônio da Humanidade” (6 minutos)
http://www.youtube.com/watch?v=g94WjK9WOew
Imagens:
Legenda: A Comunidade Wajapi
Disponível em:
http://hernehunter.blogspot.com.br/2011/11/wajapi.html
Legenda: Elementos gráficos dos Wajapi
Disponível em:
http://www.funai.gov.br/home/wajapy03.htm
Legenda: O Frevo: vestimentas típicas e bonecos que acompanham o cortejo
Disponível em:
http://misturao.blogspot.com.br/2011/02/dia-do-frevo.html
Legenda: Frevo - o Cortejo
Disponível em:
Legenda: Escavações Arqueológicas na Serra da Capivara - Piauí.
Disponível em:
http://www.fumdham.org.br/sitiosarq.asp
Legenda: Pinturas Rupestres - Serra da Capivara
Disponível em:
http://www.seunovodestino.net/2013/04/serra-da-capivara-piaui.html
Legenda: O passadiço - Diamantina (Minas Gerais)
Disponível em:
http://brasilimperdivel.tur.br/brasil-imperdivel/belo-horizonte/bh-diamantina/
Legenda: O Plano Piloto de Brasília
Disponível em:
http://abr-casa.com.br/brasilia/historia/plano-piloto-brasilia.shtml
Legenda: Detalhe do Centro Histórico de Ouro Preto
Disponível em:
http://reveillon-2014.blogspot.com.br/2013/08/reveillon-em-ouro-preto-20132014.html
5ª e 6ª Aulas
Contextualização e Desenvolvimento
Dada a proporção da atividade, provavelmente será necessária mais de uma aula ou um evento próprio para a “Feira”. Os grupos deverão eleger o maior número de recursos possíveis para apresentar seu tema. Ainda que optem por uma exposição oral na forma de Seminário, ela deve ser acrescida de outros elementos. O professor pode estimular os alunos a elaborarem vídeos para registrar uma dança, realizarem uma oficina de culinária com um prato típico da região estudada, podem se utilizar do teatro para a representação, levar objetos utilizados em festas religiosas e vídeos para tratar do tema das festas. As escolhas serão determinadas pelo "patrimônio" que elegerem. Também é interessante que o grupo destaque as principais características referentes ao objeto que escolherem, articulando às discussões teóricas da primeira aula.
CONCLUSÃO: Por meio dessas aulas, objetiva-se que os alunos possam se apropriar de conceitos relativos à compreensão de “Patrimônio”, compreendendo a diversidade de manifestações culturais do Brasil.
Links:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/list-of-world-heritage-in-brazil/
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do
Vídeo Patrimônio Histórico e Artístico - São Paulo. Link:
http://www.youtube.com/watch?v=Caq03oe2PJM
Vídeo Patrimônio Cultural - NBR Entrevista
Os alunos serão avaliados pela adequação conceitual de suas pesquisas e em relação à "Feira" pela capacidade de apresentar elementos do patrimônio cultural, natural, material ou imaterial ao público, utilizando-se de recursos variados e adequados ao contexto.
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