Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O som do silêncio - Educação Especial

 

24/08/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar aos alunos a possibilidade de se contar histórias usando o próprio corpo como ferramenta.
  • Recortar trechos dos textos escolhidos para criar o roteiro da peça de teatro.
  • Propiciar aos alunos um melhor entendimento das diferenças que os alunos com necessidades especiais, principalmente os surdos, tem com relação a sua percepção do mundo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula deve partir das narrativas do folclore brasileiro. Pode-se utilizar essa aula como continuação do conteúdo da aula Folclore para menores que tratou do folclore brasileiro.

Portal do Professor. Folclore para menores. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1967> Acesso em 18 de Ago. de 2009.

Estratégias e recursos da aula

PROBLEMATIZAÇÃO:

O objetivo dessa aula é propor aos alunos maneiras diferentes de se comunicar, aproximando os alunos ouvintes dos alunos surdos por meio da linguagem corporal. A inclusão dos alunos surdos não depende apenas do bom preparo do professor para atender às necessidades especiais do aluno, mas também o professor deve despertar nos alunos ouvintes o interesse pela linguagem utilizada pelos surdos. Professor, você poderia convidar um ou mais alunos a virem na frente da turma para expressar sua opinião sobre o tema teatro, utilizando somente a linguagem corporal.Diante desta dificuldade, questione junto a turma:
  • Como podemos nos expressar?

  • Que linguagem podemos usar?

  • É possível se contar histórias usando o próprio corpo como ferramenta?

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos se eles conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho. Questione os alunos sobre as várias formas de contar essa história: gestos, desenhos, som, sinais, voz, etc. Para contextualizar a discussão apresente o vídeo do Google Vídeos:

Chapeuzinho Vermelho surda - http://video.google.com/videoplay?docid=-1185384280730964074 acessada em 01/08/2009.

undefined

Agora questione os alunos:

  • Quais eram os personagens?

  • Que linguagem eles utilizaram?

  • Qual foi a história contada?

  • Vocês têm amigos surdos, seja na escola, na comunidade, ou mesmo familiares que tenham essa necessidade especial?

 

Atenção professor!

Se na sala houver alunos surdos, essa etapa pode ser adaptada, questionando os alunos de que maneira eles se relacionam e se comunicam. Como os ouvintes se comunicam com os surdos? De que maneira os surdos se fazem entender pelos ouvintes?

Depois dessa primeira discussão, apresente o recurso do Portal do Professor: Telelibras - O SOM DO SILÊNCIO. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14697 acessado em 01/08/2009.

Telelibras - O som do silêncio

A animação é a reprodução do livro "O som do silêncio", que relata a vida de uma menina com surdez, sua inclusão escolar e exprime como os alunos lidam com as diferenças, mostrando-os a capacidade inerente a cada indivíduo. Esse recurso trata justamente da diferença da percepção do mundo pelos ouvintes e pelos surdos. 

Depois da apresentação do filme, o professor deve pedir para que os alunos, em grupos de 5 ou 6, escolham uma história do folclore brasileiro. No site da UOL, na seção dicas, procure o Folclore Brasileiro Ilustrado, disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm acessado em 01/08/2009, existem vários exemplos de textos que podem ser utilizados pelos alunos. Cabe ao professor escolher alguns para apresentar à turma como opções, e os grupos escolhem as histórias que mais se identificarem.
Essas histórias serão encenadas na aula seguinte, utilizando apenas linguagem não verbal, ou seja, gestos, dança,imagens, etc.

Atenção professor!
Reserve o restante dessa aula para que os alunos se organizem, leiam as histórias e preparem seus papéis na aprese ntação da lenda para a turma.
No caso de histórias com poucos personagens, instigue os alunos para que cada um conte uma parte da história, ou que sejam inseridos mais personagens para ajudar a c ontar a história.

Aula 0 2 :
Retomando as histórias escolhidas na aula anterior, o professor deve organizar as apresentações, que podem ser abertas para a comunidade escolar, para isso deve-se reservar um anfiteatro ou um auditório disponível para a turma realizar as apresentações.

CATARSE:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a todos que os alunos portadores de necessidades especiais têm as mesmas potencialidades, mas sua percepção do mundo é um pouco diferente, portanto a maneira como esses alunos especiais se relacionam com o mundo também é diferente. Com essas aulas, espera-se que os alunos compreendam melhor as diferentes formas de comunicação que o ser humano é capaz de desenvolver e aprender.
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor deverá propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual.
Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.
 
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve  reunir a turma para que expressem como eles compreenderam as diferentes formas de comunicação que o ser humano é capaz de desenvolver e aprender. Faça duas colunas no quadro de giz, onde as crianças vão listar na primeira coluna suas intenções e na segunda coluna suas ações. Desta forma poderemos perceber como este tema é importante no contexto em que a criança vive, pois nas ações perceberemos se ela passou a valorizar os vários tipos de linguagens e detectou a importância que todos nós temos em aprender a linguagem dos outros, como a de libras, do braile, assim como uma lingua estrangeira, etc.

REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Telelibras – O som do silêncio Animação/simulação
Recursos Complementares

Materiais para montar os cenários, caso sejam necessários.

Avaliação
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
  • Aula 1: capacidade de sintetizar o conteúdo dos contos; capacidade de trabalhar em grupo.
  • Aula 2: composição; coesão na narrativa; participação no projeto do grupo; comprometimento com o grupo; respeito com o trabalho dos outros grupos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • tania assis, polo santo antonio da patrula , Rio Grande do Sul - disse:
    taniatche2@yahoo.com.br

    10/09/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a discrição dessa aula. No momento estou trabahando com historias do folclore brasileiro e afric ano e vou adaptar minhas aulas para uma turma de inclusão com deficiencia visual. Parabéns!


  • JOCELIA Oliveira, FTC Faculdade de Tecnologia e Ciencias , Bahia - disse:
    jogadita@hotmail.com

    31/03/2010

    Cinco estrelas

    é excelente, a aula é bastante clara e de facil aplicação


  • natalia geraldo, JARDIM DO LAGO , São Paulo - disse:
    nataliagera@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ooooooooo


  • frankleide de sousa holanda saraiva, Creche Beatriz , Rio Grande do Norte - disse:
    frankleidesaraiva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Antes só me preocupava em comprar filmes em DVD'. Este progeto abriu minha mente!


  • Stael Guimaraes, C.M. Pedro Adami , Piauí - disse:
    stael.ogg@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sua aula foi muito bem elabora e criativa. Mostrou que utilizando varios recursos podemos alcalçar melhor os objetivos além de tornar a aula mais agradável


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.