24/08/2009
Eziquiel Menta, Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
A aula deve partir das narrativas do folclore brasileiro. Pode-se utilizar essa aula como continuação do conteúdo da aula Folclore para menores que tratou do folclore brasileiro.
Portal do Professor. Folclore para menores. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1967> Acesso em 18 de Ago. de 2009.
PROBLEMATIZAÇÃO:
O objetivo dessa aula é propor aos alunos maneiras diferentes de se comunicar, aproximando os alunos ouvintes dos alunos surdos por meio da linguagem corporal. A inclusão dos alunos surdos não depende apenas do bom preparo do professor para atender às necessidades especiais do aluno, mas também o professor deve despertar nos alunos ouvintes o interesse pela linguagem utilizada pelos surdos. Professor, você poderia convidar um ou mais alunos a virem na frente da turma para expressar sua opinião sobre o tema teatro, utilizando somente a linguagem corporal.Diante desta dificuldade, questione junto a turma:Como podemos nos expressar?
Que linguagem podemos usar?
É possível se contar histórias usando o próprio corpo como ferramenta?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos se eles conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho. Questione os alunos sobre as várias formas de contar essa história: gestos, desenhos, som, sinais, voz, etc. Para contextualizar a discussão apresente o vídeo do Google Vídeos:
Chapeuzinho Vermelho surda - http://video.google.com/videoplay?docid=-1185384280730964074 acessada em 01/08/2009.
Agora questione os alunos:
Quais eram os personagens?
Que linguagem eles utilizaram?
Qual foi a história contada?
Vocês têm amigos surdos, seja na escola, na comunidade, ou mesmo familiares que tenham essa necessidade especial?
Atenção professor!
Se na sala houver alunos surdos, essa etapa pode ser adaptada, questionando os alunos de que maneira eles se relacionam e se comunicam. Como os ouvintes se comunicam com os surdos? De que maneira os surdos se fazem entender pelos ouvintes?Depois dessa primeira discussão, apresente o recurso do Portal do Professor: Telelibras - O SOM DO SILÊNCIO. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14697 acessado em 01/08/2009.
Telelibras - O som do silêncio
A animação é a reprodução do livro "O som do silêncio", que relata a vida de uma menina com surdez, sua inclusão escolar e exprime como os alunos lidam com as diferenças, mostrando-os a capacidade inerente a cada indivíduo. Esse recurso trata justamente da diferença da percepção do mundo pelos ouvintes e pelos surdos.
Depois da apresentação do filme, o professor deve pedir para que os alunos, em grupos de 5 ou 6, escolham uma história do folclore brasileiro. No site da UOL, na seção dicas, procure o Folclore Brasileiro Ilustrado, disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm acessado em 01/08/2009, existem vários exemplos de textos que podem ser utilizados pelos alunos. Cabe ao professor escolher alguns para apresentar à turma como opções, e os grupos escolhem as histórias que mais se identificarem.
Essas histórias serão encenadas na aula seguinte, utilizando apenas linguagem não verbal, ou seja, gestos, dança,imagens, etc.
Atenção professor!
Reserve o restante dessa aula para que os alunos se organizem, leiam as histórias e preparem seus papéis na aprese ntação da lenda para a turma.
No caso de histórias com poucos personagens, instigue os alunos para que cada um conte uma parte da história, ou que sejam inseridos mais personagens para ajudar a c ontar a história.
Aula 0 2 :
Retomando as histórias escolhidas na aula anterior, o professor deve organizar as apresentações, que podem ser abertas para a comunidade escolar, para isso deve-se reservar um anfiteatro ou um auditório disponível para a turma realizar as apresentações.
CATARSE:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a todos que os alunos portadores de necessidades especiais têm as mesmas potencialidades, mas sua percepção do mundo é um pouco diferente, portanto a maneira como esses alunos especiais se relacionam com o mundo também é diferente. Com essas aulas, espera-se que os alunos compreendam melhor as diferentes formas de comunicação que o ser humano é capaz de desenvolver e aprender.
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor deverá propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou nessas aulas, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual.
Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve reunir a turma para que expressem como eles compreenderam as diferentes formas de comunicação que o ser humano é capaz de desenvolver e aprender. Faça duas colunas no quadro de giz, onde as crianças vão listar na primeira coluna suas intenções e na segunda coluna suas ações. Desta forma poderemos perceber como este tema é importante no contexto em que a criança vive, pois nas ações perceberemos se ela passou a valorizar os vários tipos de linguagens e detectou a importância que todos nós temos em aprender a linguagem dos outros, como a de libras, do braile, assim como uma lingua estrangeira, etc.
REFERÊNCIAS DE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS:
Nome | Tipo |
---|---|
Telelibras – O som do silêncio | Animação/simulação |
Materiais para montar os cenários, caso sejam necessários.
Quatro estrelas 5 classificações
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10/09/2010
Quatro estrelasAdorei a discrição dessa aula. No momento estou trabahando com historias do folclore brasileiro e afric ano e vou adaptar minhas aulas para uma turma de inclusão com deficiencia visual. Parabéns!
31/03/2010
Cinco estrelasé excelente, a aula é bastante clara e de facil aplicação
24/03/2010
Cinco estrelasooooooooo
24/03/2010
Cinco estrelasAntes só me preocupava em comprar filmes em DVD'. Este progeto abriu minha mente!
24/03/2010
Quatro estrelasSua aula foi muito bem elabora e criativa. Mostrou que utilizando varios recursos podemos alcalçar melhor os objetivos além de tornar a aula mais agradável