Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descrevendo uma ação que está acontecendo agora: o uso do presente contínuo

 

17/09/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • usar os verbos no presente contínuo em inglês;
  • descrever uma ação que está acontecendo no momento da fala.
Duração das atividades
1 aula/módulo de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verbos no presente simples e as estruturas básicas da língua inglesa. 
Estratégias e recursos da aula
  • utilização de recursos multimídia;
  • utilização de material xerocopiado;
  • interação em pares e grupos;
  • leitura de textos;
  • realização de atividades orais, escritas e de compreensão auditiva.

                                                                 Módulo 1

                                     at

Fonte: http://migre.me/g7pTb (acesso em 24.08.2013). 

Atividade 1: 

Como introdução ao tema da aula, projete a seguinte imagem no datashow e peça para que os alunos a observe e, em seguida, a descreva. Observe a participação de todos os alunos e promova um ambiente de motivação e interação entre os alunos, revesando os turnos de fala. Direcione a aula, convocando cada aluno a falar sobre um personagem da figura e, assim, garantindo a participação de todos. 

                                                          at

Fonte: http://migre.me/g7pX1 (acesso em 15.09.2013)

# Professor, a fim de ajudar com o vocabulário, escreva no quadro os seguintes verbos em inglês, para que os alunos possam elaborar suas frases já se utilizando dos verbos corretos e correspondentes a cada ação:

          sing - climb - water - read - sleep - listen - play - swim - clean  

 

Atividade 2: 

Professor, projete o seguinte texto no datashow. Ele contém as explicações, as regras e o uso correto do verbo no presente contínuo em inglês. Peça para que os alunos se revesem na leitura, garantindo a participação e o envolvimento de todos com as atividades desenvolvidas na aula. 

 

                                                                                       at

Fonte: http://migre.me/g7q1g (acesso em 24.08.2013).

Afirmações
As afirmações no Present Continuous utilizam o verbo TO BE e o gerúndio do verbo principal. Exemplos:

- I am writing (eu estou escrevendo)

- She is sleeping (ela está dormindo)

Os gerúndios dos verbos no Inglês são constituídos da partícula “ING” no final, seguindo algumas regras:

- Verbos com uma sílaba, terminados com VOGAL+CONSOANTE , dobram a última consoante e depois adiciona-se oING: stop = stopping , cut = cutting.

- Verbos dissílabos terminados em VOGAL+CONSOANTE, e que a sílaba tônica seja a última, dobra-se a última consoante e adiciona-se o ING. Exemplos: prefer = preferring , begin = beginning . Se a primeira sílaba for a tônica, apenas adicione o ING  no final: enter = entering.

- Verbos terminados com E perdem o E e ganham ING: write = writing. Os terminados em EE não perdem nada e só ganham o ING: agree = agreeing

- Verbos terminados com VOGAL+L , dobram o L e ganham ING: travel = travelling (no inglês britânico, pois no americano existem algumas exceções)

- Verbos terminados em IE perdem o IE e ganham Y+ING: lie = lying , die = dying

Interrogações
Para transformar uma frase afirmativa do present continuous em interrogativa, basta trocar o sujeito e o verbo TO BE de posição (e coloca-se o “?” claro!). Exemplos:

- Afirmativa: I am writing | He is crying
- Interrogativa: Am i writing? | Is he crying?

Negações
Basta adicionar o NOT depois do verbo TO BE:
- I am not (ain’t) writing (eu não estou escrevendo)
- He is not (isn’t) crying (ele não está chorando)

Fonte: http://www.infoescola.com/ingles/presente-continuo-present-continuous/ (acesso em 24.08.2013)

# Projete o seguinte quadro no datashow, mostrando um resumo das três formas do presente contínuo: 

                                                                            at

Fonte: http://migre.me/g7q6B (acesso em 24.08.2013)

Atividade 3:

# Professor, entregue os seguintes exercícios xerocopiados para os alunos e peça para que os realizem individualmente. Dispense um tempo de, aproximadamente, 10 minutos, para que todos possam completar as frases com o verbo no tempo correto. Auxile-os com o vocabulário desconhecido, quando necessário. Para a correção, solicite que cada aluno leia uma frase, identificando as possíveis dúvidas, inclusive com a pronúncia correta das palavras.  

Put the verbs into the present continuous:

  1. Listen to the birds. They (sing) .....................................
  2. Look at that one. It (fly) ..................................... high in the sky.
  3. The other one (play) .........................................with a worm.
  4. I feel happy because I (have).......................................... a good time here in these woods.

Put the verbs into the correct tense (simple present or present progressive)

  1. Look! Sara (go) ....................................... to the movies.
  2. On her right hand, Sara (carry)....................................... her handbag.
  3. The handbag (be) .................................. very beautiful.
  4. Sara usually (put) ............................... on black shoes but now she (wear) ................................ white trainers.
  5. And look, she (take) ................................ an umbrella. 

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-exercise-present-progressive.php (acesso em 25.08.2013). 

Atividade 4:

# Professor, coloque o seguinte vídeo da música Sailing de Rod Stewart e peça para que os alunos acompanhem. 

at

Imagem ilustrativa do vídeo do site:  http://www.youtube.com/watch?v=reuhRjgB6xg (acesso em 25.08.2013). 

# Peça para que os alunos escrevam as palavras que conseguirem entender. Escreva algumas dessas palavras identificadas pelos alunos no quadro, para que depois possam todos fazer a conferência. Em seguida, entregue a letra da música e peça para que todos cantem juntos, observando os verbos que aparecem na forma do presente contínuo, tema da aula. 

I am sailing, I am sailing,
home again 'cross the sea.
I am sailing, stormy waters,
to be near you, to be free.

I am flying, I am flying,
like a bird 'cross (across) the sky.
I am flying, passing high clouds,
to be with you, to be free.

Can you hear me, can you hear me
thro' (through) the dark night, far away,
I am dying, forever trying,
to be with you, who can say.

Can you hear me, can you hear me,
thro' (through) the dark night far away.
I am dying, forever trying,
to be with you, who can say.

We are sailing, we are sailing,
home again 'cross (across) the sea.
We are sailing stormy waters,
to be near you, to be free.

Oh Lord, to be near you, to be free.
Oh Lord, to be near you, to be free,
Oh Lord.

 

Atividade 5:

# Professor, peça para que os alunos, em duplas, completem o texto abaixo usando o presente contínuo dos verbos destacados na tabela. Os verbos deverão ser usados uma única vez. Utilize as formas curtas, quando possível. 

 

work       listen       watch        write        study        read       sit       play       do       sing
   I (1) ................ on the computer. I (2) ................a story for our school magazine. My father (3) .......................... TV and my mother (4) .................... a magazine. My sister (5).......................to her Walkman because she loves music. She (6) ......................... but she's not a good singer! My brother (7) .........................very hard. He (8) ..........  at a desk and he (9) ....................... his homework. Our dog and cat (10) ..............  in the corner.

Fonte: http://elt.oup.com/student/newhotline/grammar/start9.1?cc=br&selLanguage=pt (acesso em 25.08.2013). 

Como atividade complementar, peça que acessem o site http://elt.oup.com/student/newhotline/grammar/start9.1?cc=br&selLanguage=pt (acesso em 25.08.2013) e realizem todas as atividades propostas, que se referem ao conteúdo abordado nesta aula. Na aula seguinte, retome os exercícios com os alunos, solucionando possíveis dúvidas. 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie os alunos durante todas as atividades desenvolvidas na aula, observando a sua participação e envolvimento.

Peça para que os alunos elaborem um pôster com 10 frases escritas usando os verbos no 'present continuous', com imagens, ilustrações ou fotos. Observe a utilização correta dos verbos, de acordo com o conteúdo aprendido na aula. O pôster deverá ser apresentado para os demais alunos e as frases deverão ser lidas, possibilitando o observação da pronúncia correta das palavras. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.