17/09/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Fonte: http://migre.me/g7pTb (acesso em 24.08.2013).
Como introdução ao tema da aula, projete a seguinte imagem no datashow e peça para que os alunos a observe e, em seguida, a descreva. Observe a participação de todos os alunos e promova um ambiente de motivação e interação entre os alunos, revesando os turnos de fala. Direcione a aula, convocando cada aluno a falar sobre um personagem da figura e, assim, garantindo a participação de todos.
Fonte: http://migre.me/g7pX1 (acesso em 15.09.2013)
# Professor, a fim de ajudar com o vocabulário, escreva no quadro os seguintes verbos em inglês, para que os alunos possam elaborar suas frases já se utilizando dos verbos corretos e correspondentes a cada ação:
sing - climb - water - read - sleep - listen - play - swim - clean |
Professor, projete o seguinte texto no datashow. Ele contém as explicações, as regras e o uso correto do verbo no presente contínuo em inglês. Peça para que os alunos se revesem na leitura, garantindo a participação e o envolvimento de todos com as atividades desenvolvidas na aula.
Fonte: http://migre.me/g7q1g (acesso em 24.08.2013).
Afirmações
As afirmações no Present Continuous utilizam o verbo TO BE e o gerúndio do verbo principal. Exemplos:
- I am writing (eu estou escrevendo)
- She is sleeping (ela está dormindo)
Os gerúndios dos verbos no Inglês são constituídos da partícula “ING” no final, seguindo algumas regras:
- Verbos com uma sílaba, terminados com VOGAL+CONSOANTE , dobram a última consoante e depois adiciona-se oING: stop = stopping , cut = cutting.
- Verbos dissílabos terminados em VOGAL+CONSOANTE, e que a sílaba tônica seja a última, dobra-se a última consoante e adiciona-se o ING. Exemplos: prefer = preferring , begin = beginning . Se a primeira sílaba for a tônica, apenas adicione o ING no final: enter = entering.
- Verbos terminados com E perdem o E e ganham ING: write = writing. Os terminados em EE não perdem nada e só ganham o ING: agree = agreeing
- Verbos terminados com VOGAL+L , dobram o L e ganham ING: travel = travelling (no inglês britânico, pois no americano existem algumas exceções)
- Verbos terminados em IE perdem o IE e ganham Y+ING: lie = lying , die = dying
Interrogações
Para transformar uma frase afirmativa do present continuous em interrogativa, basta trocar o sujeito e o verbo TO BE de posição (e coloca-se o “?” claro!). Exemplos:
- Afirmativa: I am writing | He is crying
- Interrogativa: Am i writing? | Is he crying?
Negações
Basta adicionar o NOT depois do verbo TO BE:
- I am not (ain’t) writing (eu não estou escrevendo)
- He is not (isn’t) crying (ele não está chorando)
Fonte: http://www.infoescola.com/ingles/presente-continuo-present-continuous/ (acesso em 24.08.2013)
# Projete o seguinte quadro no datashow, mostrando um resumo das três formas do presente contínuo:
Fonte: http://migre.me/g7q6B (acesso em 24.08.2013)
# Professor, entregue os seguintes exercícios xerocopiados para os alunos e peça para que os realizem individualmente. Dispense um tempo de, aproximadamente, 10 minutos, para que todos possam completar as frases com o verbo no tempo correto. Auxile-os com o vocabulário desconhecido, quando necessário. Para a correção, solicite que cada aluno leia uma frase, identificando as possíveis dúvidas, inclusive com a pronúncia correta das palavras.
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-exercise-present-progressive.php (acesso em 25.08.2013).
# Professor, coloque o seguinte vídeo da música Sailing de Rod Stewart e peça para que os alunos acompanhem.
Imagem ilustrativa do vídeo do site: http://www.youtube.com/watch?v=reuhRjgB6xg (acesso em 25.08.2013).
# Peça para que os alunos escrevam as palavras que conseguirem entender. Escreva algumas dessas palavras identificadas pelos alunos no quadro, para que depois possam todos fazer a conferência. Em seguida, entregue a letra da música e peça para que todos cantem juntos, observando os verbos que aparecem na forma do presente contínuo, tema da aula.
I am sailing, I am sailing,
home again 'cross the sea.
I am sailing, stormy waters,
to be near you, to be free.
I am flying, I am flying,
like a bird 'cross (across) the sky.
I am flying, passing high clouds,
to be with you, to be free.
Can you hear me, can you hear me
thro' (through) the dark night, far away,
I am dying, forever trying,
to be with you, who can say.
Can you hear me, can you hear me,
thro' (through) the dark night far away.
I am dying, forever trying,
to be with you, who can say.
We are sailing, we are sailing,
home again 'cross (across) the sea.
We are sailing stormy waters,
to be near you, to be free.
Oh Lord, to be near you, to be free.
Oh Lord, to be near you, to be free,
Oh Lord.
# Professor, peça para que os alunos, em duplas, completem o texto abaixo usando o presente contínuo dos verbos destacados na tabela. Os verbos deverão ser usados uma única vez. Utilize as formas curtas, quando possível.
|
|||||||
|
|||||||
|
Fonte: http://elt.oup.com/student/newhotline/grammar/start9.1?cc=br&selLanguage=pt (acesso em 25.08.2013).
Como atividade complementar, peça que acessem o site http://elt.oup.com/student/newhotline/grammar/start9.1?cc=br&selLanguage=pt (acesso em 25.08.2013) e realizem todas as atividades propostas, que se referem ao conteúdo abordado nesta aula. Na aula seguinte, retome os exercícios com os alunos, solucionando possíveis dúvidas.
Para slides sobre o tema, acesse:
http://www.slideshare.net/athakl/the-presentcontinuoustense (acesso em 24.08.2013)
Para vídeos sobre o tema da aula, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=MsfSkmVR-xc (acesso em 24.08.2013)
http://www.youtube.com/watch?v=t69j70cZ_M4 (acesso em 24.08.2013)
Para outras explicações teóricas, acesse:
http://www.englishpage.com/verbpage/presentcontinuous.html (acesso em 24.08.2013).
http://www.inglesnapontadalingua.com.br/2008/12/tempos-verbais-present-continuous.html (acesso em 24.08.2013)
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/verbos2_2.php (acesso em 24.08.2013).
http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/idiomas/curso/ingles_adv/present/continuous.html (acesso em 24.08.2013)
Para mais exercícios, acesse:
http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-12052.php (acesso em 25.08.2013)
Avalie os alunos durante todas as atividades desenvolvidas na aula, observando a sua participação e envolvimento.
Peça para que os alunos elaborem um pôster com 10 frases escritas usando os verbos no 'present continuous', com imagens, ilustrações ou fotos. Observe a utilização correta dos verbos, de acordo com o conteúdo aprendido na aula. O pôster deverá ser apresentado para os demais alunos e as frases deverão ser lidas, possibilitando o observação da pronúncia correta das palavras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!