Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estratégias argumentativas e o texto publicitário

 

17/10/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar estratégias argumentativas.
  • Relacionar estratégias argumentativas e mensagem publicitária de um texto.
  • Produzir um texto publicitário utilizando estratégias argumentativas.
Duração das atividades
01 aula de aproximadamente 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias argumentativas.
  • Conjunções coordenativas e subordinativas.
  • Noções básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet;
  • Computador e projetor;
  • Revistas para recortar;
  • Trabalhos em duplas ou trios.

 

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Professor, você poderá ministrar essa aula na própria sala de aula, com o apoio de um computador e um projetor. Entretanto, caso não seja possível, imprima os textos publicitários e cole-os em uma cartolina para exposição aos alunos. Ou, para uma terceira possibilidade, imprima os textos e entregue-os aos alunos.

Texto 1

brahma

Imagem da Revista Veja Edição 2133 de 07/10/2009, p. 214-215. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/13.

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto publicitário veiculado na Revista Veja. Caso você esteja ministrando a aula com um projetor, aumente a imagem do texto para facilitar a leitura:

texto brahma 2

Imagem da Revista Veja, Edição 2133 de 07/10/2009, p. 214-215. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/13.

Depois que os alunos terminarem a leitura silenciosa do texto, faça uma outra leitura em voz alta, ou peça a um aluno que a faça. Feita a leitura do texto, isto é, da mensagem verbal da publicidade, chame a atenção dos alunos para a linguagem não-verbal. Faça questionamentos, relacionando a linguagem não-verbal ao texto escrito:

1. Qual é a cidade mostrada na foto?

2. Qual é a relação entre a cidade do Rio de Janeiro e as Olimpíadas?

3. A medalha mostrada na publicidade representa algum esporte?

4. No texto escrito, fala-se de um esporte, qual é ele?

5. Com relação a esse esporte, a batalha, qual é a posição do brasileiro?

6. O que você pensa da afirmação do texto: "ninguém é mais olímpico que o brasileiro"?

7. Quais são as frases do texto que se relacionam a um esporte?

8. Qual seria o momento de ouro vivido pelo Brasil ao qual o texto se refere?

9. Qual é a frase que anuncia o produto veiculado pela publicidade?

10. Quais são as cores presentes na publicidade que remetem ao Brasil?

11. Qual é o conectivo ligado à argumentação utilizado no texto?

Texto 2

moeda café

Imagem da Revista Veja, Edição 2136 de 28/10/2009, p. 14-15. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/ 2013.

Veja a transcrição do texto que está ao final da página, para facilitar a leitura:

Seja para comprar um lanche, tomar uma bebida ou ler um jornal, sempre tem uma moeda que resolve o seu problema. Por isso, coloque suas moedas para circular. Porque moeda só tem valor quando está na sua mão. Não quando fica perdida por aí.

Observação: o link veiculado nessa publicidade sobre a circulação de moedas não está mais disponível. Entretanto, você pode mostrar para os alunos um vídeo interessante que ilustra muito bem o valor das moedas. Aproveite esse vídeo para reforçar a mensagem da publicidade e também para conversar sobre questões de ética e moral que podem ser desencadeadas da atitude do protagonista.

moedas

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i1sHW48gxLM. Acesso em: 17 out 2013.

Sobre o texto publicitário, promova uma reflexão com questões como:

1. Qual é a mensagem publicitária veiculada nesse texto?

2. Identifique no texto a estratégia argumentativa da enumeração e destaque o trecho no qual ela aparece.

3. Qual é a estratégia argumentativa de definição/conceituação utilizada no texto?

4. Há também, no texto, um exemplo de estratégia argumentativa de causa e consequência. Você pode identificá-lo?

5. Por que o governo insiste na circulação das moedas?

Texto 3

havaians

Imagem da Revista Veja, Edição 2133 de 07/10/2009, p. 14-15. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/13.

Veja o texto da publicidade ampliado:

texto havaianas

Imagem da Revista Veja, Edição 2133 de 07/10/2009, p. 14-15. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 17 /09/13.

1. Qual é a estratégia argumentativa de organização espacial utilizada no texto?

2. E a estratégia argumentativa de causa e consequência?

3. Qual a mensagem veiculada no texto?

4. O que você diria da frase: Com havaianas você pode viajar o mundo todo?

ATIVIDADE 2

Organize os alunos em duplas ou trios e peça-lhes para produzir um texto publicitário. Eles deverão escolher o produto a ser anunciado e as estratégias argumentativas que utilizarão em seus textos. Cada grupo deverá criar o texto publicitário argumentativo e, ainda, propor uma ilustração para sua publicidade. A imagem ilustrativa poderá ser recortada de revistas, retirada da internet ou desenhada. Ao terminarem a redação dos textos, corrija-os e peça aos alunos que façam a ilustração. Depois faça uma exposição das publicidades. Você poderão fazer uma exposição em varal, na sala de aula ou no pátio da escola. 

Imagem disponível em: http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=6247&catn=3&scatn=43. Acesso em: 17/09/13.

Recursos Complementares
Avaliação

Na proposta desta aula, os alunos serão avaliados em dois momentos: o primeiro momento diz respeito à capacidade de os alunos identificarem estratégias argumentativas nos textos publicitários estudados; o segundo momento se refere à capacidade de produzirem um texto publicitário utilizando estratégias argumentativas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.