17/10/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, você poderá ministrar essa aula na própria sala de aula, com o apoio de um computador e um projetor. Entretanto, caso não seja possível, imprima os textos publicitários e cole-os em uma cartolina para exposição aos alunos. Ou, para uma terceira possibilidade, imprima os textos e entregue-os aos alunos.
Imagem da Revista Veja Edição 2133 de 07/10/2009, p. 214-215. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/13.
Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto publicitário veiculado na Revista Veja. Caso você esteja ministrando a aula com um projetor, aumente a imagem do texto para facilitar a leitura:
Imagem da Revista Veja, Edição 2133 de 07/10/2009, p. 214-215. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/13.
Depois que os alunos terminarem a leitura silenciosa do texto, faça uma outra leitura em voz alta, ou peça a um aluno que a faça. Feita a leitura do texto, isto é, da mensagem verbal da publicidade, chame a atenção dos alunos para a linguagem não-verbal. Faça questionamentos, relacionando a linguagem não-verbal ao texto escrito:
1. Qual é a cidade mostrada na foto?
2. Qual é a relação entre a cidade do Rio de Janeiro e as Olimpíadas?
3. A medalha mostrada na publicidade representa algum esporte?
4. No texto escrito, fala-se de um esporte, qual é ele?
5. Com relação a esse esporte, a batalha, qual é a posição do brasileiro?
6. O que você pensa da afirmação do texto: "ninguém é mais olímpico que o brasileiro"?
7. Quais são as frases do texto que se relacionam a um esporte?
8. Qual seria o momento de ouro vivido pelo Brasil ao qual o texto se refere?
9. Qual é a frase que anuncia o produto veiculado pela publicidade?
10. Quais são as cores presentes na publicidade que remetem ao Brasil?
11. Qual é o conectivo ligado à argumentação utilizado no texto?
Imagem da Revista Veja, Edição 2136 de 28/10/2009, p. 14-15. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/ 2013.
Veja a transcrição do texto que está ao final da página, para facilitar a leitura:
Seja para comprar um lanche, tomar uma bebida ou ler um jornal, sempre tem uma moeda que resolve o seu problema. Por isso, coloque suas moedas para circular. Porque moeda só tem valor quando está na sua mão. Não quando fica perdida por aí. |
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i1sHW48gxLM. Acesso em: 17 out 2013.
Sobre o texto publicitário, promova uma reflexão com questões como:
1. Qual é a mensagem publicitária veiculada nesse texto?
2. Identifique no texto a estratégia argumentativa da enumeração e destaque o trecho no qual ela aparece.
3. Qual é a estratégia argumentativa de definição/conceituação utilizada no texto?
4. Há também, no texto, um exemplo de estratégia argumentativa de causa e consequência. Você pode identificá-lo?
5. Por que o governo insiste na circulação das moedas?
Imagem da Revista Veja, Edição 2133 de 07/10/2009, p. 14-15. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 16/09/13.
Veja o texto da publicidade ampliado:
Imagem da Revista Veja, Edição 2133 de 07/10/2009, p. 14-15. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 17 /09/13.
1. Qual é a estratégia argumentativa de organização espacial utilizada no texto?
2. E a estratégia argumentativa de causa e consequência?
3. Qual a mensagem veiculada no texto?
4. O que você diria da frase: Com havaianas você pode viajar o mundo todo?
Organize os alunos em duplas ou trios e peça-lhes para produzir um texto publicitário. Eles deverão escolher o produto a ser anunciado e as estratégias argumentativas que utilizarão em seus textos. Cada grupo deverá criar o texto publicitário argumentativo e, ainda, propor uma ilustração para sua publicidade. A imagem ilustrativa poderá ser recortada de revistas, retirada da internet ou desenhada. Ao terminarem a redação dos textos, corrija-os e peça aos alunos que façam a ilustração. Depois faça uma exposição das publicidades. Você poderão fazer uma exposição em varal, na sala de aula ou no pátio da escola.
Imagem disponível em: http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=6247&catn=3&scatn=43. Acesso em: 17/09/13.
http://portugueseproducao.blogspot.com.br/2008/03/exemplos-de-estratgias-argumentativas.html. Acesso em: 17/09/13.
http://redacaodescomplicada.blogspot.com.br/p/estrategias-argumentativas.html. Acesso em: 17/09/13.
Na proposta desta aula, os alunos serão avaliados em dois momentos: o primeiro momento diz respeito à capacidade de os alunos identificarem estratégias argumentativas nos textos publicitários estudados; o segundo momento se refere à capacidade de produzirem um texto publicitário utilizando estratégias argumentativas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!