Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quantidades precisas e imprecisas

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • (Re)conhecer quantidades precisas e imprecisas.
  • (Re)conhecer algumas frutas.
  • Preparar uma salada de frutas.
Duração das atividades
02 aulas de 60 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de leitura e escrita.
  • Nomes de frutas.
  • Expressões de quantidade.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Rodinha.
  • Trabalho em grupo.

Recursos:

  • Gravuras de alimentos;
  • gravuras de frutas;
  • frutas artificiais;
  • cartolina;
  • quadro e giz;
  • cópias de uma receita de salada de frutas;
  • frutas.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

http://www.brafil4.com.br/servidor/saocamilosocial/conteudo/fotos/fotos_noticias/Ita_reciclagem.jpg

Imagem disponível em: http://www.brafil4.com.br/servidor/saocamilosocial/conteudo/fotos/fotos_noticias/Ita_reciclagem.jpg. Acesso em: 18/09/ 2013.

Para começar a aula, disponha os alunos na rodinha de conversa e introduza o tema da aula. Leve para a rodinha figuras de alguns alimentos. Caso seja possível, leve algumas frutas, naturais ou artificiais para tornar mais concreta a conversa sobre os alimentos e suas quantidades. Faça perguntas aos alunos, tais como:

1. Vocês costumam ir ao supermercado ou à feira com o papai e/ou a mamãe para fazer compras?

2. Já observaram como são comprados certos alimentos? Por exemplo, como são compradas as bananas?

3. E as laranjas? As maçãs?

4. Para comprarmos uvas, fazemos da mesma maneira como fazemos para comprar maçãs? Isto é, contamos as uvas?

5. Você já percebeu que alguns alimentos podem ser contados e outros não podem? Por exemplo, se vamos comprar bananas, podemos pedir uma dúzia de bananas. Mas, se vamos comprar uvas, não podemos pedir 20 ou 30 uvas. Nós compramos as uvas sem contá-las, precisamos pesá-las, não é? Ou também podemos dizer quantos cachos de uva queremos.

6. Quais são os alimentos que podemos contar que vocês conhecem?

7. Vocês conhecem algum alimento que não podemos contar? Quais são? A pipoca, por exemplo, podemos contar?

8. E o leite? O suco?

9. Se estou com sede, posso pedir um pouco de água? Posso também pedir um copo de água?

10. E se estou com muita sede, eu peço um pouco de água ou muita água?

ATIVIDADE 2

Introduzido o tema das quantidades precisas e não precisas, ainda na rodinha, mostre aos alunos um cartaz com imagens de vários alimentos. Numere esses alimentos para melhor desenvolvimento da atividade. Veja abaixo uma sugestão. Primeiramente, verifique a compreensão dos alunos em relação aos alimentos. Veja se todos (re)conhecem e sabem o nome de cada um dos alimentos expostos no cartaz. Peça aos alunos que digam o nome de cada um dos itens do cartaz. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre os hábitos e preferências alimentares de seus alunos . À medida  que for apresentando cada alimento, pergunte aos alunos se gostam daquele alimento, se costumam comê-lo todos os dias, uma vez por semana, de vez em quando etc.

alimentos

Imagem disponível em: http://docentesmelgarinos.blogspot.com.br/. Acesso em: 18/09/ 2013.

ATIVIDADE 3

Os alunos podem continuar sentados na rodinha e o professor irá para o quadro, onde fará duas colunas e, junto com os alunos, deverão agrupar os alimentos do cartaz nas colunas. Na primeira coluna, coloquem as quantidades precisas e, na segunda, as imprecisas. Explique aos alunos que certos alimentos podem ser medidos com quantidades precisas e imprecisas, por exemplo, um copo de leite e um pouco de leite. Veja o exemplo abaixo:

Quantidades Precisas Quantidades Imprecisas
um Kiwi um pouco de leite
uma banana muito leite
dois sanduíches bastante leite
um copo de leite leite demais
um abacaxi um pouquinho de suco
uma fatia de pizza um pouco de suco
uma melancia muito suco
três peras muita pipoca
um cachorro quente um pouco de pipoca
uma taça de suco bastante pipoca
uma abóbora um pouco de mostarda
uma torta de maçã muita mostarda
um tablete de chocolate mostarda demais
duas salsichas um pouco de catchup
uma pizza muito catchup

ATIVIDADE 4

http://2.bp.blogspot.com/-_eI1Fkahi4I/T_ohZ2fUS3I/AAAAAAAAAH0/CIC1Bb_NwAc/s1600/brincadeira_roda.png

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-_eI1Fkahi4I/T_ohZ2fUS3I/AAAAAAAAAH0/CIC1Bb_NwAc/s1600/brincadeira_roda.png. Acesso em: 18/09/ 2013.

Ainda na rodinha, peça aos alunos que façam frases, utilizando essas expressões de quantidade. Peça-lhes que pensem nas refeições de cada dia e digam o que comem e/ou o que gostam de comer. Veja alguns exemplos:

  • No almoço eu como um pouco de carne, duas colheres de arroz, um pouco de feijão e muitas folhas de alface.
  • Quando eu vou pra casa da minha avó, eu sempre tomo um pouco de sorvete.
  • Ontem, na hora do lanche, eu comi uma banana.
  • Eu gosto de colocar muito catchup no cachorro quente, e você?
  • Eu tomo um copo de suco de laranja todos os dias.
  • Hoje, minha mãe colocou feijão demais no meu prato.

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Entregue uma folha para cada aluno com a receita de uma salada de frutas. Faça a leitura da receita com os alunos. Deixe-os ler a receita em voz alta, cada um deles poderá ler um ingrediente e depois o modo de preparo. Verifique se todos compreenderam bem o texto da receita. À medida  que a leitura vai sendo feita, pergunte aos alunos sobre o tipo de quantidade do ingrediente citado. Ao final da leitura, peça aos alunos que ilustrem o texto da receita com os desenhos das frutas.

Sugestão de receita:

Salada de frutas

Ingredientes

  • 2 mamões papaia pequenos
  • 1 laranja média
  • 5 bananas
  • 2 maçãs
  • 5 morangos maduros
  • 1 pêssego
  • 10 grãos de uva (qualquer variedade)
  • suco de laranja

Modo de preparo

1) Descasque as frutas.

2) Pique todas as frutas em quadradinhos.

3) Coloque tudo em uma tigela funda e adicione o suco de laranja.

4) Misture delicadamente as frutas e o suco de laranja.

5) Leve pra gelar antes de servir.

Que delícia!!!

Sugestão de salada de frutas criada pelo professor  formador.

ATIVIDADE 2

Depois de compreendido o texto da receita, vocês poderão preparar uma salada de frutas bem gostosa. Se a escola não puder oferecer os ingredientes, combine com seus alunos como farão a salada. Cada aluno poderá trazer uma porção de fruta para a aula e, assim, vocês poderão preparar a salada e saboreá-la. Aproveite para conversar com os alunos sobre a importância de comermos frutas diariamente.

Prepare a salada com a ajuda das crianças, providencie toucas para você e para as crianças também. Verifique se estão todos com as mãos limpas. Explique que para preparar os alimentos devemos ter muito cuidado com a higiene das mãos e devemos também prender os cabelos. Quando for servir a salada, retome as expressões de quantidade. Bom apetite!!!

http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2013/01/os-beneficios-de-comer-salada-de-frutas.jpg

Imagem disponível em: http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2013/01/os-beneficios-de-comer-salada-de-frutas.jpg. Acesso em: 18/09 2013.

Recursos Complementares

Para outras sugestões de receitas de saladas de frutas, acesse:

http://tvg.globo.com/receitas/tipos-de-prato/saladas/salada-de-frutas. Acesso em: 18 /09/ 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Portanto, faça observações e registros individuais dos alunos. Avalie a compreensão das expressões de quantidade estudadas ao longo da aula. Observe se eles são capazes de empregar essas expressões de quantidade nas atividades sugeridas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.