21/09/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Estratégias:
Recursos:
Imagem disponível em: http://www.brafil4.com.br/servidor/saocamilosocial/conteudo/fotos/fotos_noticias/Ita_reciclagem.jpg. Acesso em: 18/09/ 2013.
Para começar a aula, disponha os alunos na rodinha de conversa e introduza o tema da aula. Leve para a rodinha figuras de alguns alimentos. Caso seja possível, leve algumas frutas, naturais ou artificiais para tornar mais concreta a conversa sobre os alimentos e suas quantidades. Faça perguntas aos alunos, tais como:
1. Vocês costumam ir ao supermercado ou à feira com o papai e/ou a mamãe para fazer compras?
2. Já observaram como são comprados certos alimentos? Por exemplo, como são compradas as bananas?
3. E as laranjas? As maçãs?
4. Para comprarmos uvas, fazemos da mesma maneira como fazemos para comprar maçãs? Isto é, contamos as uvas?
5. Você já percebeu que alguns alimentos podem ser contados e outros não podem? Por exemplo, se vamos comprar bananas, podemos pedir uma dúzia de bananas. Mas, se vamos comprar uvas, não podemos pedir 20 ou 30 uvas. Nós compramos as uvas sem contá-las, precisamos pesá-las, não é? Ou também podemos dizer quantos cachos de uva queremos.
6. Quais são os alimentos que podemos contar que vocês conhecem?
7. Vocês conhecem algum alimento que não podemos contar? Quais são? A pipoca, por exemplo, podemos contar?
8. E o leite? O suco?
9. Se estou com sede, posso pedir um pouco de água? Posso também pedir um copo de água?
10. E se estou com muita sede, eu peço um pouco de água ou muita água?
Introduzido o tema das quantidades precisas e não precisas, ainda na rodinha, mostre aos alunos um cartaz com imagens de vários alimentos. Numere esses alimentos para melhor desenvolvimento da atividade. Veja abaixo uma sugestão. Primeiramente, verifique a compreensão dos alunos em relação aos alimentos. Veja se todos (re)conhecem e sabem o nome de cada um dos alimentos expostos no cartaz. Peça aos alunos que digam o nome de cada um dos itens do cartaz. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre os hábitos e preferências alimentares de seus alunos . À medida que for apresentando cada alimento, pergunte aos alunos se gostam daquele alimento, se costumam comê-lo todos os dias, uma vez por semana, de vez em quando etc.
Imagem disponível em: http://docentesmelgarinos.blogspot.com.br/. Acesso em: 18/09/ 2013.
Os alunos podem continuar sentados na rodinha e o professor irá para o quadro, onde fará duas colunas e, junto com os alunos, deverão agrupar os alimentos do cartaz nas colunas. Na primeira coluna, coloquem as quantidades precisas e, na segunda, as imprecisas. Explique aos alunos que certos alimentos podem ser medidos com quantidades precisas e imprecisas, por exemplo, um copo de leite e um pouco de leite. Veja o exemplo abaixo:
Quantidades Precisas | Quantidades Imprecisas |
um Kiwi | um pouco de leite |
uma banana | muito leite |
dois sanduíches | bastante leite |
um copo de leite | leite demais |
um abacaxi | um pouquinho de suco |
uma fatia de pizza | um pouco de suco |
uma melancia | muito suco |
três peras | muita pipoca |
um cachorro quente | um pouco de pipoca |
uma taça de suco | bastante pipoca |
uma abóbora | um pouco de mostarda |
uma torta de maçã | muita mostarda |
um tablete de chocolate | mostarda demais |
duas salsichas | um pouco de catchup |
uma pizza | muito catchup |
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-_eI1Fkahi4I/T_ohZ2fUS3I/AAAAAAAAAH0/CIC1Bb_NwAc/s1600/brincadeira_roda.png. Acesso em: 18/09/ 2013.
Ainda na rodinha, peça aos alunos que façam frases, utilizando essas expressões de quantidade. Peça-lhes que pensem nas refeições de cada dia e digam o que comem e/ou o que gostam de comer. Veja alguns exemplos:
Entregue uma folha para cada aluno com a receita de uma salada de frutas. Faça a leitura da receita com os alunos. Deixe-os ler a receita em voz alta, cada um deles poderá ler um ingrediente e depois o modo de preparo. Verifique se todos compreenderam bem o texto da receita. À medida que a leitura vai sendo feita, pergunte aos alunos sobre o tipo de quantidade do ingrediente citado. Ao final da leitura, peça aos alunos que ilustrem o texto da receita com os desenhos das frutas.
Salada de frutasIngredientes
Modo de preparo1) Descasque as frutas. 2) Pique todas as frutas em quadradinhos. 3) Coloque tudo em uma tigela funda e adicione o suco de laranja. 4) Misture delicadamente as frutas e o suco de laranja. 5) Leve pra gelar antes de servir. Que delícia!!! |
Sugestão de salada de frutas criada pelo professor formador.
Depois de compreendido o texto da receita, vocês poderão preparar uma salada de frutas bem gostosa. Se a escola não puder oferecer os ingredientes, combine com seus alunos como farão a salada. Cada aluno poderá trazer uma porção de fruta para a aula e, assim, vocês poderão preparar a salada e saboreá-la. Aproveite para conversar com os alunos sobre a importância de comermos frutas diariamente.
Prepare a salada com a ajuda das crianças, providencie toucas para você e para as crianças também. Verifique se estão todos com as mãos limpas. Explique que para preparar os alimentos devemos ter muito cuidado com a higiene das mãos e devemos também prender os cabelos. Quando for servir a salada, retome as expressões de quantidade. Bom apetite!!!
Imagem disponível em: http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2013/01/os-beneficios-de-comer-salada-de-frutas.jpg. Acesso em: 18/09 2013.
http://tvg.globo.com/receitas/tipos-de-prato/saladas/salada-de-frutas. Acesso em: 18 /09/ 2013.
A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Portanto, faça observações e registros individuais dos alunos. Avalie a compreensão das expressões de quantidade estudadas ao longo da aula. Observe se eles são capazes de empregar essas expressões de quantidade nas atividades sugeridas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!