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Textos diferentes: opiniões semelhantes e/ou divergentes?

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer, em um ou mais textos, opiniões divergentes ou semelhantes.
  • Relacionar, em um ou mais textos, opiniões divergentes ou semelhantes.
  • Redigir um parágrafo sintético de informações encontradas em textos.
  • Expor sua opinião sobre um tema estudado.
  • Redigir e aplicar um questionário de pesquisa.
Duração das atividades
02 aulas de aproximadamente 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de leitura.
  • Noções básicas de estatística (porcentagem).
Estratégias e recursos da aula
  • Dicionários.
  • Computador e projetor.
  • Papel sulfite.
  • Cartolina.
  • Trabalho em equipe.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Comece a aula perguntando aos alunos se conhecem as palavras termogênicos e termogênese. Caso eles conheçam, peça-lhes para dizerem o conceito dessas palavras. Caso os alunos não conheçam as palavras, traga diferentes dicionários para a sala de aula, distribua-os entre eles e peça-lhes para procurar os dois verbetes citados.

Quando encontrarem, verifique a compreensão dos dois termos. Veja o conceito de HOUAISS (2009) para os dois verbetes:

Termogênico

adjetivo
1    que produz calor; termogêneo
1.1    que produz mecanicamente o calor (diz-se de aparelho)

Termogênese

substantivo feminino
Rubrica: fisiologia.
desenvolvimento regular e contínuo do calor nos seres vivos

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.

ATIVIDADE 2

Com o apoio de um computador e de um projetor, faça a projeção dos textos e imagens selecionados abaixo. Para que a aula seja mais interessante e interativa, peça aos alunos que façam a leitura dos textos. Distribua os parágrafos dos textos entre vários alunos e aproveite para incentivá-los a praticar a leitura em voz alta. Caso seja necessário, façam mais de uma leitura de cada texto. Após a leitura do primeiro texto, comece uma discussão sobre o texto a partir dos questionamentos sugeridos. Não é necessário responder de forma escrita. Façam a compreensão oral dos textos.

TEXTO 1

Termogênicos emagrecem? Nutricionistas respondem

Exercícios físicos são fundamentais para aproveitar os benefícios

Por Renata Demôro

O que são termogênicos? Eles ajudam a emagrecer? De acordo com Tatiana Barão, nutricionista responsável pela área de pesquisa da Naturalis Nutrição & Farma, “termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto energético ou seja, queimar mais calorias enquanto são digeridos”.

Segundo Luciana Harfenist, personal diet e diretora da Funcionali Nutrição Funcional Personalizada, “as substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando  o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências positivas nesse sistema podem ajudar no controle do emagrecimento e controle da obesidade”.

Exercícios são fundamentais para a perda de peso
Mas não basta comer alimentos termogênicos para emagrecer. De acordo com as nutricionistas, exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada são essenciais para promover a perda de peso. Luciana explica que, para maior eficiência, os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes das atividades físicas. “Pessoas que treinam à noite não devem fazer uso de termogênicos para evitar alterações do sono”, recomenda.

Em excesso, as substâncias termogênicas podem fazer mal. “Cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com queixas de gastrite, insônia ou alergias aos alimentos termogênicos não devem consumi-los”, diz a nutricionista Tatiana. Ela lembra que indivíduos com disfunções na tireoide também não devem fazer uso desses alimentos, já que contam com ação sobre o metabolismo.

Texto e imagem disponíveis em: http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Termogenicos-emagrecem--Nutricionistas-respondem.shtml. Acesso em: 19/09/ 2013.

Saiba que alimentos você pode ingerir para acelerar seu metabolismo

Consumo de alimentos termogênicos estimula gasto calórico

Alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o gasto energético do corpo, facilitando a queima de calorias e favorecendo a perda de peso. A seguir, confira lista deste tipo de alimento, preparada pela nutricionista Luciana Harfenist.
 
1)
 
Pimenta
“A pimenta vermelha é rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo”, diz Luciana. De acordo com a nutricionista, três gramas ao dia, em saladas e pratos quentes aumentam o metabolismo em até 15%.
 

2)

Óleo de coco virgem
Segundo Luciana, “o óleo de coco virgem é rico em ácido láurico e o monolauril, que favorecem a redução do percentual de gordura corporal. Quatro colheres de sopa são suficientes para cumprir sua função”.
 
3)
 
Canela
De acordo com Luciana, “com alto teor de cálcio, a canela é um mineral importante para o emagrecimento, já que é capaz de aumentar o metabolismo basal. Pode ser salpicada diariamente em temperos de pratos salgados e doces”.
 
4)
 
Chá verde (Camellia sinensis)
“O chá verde favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. Para obter efeito termogênico, beba quatro xícaras do chá ao dia”, orienta.
 
5)
 
Guaraná em pó
“O guaraná em pó contém cafeína, estimulante do sistema nervoso central que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em cápsulas, sucos e shakes, sempre até às 17 horas para não alterar o sono. A quantidade deve ser individualizada”, explica Luciana.
 
6)
 
Gengibre
"O gengibre pode aumentar em até 10% o gasto calórico diário", revela a nutricionista. Ela indica o consumo em chás, marinadas, sopas, molho de tomate e como tempero para carnes, aves e peixes.
 
7)
Ômega 3
“Presente em peixes como salmão, sardinha e atum, o ômega 3 aumenta o metabolismo basal, reduz a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. O ideal é consumir três porções por semana”, diz Luciana. 
 
 

Questionamentos sobre o Texto 1

1) Qual o conceito de termogênicos, segundo Tatiana Barão?

2) Como agem os termogênicos?

3) Qual o conceito de termogênese apresentado no texto?

4) Os termogênicos podem, realmente, promover perda de peso?

5) Como devem ser ingeridos os termogênicos para resultados eficientes?

6) Há contraindicações para o uso dos termogênicos?

7) Quais são os sete alimentos termogêncios listados no texto? Como devem ser consumidos?

 

TEXTO 2

Termogênicos: derrube os mitos dos alimentos que emagrecem

Descubra o melhor horário para consumi-los e suas contraindicações

Por Laura Tavares

Aliados do emagrecimento, amigos da dieta e queimadores de gordura são alguns dos termos mais usados em referência aos termogênicos. Dotados da capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão, eles se tornaram febre entre os que desejam perder peso. Mas de acordo com a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo, nem tudo que se fala sobre os termogênicos é bem explicado, sugerindo, muitas vezes, que a simples ingestão garantiria alcançar o corpinho tão desejado. Pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de hibisco são alguns dos exemplares mais famosos deste grupo. Para esclarecer como eles agem e quais os reais benefícios de seu consumo, listamos alguns dos principais mitos sobre os aclamados "alimentos que emagrecem":

de 8

Pimenta vermelha - Foto Getty Images

Mito1: Termogênicos são obtidos exclusivamente na alimentação

Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez, compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica.

Gordura abdominal - Foto Getty Images

Mito 2: Termogênicos eliminam a gordura corporal

"Termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia", explica a nutricionista Cátia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, portanto, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo , aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.

Mulher na balança - Foto Getty Images

Mito 3: Termogênicos levam à perda de peso, independente de alimentação e exercícios

De acordo com o nutrólogo Roberto, a ingestão isolada de termogênicos não levará à perda de peso significativa. "Se o indivíduo continuar ingerindo mais calorias do que consegue queimar, o ponteiro da balança até irá aumentar", explica. Por isso, é fundamental incluir os termogênicos no dia a dia dentro de um contexto que conte com uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Somente desta maneira, o gasto calórico será potencializado e favorecerá o emagrecimento.

Mulher tomando chá na cama - Foto Getty Images

Mito 4: O ideal é consumir termogênicos antes de dormir

"O mais recomendado é ingerir termogênicos no período diurno, durante uma refeição ou antes de praticar exercícios", aponta o nutrólogo Roberto. Assim, o gasto calórico da digestão e da solicitação da força muscular será potencializado. Consumir termogênicos antes de dormir não é indicado, pois a otimização do processo de queima de calorias acelera o metabolismo e pode atrapalhar o repouso, causando insônia.

Mulher em consulta médica - Foto Getty Images

Mito 5: Termogênicos não têm qualquer contraindicação

Após receber o diagnóstico de hipertensão, uma das recomendações médicas em relação à alimentação é moderar no consumo de café. "Isso porque a bebida contém cafeína, termogênico que aumenta o metabolismo fazendo com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente", explica o nutrólogo Roberto. Tais efeitos tornam a ingestão de termogênicos contraindicada para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, entre outros problemas. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Neste sentido, suplementos com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados.

Suplementos - Foto Getty Images

Mito 6: Não é necessária indicação médica para tomar suplementos termogênicos

"Por ser contraindicado em alguns casos, o ideal é consultar um profissional antes de tomar suplementos termogênicos", afirma a nutricionista Cátia. Muitas vezes, o paciente nem desconfia de qualquer problema de saúde e descobre que sofre de hipertensão ou arritmia em consultas como essa.

Laranja - Foto Getty Images

Mito 7: Não existem frutas com poder termogênico

Embora os alimentos mais citados quando o assunto é termogênico sejam a pimenta vermelha, o gengibre e o chá verde, eles também estão presentes em frutas. "A casca da laranja é rica em termogênicos, disponíveis para consumo em suplementos", exemplifica o nutrólogo Roberto. O guaraná é outra fruta que também acelera o gasto calórico do corpo.

Café - Foto Getty Images

Mito 8: Quanto maior a ingestão de termogênicos, maior os benefícios

De acordo com a nutricionista Cátia, o ideal é consumir termogênicos diariamente, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, ela recomenda uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó. Quem prefere o abacaxi pode comer uma fatia após o almoço ou jantar ou então 200 ml de suco da fruta.

Texto e imagens disponíveis em: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16261-termogenicos-derrube-os-mitos-dos-alimentos-que-emagrecem. Acesso em: 19/09/ 2013.

Questionamentos sobre o Texto 2

1) Segundo o texto, quais são os termos mais usados para se referir aos termogênicos?

2) Ainda de acordo com o texto, como agem os termogênicos?

3) É verdade que basta ingerir alimentos termogênicos para perder peso?

4) Quais são, de acordo com o texto, os exemplos mais conhecidos de alimentos termogênicos?

5) O que é a termogênese?

7) Resuma em uma frase cada um dos oito mitos sobre os alimentos termogênicos.

Módulo 2

ATIVIDADE 1

http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/files/2013/03/reda-C-eo.jpg

Imagem disponível em: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/files/2013/03/reda-C-eo.jpg. Acesso em: 19/09/ 2013.

Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e peça-lhes que redijam um pequeno parágrafo com as informações essenciais encontradas nos dois textos estudados e, também, com a opinião do grupo a respeito do uso dos termogênicos, isto é, sua opinião a respeito da eficácia ou não eficácia dos termogênicos no emagrecimento. Peça aos alunos para relacionarem as opiniões semelhantes ou divergentes encontradas nos dois textos. Os alunos poderão apresentar sustentação para sua opinião, por exemplo, apresentando experiência própria ou de pessoas conhecidas com o uso dos termogênicos.

ATIVIDADE 2

http://media.sermatec.com.br/cache/69/48/6948dead43fab71b0c38818b3f8f8cb0.jpg

Imagem disponível em: http://media.sermatec.com.br/cache/69/48/6948dead43fab71b0c38818b3f8f8cb0.jpg. Acesso em: 19/09/ 2013.

Terminada a redação dos parágrafos sobre os termogênicos e seu uso, cada grupo deverá ler seu próprio texto e socializar suas opiniões sobre o tema. Nessa atividade, verifique se os alunos compreenderam bem o assunto e se eles são capazes de se posicionarem com relação ao tema do texto. Verifique também se eles foram capazes de identificar as opiniões semelhantes e/ou divergentes encontradas nos textos estudados.

ATIVIDADE 3

http://www.pesquisadeclima.com/MyImages/Picture6.jpg

Imagem disponível em: http://www.pesquisadeclima.com/MyImages/Picture6.jpg. Acesso em: 19/09/ 2013.

Redija, com a ajuda dos alunos, um questionário sobre os termogênicos. Façam perguntas para saber se as pessoas conhecem esse termo, se conhecem os alimentos termogênicos, se os utilizam na alimentação com a finalidade de emagrecimento etc. Peça que cada aluno aplique o questionário a cinco pessoas, no mínimo, e, na aula seguinte, socializem os resultados encontrados com os outros colegas.

 

ATIVIDADE 4

Os alunos deverão fazer  um quadro estatístico com os resultados obtidos em papel cartolina. Exponham o quadro da pesquisa no mural da escola.

http://tecciencia.ufba.br/thumbnails/0000/8707/estatisticas_display.gif?1338132996

Imagem disponível em: http://tecciencia.ufba.br/thumbnails/0000/8707/estatisticas_display.gif?1338132996. Acesso em: 19 set 2013.

Recursos Complementares

Para mais informações sobre termogênicos, acesse:

http://saude.terra.com.br/bem-estar/termogenico-emagrece-veja-como-eles-agem-no-organismo,5cb98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 19 set 2013.

http://blogdamimis.com.br/2013/03/15/termogenicos-e-pre-treinos-a/. Acesso em: 19 set 2013.

Para informações sobre pesquisa estatística, acesse:

http://www.brasilescola.com/matematica/populacao-amostras.htm. Acesso em : 19 set 2013.

Avaliação

A avaliação processual dessa aula poderá ser feita ao longo das atividades, por meio da observação da participação efetiva dos alunos. Uma avaliação formal poderá ser feita por meio da correção dos parágrafos redigidos pelos alunos. É interessante que, feita essa correção, o professor comente os acertos e erros com os alunos, ressaltando o que eles precisam evitar, acrescentar, melhorar na redação.

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