21/09/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Comece a aula perguntando aos alunos se conhecem as palavras termogênicos e termogênese. Caso eles conheçam, peça-lhes para dizerem o conceito dessas palavras. Caso os alunos não conheçam as palavras, traga diferentes dicionários para a sala de aula, distribua-os entre eles e peça-lhes para procurar os dois verbetes citados.
Quando encontrarem, verifique a compreensão dos dois termos. Veja o conceito de HOUAISS (2009) para os dois verbetes:
adjetivo
1 que produz calor; termogêneo
1.1 que produz mecanicamente o calor (diz-se de aparelho)
substantivo feminino
Rubrica: fisiologia.
desenvolvimento regular e contínuo do calor nos seres vivos
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.
Com o apoio de um computador e de um projetor, faça a projeção dos textos e imagens selecionados abaixo. Para que a aula seja mais interessante e interativa, peça aos alunos que façam a leitura dos textos. Distribua os parágrafos dos textos entre vários alunos e aproveite para incentivá-los a praticar a leitura em voz alta. Caso seja necessário, façam mais de uma leitura de cada texto. Após a leitura do primeiro texto, comece uma discussão sobre o texto a partir dos questionamentos sugeridos. Não é necessário responder de forma escrita. Façam a compreensão oral dos textos.
2)
1) Qual o conceito de termogênicos, segundo Tatiana Barão?
2) Como agem os termogênicos?
3) Qual o conceito de termogênese apresentado no texto?
4) Os termogênicos podem, realmente, promover perda de peso?
5) Como devem ser ingeridos os termogênicos para resultados eficientes?
6) Há contraindicações para o uso dos termogênicos?
7) Quais são os sete alimentos termogêncios listados no texto? Como devem ser consumidos?
Por Laura Tavares
Aliados do emagrecimento, amigos da dieta e queimadores de gordura são alguns dos termos mais usados em referência aos termogênicos. Dotados da capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão, eles se tornaram febre entre os que desejam perder peso. Mas de acordo com a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo, nem tudo que se fala sobre os termogênicos é bem explicado, sugerindo, muitas vezes, que a simples ingestão garantiria alcançar o corpinho tão desejado. Pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de hibisco são alguns dos exemplares mais famosos deste grupo. Para esclarecer como eles agem e quais os reais benefícios de seu consumo, listamos alguns dos principais mitos sobre os aclamados "alimentos que emagrecem":
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Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez, compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica.
"Termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia", explica a nutricionista Cátia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, portanto, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo , aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.
De acordo com o nutrólogo Roberto, a ingestão isolada de termogênicos não levará à perda de peso significativa. "Se o indivíduo continuar ingerindo mais calorias do que consegue queimar, o ponteiro da balança até irá aumentar", explica. Por isso, é fundamental incluir os termogênicos no dia a dia dentro de um contexto que conte com uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Somente desta maneira, o gasto calórico será potencializado e favorecerá o emagrecimento.
"O mais recomendado é ingerir termogênicos no período diurno, durante uma refeição ou antes de praticar exercícios", aponta o nutrólogo Roberto. Assim, o gasto calórico da digestão e da solicitação da força muscular será potencializado. Consumir termogênicos antes de dormir não é indicado, pois a otimização do processo de queima de calorias acelera o metabolismo e pode atrapalhar o repouso, causando insônia.
Após receber o diagnóstico de hipertensão, uma das recomendações médicas em relação à alimentação é moderar no consumo de café. "Isso porque a bebida contém cafeína, termogênico que aumenta o metabolismo fazendo com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente", explica o nutrólogo Roberto. Tais efeitos tornam a ingestão de termogênicos contraindicada para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, entre outros problemas. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Neste sentido, suplementos com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados.
"Por ser contraindicado em alguns casos, o ideal é consultar um profissional antes de tomar suplementos termogênicos", afirma a nutricionista Cátia. Muitas vezes, o paciente nem desconfia de qualquer problema de saúde e descobre que sofre de hipertensão ou arritmia em consultas como essa.
Embora os alimentos mais citados quando o assunto é termogênico sejam a pimenta vermelha, o gengibre e o chá verde, eles também estão presentes em frutas. "A casca da laranja é rica em termogênicos, disponíveis para consumo em suplementos", exemplifica o nutrólogo Roberto. O guaraná é outra fruta que também acelera o gasto calórico do corpo.
De acordo com a nutricionista Cátia, o ideal é consumir termogênicos diariamente, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, ela recomenda uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó. Quem prefere o abacaxi pode comer uma fatia após o almoço ou jantar ou então 200 ml de suco da fruta.
Texto e imagens disponíveis em: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16261-termogenicos-derrube-os-mitos-dos-alimentos-que-emagrecem. Acesso em: 19/09/ 2013.
1) Segundo o texto, quais são os termos mais usados para se referir aos termogênicos?
2) Ainda de acordo com o texto, como agem os termogênicos?
3) É verdade que basta ingerir alimentos termogênicos para perder peso?
4) Quais são, de acordo com o texto, os exemplos mais conhecidos de alimentos termogênicos?
5) O que é a termogênese?
7) Resuma em uma frase cada um dos oito mitos sobre os alimentos termogênicos.
Imagem disponível em: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/files/2013/03/reda-C-eo.jpg. Acesso em: 19/09/ 2013.
Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e peça-lhes que redijam um pequeno parágrafo com as informações essenciais encontradas nos dois textos estudados e, também, com a opinião do grupo a respeito do uso dos termogênicos, isto é, sua opinião a respeito da eficácia ou não eficácia dos termogênicos no emagrecimento. Peça aos alunos para relacionarem as opiniões semelhantes ou divergentes encontradas nos dois textos. Os alunos poderão apresentar sustentação para sua opinião, por exemplo, apresentando experiência própria ou de pessoas conhecidas com o uso dos termogênicos.
Imagem disponível em: http://media.sermatec.com.br/cache/69/48/6948dead43fab71b0c38818b3f8f8cb0.jpg. Acesso em: 19/09/ 2013.
Terminada a redação dos parágrafos sobre os termogênicos e seu uso, cada grupo deverá ler seu próprio texto e socializar suas opiniões sobre o tema. Nessa atividade, verifique se os alunos compreenderam bem o assunto e se eles são capazes de se posicionarem com relação ao tema do texto. Verifique também se eles foram capazes de identificar as opiniões semelhantes e/ou divergentes encontradas nos textos estudados.
Imagem disponível em: http://www.pesquisadeclima.com/MyImages/Picture6.jpg. Acesso em: 19/09/ 2013.
Redija, com a ajuda dos alunos, um questionário sobre os termogênicos. Façam perguntas para saber se as pessoas conhecem esse termo, se conhecem os alimentos termogênicos, se os utilizam na alimentação com a finalidade de emagrecimento etc. Peça que cada aluno aplique o questionário a cinco pessoas, no mínimo, e, na aula seguinte, socializem os resultados encontrados com os outros colegas.
Os alunos deverão fazer um quadro estatístico com os resultados obtidos em papel cartolina. Exponham o quadro da pesquisa no mural da escola.
Imagem disponível em: http://tecciencia.ufba.br/thumbnails/0000/8707/estatisticas_display.gif?1338132996. Acesso em: 19 set 2013.
http://saude.terra.com.br/bem-estar/termogenico-emagrece-veja-como-eles-agem-no-organismo,5cb98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 19 set 2013.
http://blogdamimis.com.br/2013/03/15/termogenicos-e-pre-treinos-a/. Acesso em: 19 set 2013.
http://www.brasilescola.com/matematica/populacao-amostras.htm. Acesso em : 19 set 2013.
A avaliação processual dessa aula poderá ser feita ao longo das atividades, por meio da observação da participação efetiva dos alunos. Uma avaliação formal poderá ser feita por meio da correção dos parágrafos redigidos pelos alunos. É interessante que, feita essa correção, o professor comente os acertos e erros com os alunos, ressaltando o que eles precisam evitar, acrescentar, melhorar na redação.
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