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Jogos e aprendizagem: brincando se aprende

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Utilizar o raciocínio lógico matemático em situações de competição.
• Compreender o processo da multiplicação.
• Resolver operações por meio de jogos.
• Realizar tarefas a partir de comandos e de regras.
• Compreender a importância do cooperativismo em situação de competição.

Duração das atividades
02 aulas de 60 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento prévio das operações de multiplicação (tabuadas).
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Atividade em grupo;
  • atividade em duplas;
  • rodinha.

Recursos:

  • Papel cartão;
  • papel sulfite;
  • impressora;
  • cola;
  • tesoura;
  • régua;
  • papel contact (opcional);
  • lápis de cor.

Módulo 1

Professor, os jogos são excelentes recursos educacionais. Entre os vários jogos, aqueles que envolvem as operações como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão possibilitam trabalhar esses conteúdos sem a cobrança da memorização, pois permitem e/ou facilitam a aprendizagem, por meio de uma atividade lúdica, divertida, prazerosa. Portanto, aproveite esse recurso e estimule a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades sugeridas.

ATIVIDADE 1

Jogo da Memória

http://www.essaseoutras.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/07/jogo-da-memoria-cores-ingles.png

Imagem disponível em: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/07/jogo-da-memoria-cores-ingles.png. Acesso em: 12/09/ 2013.

 

Para reforçar a aprendizagem do conteúdo das operações de multiplicação, estudadas previamente, prepare um jogo de memória para fazer com seus alunos. Você vai precisar de papel cartão, papel sulfite, impressora, cola, tesoura, régua e papel contact (opcional). Risque 20 quadrados no verso do papel cartão. Cada quadrado deverá ser de aproximadamente 6x6 cm. Depois de riscar, corte os vinte quadrados. No computador, faça uma tabela com 5 colunas e 4 linhas, veja o exemplo abaixo. Em cada quadro da tabela, escreva uma operação de multiplicação e o sinal de igual, em outro quadro, coloque a resposta correspondente. Recorte os quadros das operações e seus resultados. Feito isso, cole os quadros das operações nos quadrados de papel cartão. Caso você queira, cubra os quadrados com papel contact para melhor conservação do jogo. Prepare um jogo para cada seis alunos. Faça jogos diferentes. O exemplo abaixo é com a tabuada de "2". Prepare outros jogos de memória com as outras tabuadas já estudadas. Assim, você poderá ir trocando os jogos entre os grupos de alunos.

2x1 = 2 2x2 = 4 2x3 =
6 2x4 = 8 2x5 = 10
2x6 = 12 2x7 = 14 2x8 =
16 2x9 = 18 2x10 = 20

Fonte: tabela criada pelo professor - formador.

O jogo de memória se desenvolve da seguinte maneira:

Disponha as cartas sobre a mesa, com as operações voltadas para baixo. Faça 5 colunas e 4 fileiras para que as cartas fiquem bem organizadas. Essa disposição das cartas é importante para a memorização. Cada participante, na sua vez de jogar, deverá virar duas cartas, sem tirá-las do lugar onde estão, e mostrá-las para o grupo. O segundo participante faz o mesmo e assim por diante. O jogador que virar um par de cartas com a operação e o resultado correspondente deverá retirar o par de cartas do jogo e guardá-lo com ele. O jogador que consegue tirar o par de cartas, joga novamente. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido retiradas. Ganha o participante com maior número de cartas.

ATIVIDADE 2

Bingo

http://1.bp.blogspot.com/_D6u5iAwWu70/SDrtvu-WDVI/AAAAAAAAAPY/cNQt32Hi4FQ/s320/bingo.gif

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_D6u5iAwWu70/SDrtvu-WDVI/AAAAAAAAAPY/cNQt32Hi4FQ/s320/bingo.gif. Acesso em: 12/09/ 2013.

Para essa atividade, distribua os alunos em duplas. Procure variar as duplas e aproveite esse momento para promover a socialização da turma. Você vai precisar de:

  • 1 cartela para cada aluno;
  • 1 lápis de cor para cada aluno;
  • 1 dado para cada dupla.

O jogo se desenvolverá da seguinte maneira:

Cada participante lança o dado e  multiplica os pontos do dado ao numeral que está na primeira linha da sua cartela. Por exemplo, se o número do dado for o número 4 e na cartela estiver escrito o numeral 2 e o símbolo da multiplicação (x), o aluno fará a operação de multiplicar 4 por 2 e deverá procurar em sua cartela o numeral 8, que representa a multiplicação de 4 por 2. Se o aluno encontra o numeral 8 na cartela, deverá colorir o quadradinho correspondente a ele. O vencedor do jogo é aquele que conseguir colorir duas fileiras primeiro.

Veja exemplos de cartelas:

x 2    
6 12 8
8 8 10
10 6 6

 

x3      
3 18 12 6
12 6 3 15
6 3 9 9

Fonte: cartelas criadas pelo professor - formador.

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Pescaria

Distribua os alunos em grupos de seis. Prepare uma pescaria para os alunos. Você pode desenhar ou imprimir a figura dos peixinhos e colá-las em papel cartão, depois recorte-os e passe papel contact. Cole, embaixo de cada peixinho, uma arruela de metal (você encontra em qualquer loja de construção e/ou em grandes supermercados, na sessão de pregos). Depois, é só fazer uma varinha com um ímã preso na ponta. Cada participante deve receber uma cartela na qual esteja desenhado um aquário com vários peixinhos. Na sua vez de jogar, cada participante tentará pescar um peixinho. Ao pescar, deverá dizer qual o numeral que corresponde à operação escrita no peixinho. Depois de dizer o numeral, ele escreverá, em sua cartela, o numeral correspondente à operação escrita no peixe pescado. Ganha o jogo quem conseguir pescar mais peixes e escrever o numeral correspondente à operação escrita no peixe pescado, de forma correta.

Veja um exemplo de peixinhos para você colocar no aquário para serem pescados:

peixinhos

Imagem salva no paint, disponível em: http://www.pre-kpages.com/docs/fishing-for-numbers-game.pdf. Acesso em : 15/09/ 2013.

Veja um exemplo de cartela que você deverá entregar para cada aluno.

pescaria    

Imagem salva no paint, disponível em: http://www.pre-kpages.com/docs/fishing-for-numbers-game.pdf. Acesso em: 15/09/ 2013.

ATIVIDADE 2

Rodinha

http://carolcampos.files.wordpress.com/2009/08/03.jpg

Imagem disponível em: http://carolcampos.files.wordpress.com/2009/08/03.jpg. Acesso em: 15/09/ 2013.

Terminada a atividade da pescaria, que poderá ser repetida enquanto houver interesse dos alunos, disponha todos os alunos em rodinha. Faça um comentário sobre os jogos, deixe que as crianças falem sobre o que mais gostaram durante os jogos, sobre aprender jogando. Verifique o aprendizado das operações estudadas e comente também sobre a importância de saber ganhar e perder.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre a importância do jogo na aprendizagem, acesse:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/palavra-de-especialista-jogo-lugar-aprendizagem-matematica-736504.shtml?page=1. Acesso em: 10/09/2013.

Para mais informações sobre atividades lúdicas de aprendizagem, acesse:

http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2013/08/tabuada-como-ensinar-multiplicacao.html. Acesso em: 15/09/ 2013.

Avaliação

Além da avaliação do aprendizado propriamente dito, isto é, o aprendizado das operações de multiplicação, com essa aula, é possível avaliar também a relação entre as equipes, a reação dos alunos frente aos desafios e/ou dificuldades e frente às perdas e/ou vitórias. É importante observar que as relações interpessoais assim como a interação entre o grupo é um fator preponderante de aprendizagem.

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