Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As fábulas de Chagall

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um dos mais importantes artistas do século XX
  • Identificar a influência Européia e religiosa na obra de Marc Chagall
  • Criar ilustrações com base nas fábulas
Duração das atividades
5 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A influência da Primeira Guerra Mundial no contexto social, histórico e artístico.

  • A origem do povo judeu e sua importância religiosa na formação da sociedade e das artes.




Estratégias e recursos da aula

PROBLEMATIZAÇÃO:

Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre Marc Chagall. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma para que participe e faça o registro das concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?  Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias idéias sobre Marc Chagall. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema: 

  • Dimensão artística: Quem foi Marc Chagall? Quais foram suas principais idéias e obras? Que contribuições Marc Chagall trouxe para o mundo contemporâneo?
  • Dimensão histórica: Em que época viveu? Qual o contexto histórico de sua vida?
  • Dimensão social: Qual a relação da obra de Marc Chagall e a sociedade em que vivia?

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre quem foi Marc Chagall, se eles conhecem alguma obra do artista, qual o seu estilo, etc. Para ilustrar a discussão o professor deverá apresentar as duas imagens a seguir:

Imagem 1

Revista Bravo. O mastigador de vanguardas. Disponível em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/mastigador-vanguardas-488702.shtml Acesso em: 07 de Ago. de 2009.

Imagem 2

 Mac virtual. Disponível em: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/cicero/obras.htm Acesso em: 07 de Ago. de 2009.

Agora questione as diferenças e semelhanças entre as obras, se as obras pertencem ao mesmo artista, qual a temática abordada, etc.

Após os questionamentos iniciais, apresente os autores das obras:

  • Imagem 1: La Musicienne (A Musicista), tela de 1978.
  • Imagem 2: Cena-Violão( mulher e soldado), 1928c. Guache s/ papel, 31 x 30,5  Coleção Mário de Andrade, IEB-USP


Para complementar a discussão apresente o texto: O mastigador de vanguardas, sobre o artista Marc Chagall.

Fonte: Revista Bravo. O Mastigador de Vanguardas. Edição Agosto, 2009. Disponível em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/mastigador-vanguardas-488702.shtml Acesso em: 07 de Ago. de 2009.

Durante a leitura do texto o professor deverá relembrar com a turma o período da Primeira Guerra, a passagem do artista entre Rússia e Europa, os movimentos artísticos da época e principais artistas.

Com base no texto o professor deverá propor a turma uma pesquisa para conhecer um pouco mais sobre a obra de Marc Chagall e seu significado na História da Arte. Para isso a turma será div idida em 7 grupos, cad a grupo deverá pesqui sar um dos temas suger idos a seguir:

  • Principais carac terísticas de suas obr as: “linguagem de exce ssos” (seu estilo pes soal que não deixou seguidores, por ser acima das tendências)
  • Relatos e obras sobre suas experiências com o cubismo, fuvismo e expressionismo
  • Sua relação com a poesia e a literatura
  • Relação com a cultura popular russa
  • Relação com o judaísmo
  • Cícero Dias e Ismael Nery
  • Principais períodos na sua obra


Os alunos poderão utilizar a ferramenta Google Docs para criar os textos de forma colaborativa. Em caso de dúvida para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR Acesso em: 07 de Ago. de 2009.

Os grupos deverão criar um blog para publicar o resultado da pesquisa, nesse espaço além dos textos, poderá conter, imagens, vídeos e áudios. O professor deverá acompanhar tanto a escrita colaborativa quanto as postagens dos blogs, indicar referências, pontos positivos e negativos na pesquisa.

Em caso de dúvida para criar os blogs, sugerimos que os grupos utilizem o Blogger do Google. O tutorial para criar o blog está disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Atenção professor! Reserve mais uma aula para os alunos concluírem a pesquisa.

Aula 03:
Os alunos deverão apresentar o resultado das pesquisas para turma. O professor deverá complementar as apresentações dos grupos.
Agora o professor deverá questionar os alunos sobre o que é uma Fábula. Temática presente na obra de Marc Chagall.
Para contextualizar, o professor poderá utilizar o áudio: Fábulas – parte 1 [Categorias literárias]

Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias]

 
Fonte: Portal do Professor. Fábulas – parte 1 [Categorias literárias] Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9814  Acesso em: 07 de Ago. de 2009.

Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, apresenta a "Fábula", uma modalidade de gênero narrativo. Aborda suas características e referências literárias. Destaca a figura de Esopo, escritor grego. Cita Millôr Fernandes, que adapta as fábulas de Esopo para versões cômicas. Além de descrever a fábula "A Cigarra e a Formiga"

Após o áudio o professor deverá relacionar os conteúdos discutidos:

  • Características dos animais nas obras de Chagall
  • A semelhança às fábulas levantada por Argan.
  • O período da Primeira Guerra, as proibições, cerceavam a liberdade de expressão, etc.



Aula 4:
Agora o professor deverá apresentar aos alunos algumas fábulas de La Fontaine e discutir sobre a moral da história e sobre a relação dos personagens com a sociedade.

Fonte: Fábulas de La Fontaine. Disponível em: http:/ /www.scribd.com/doc/3007543/Fabulas-de-La-Font aine Acesso em: 07 de Ago. de 2009.

Após as discussões os alunos deverão escolher uma fábula e criar uma ilustração que repr esente a moral da história.
Os desenho s deverão ser realizados em papel A3 com lápis de cor, giz de cera, carvão e/ou nanquim.
Após a conclusão dos trabalhos os alunos deverão apresentar seus desenhos para turma e explicar seu desenho. O professor deverá reservar um espaço na escola para exposiç ão dos trabalhos. Os alunos deverão fazer o registro dos desenhos e publicar no blog. Os colegas deverão fazer comentários.

CATARSE:

Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor deve propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou durante as aulas, a experiência de participar da escrita de textos colaborativos e blogs, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual.
Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado:

  • Marc Chagall: um dos mais importantes artistas do século XX
  • A influência Européia e religiosa na obra de Marc Chagall
  • Criação de ilustrações com base nas fábulas



PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a importância do artista para a História da Arte, a influência do contexto social, econômico, político e religioso nas obras, a relação das fábulas com a sociedade atual, apesar de ser um texto antigo ainda contempla as características da sociedade atual.
A intenção seria que o aluno percebesse que ao apropriar-se destes conceitos pode tornar-se um sujeito mais culto e sensível no mundo em que vive.
Observe o quadro no endereço abaixo, onde Tereza Eça aponta critérios que o estudante deve apropriar-se no estudo da arte, contribuindo para a construção de sua identidade e o desenvolvimento da sensibilidade artística.

Revista Digital Art&. Perspectivas no ensino das artes visuais. Disponível em http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/02.htm acessado em 10/08/2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
O objetivo da avaliação é perceber como os alunos, através da pesquisa compreenderam a vida e obra do artista Marc Chagall e sua importância na história da arte. Por meio da apreciação de imagens das obras do artista, observar se os alunos identificaram fábulas e indicativos religiosos. Analisar as ilustrações criadas sobre o tema.

O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
capacidade de sintetizar o conteúdo dos pesquisado;
capacidade de trabalhar em grupo,
coesão na narrativa;
participação no projeto do grupo;
comprometimento com o grupo;
respeito com o trabalho dos colegas e de outros grupos,
composição no desenho,
domínio da técnica escolhida,
acabamento,

pertinência com a fábula escolhida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.