20/11/2009
Eziquiel Menta, Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
A influência da Primeira Guerra Mundial no contexto social, histórico e artístico.
A origem do povo judeu e sua importância religiosa na formação da sociedade e das artes.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre Marc Chagall. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma para que participe e faça o registro das concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir? Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias idéias sobre Marc Chagall. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre quem foi Marc Chagall, se eles conhecem alguma obra do artista, qual o seu estilo, etc. Para ilustrar a discussão o professor deverá apresentar as duas imagens a seguir:
Imagem 1 |
Revista Bravo. O mastigador de vanguardas. Disponível em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/mastigador-vanguardas-488702.shtml Acesso em: 07 de Ago. de 2009.
Imagem 2 |
Mac virtual. Disponível em: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/cicero/obras.htm Acesso em: 07 de Ago. de 2009.
Agora questione as diferenças e semelhanças entre as obras, se as obras pertencem ao mesmo artista, qual a temática abordada, etc.
Após os questionamentos iniciais, apresente os autores das obras:
Para complementar a discussão apresente o texto: O mastigador de vanguardas, sobre o artista Marc Chagall.
Fonte: Revista Bravo. O Mastigador de Vanguardas. Edição Agosto, 2009. Disponível em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/mastigador-vanguardas-488702.shtml Acesso em: 07 de Ago. de 2009.
Durante a leitura do texto o professor deverá relembrar com a turma o período da Primeira Guerra, a passagem do artista entre Rússia e Europa, os movimentos artísticos da época e principais artistas.
Com base no texto o professor deverá propor a turma uma pesquisa para conhecer um pouco mais sobre a obra de Marc Chagall e seu significado na História da Arte. Para isso a turma será div idida em 7 grupos, cad a grupo deverá pesqui sar um dos temas suger idos a seguir:
Os alunos poderão utilizar a ferramenta Google Docs para criar os textos de forma colaborativa. Em caso de dúvida para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR Acesso em: 07 de Ago. de 2009.
Os grupos deverão criar um blog para publicar o resultado da pesquisa, nesse espaço além dos textos, poderá conter, imagens, vídeos e áudios. O professor deverá acompanhar tanto a escrita colaborativa quanto as postagens dos blogs, indicar referências, pontos positivos e negativos na pesquisa.
Em caso de dúvida para criar os blogs, sugerimos que os grupos utilizem o Blogger do Google. O tutorial para criar o blog está disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Atenção professor! Reserve mais uma aula para os alunos concluírem a pesquisa.
Aula 03:
Os alunos deverão apresentar o resultado das pesquisas para turma. O professor deverá complementar as apresentações dos grupos.
Agora o professor deverá questionar os alunos sobre o que é uma Fábula. Temática presente na obra de Marc Chagall.
Para contextualizar, o professor poderá utilizar o áudio: Fábulas – parte 1 [Categorias literárias]
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias]
Fonte: Portal do Professor. Fábulas – parte 1 [Categorias literárias] Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9814 Acesso em: 07 de Ago. de 2009.
Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, apresenta a "Fábula", uma modalidade de gênero narrativo. Aborda suas características e referências literárias. Destaca a figura de Esopo, escritor grego. Cita Millôr Fernandes, que adapta as fábulas de Esopo para versões cômicas. Além de descrever a fábula "A Cigarra e a Formiga"
Após o áudio o professor deverá relacionar os conteúdos discutidos:
Aula 4:
Agora o professor deverá apresentar aos alunos algumas fábulas de La Fontaine e discutir sobre a moral da história e sobre a relação dos personagens com a sociedade.
Fonte: Fábulas de La Fontaine. Disponível em: http:/ /www.scribd.com/doc/3007543/Fabulas-de-La-Font aine Acesso em: 07 de Ago. de 2009.
Após as discussões os alunos deverão escolher uma fábula e criar uma ilustração que repr esente a moral da história.
Os desenho s deverão ser realizados em papel A3 com lápis de cor, giz de cera, carvão e/ou nanquim.
Após a conclusão dos trabalhos os alunos deverão apresentar seus desenhos para turma e explicar seu desenho. O professor deverá reservar um espaço na escola para exposiç ão dos trabalhos. Os alunos deverão fazer o registro dos desenhos e publicar no blog. Os colegas deverão fazer comentários.
Com base em todo o conhecimento construído nessas discussões, o professor deve propor aos alunos que façam um texto individual sobre o que mais interessou durante as aulas, a experiência de participar da escrita de textos colaborativos e blogs, instigando que sejam críticos com relação à sua produção intelectual.
Um texto curto de uma lauda é suficiente para que o aluno reflita sobre sua condição em relação ao assunto abordado:
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar a importância do artista para a História da Arte, a influência do contexto social, econômico, político e religioso nas obras, a relação das fábulas com a sociedade atual, apesar de ser um texto antigo ainda contempla as características da sociedade atual.
A intenção seria que o aluno percebesse que ao apropriar-se destes conceitos pode tornar-se um sujeito mais culto e sensível no mundo em que vive.
Observe o quadro no endereço abaixo, onde Tereza Eça aponta critérios que o estudante deve apropriar-se no estudo da arte, contribuindo para a construção de sua identidade e o desenvolvimento da sensibilidade artística.
Revista Digital Art&. Perspectivas no ensino das artes visuais. Disponível em http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/02.htm acessado em 10/08/2009.
Nome | Tipo |
---|---|
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Pitoresco. Marc Chagall. Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/universal/chagall/chagall.htm Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
Art Cyclopedia. Marc Chagall. Disponível em: http://www.artcyclopedia.com/artists/chagall_marc.html Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
Pinturas de Marc Chagall. Disponível em: http://www.chagallpaintings.org/ Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
Instituto Cultural Judaico Marc Chagall. Disponível em: http://www.cesup.ufrgs.br/marcchagall/sobre.html Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
Ocaiw. Obras de Marc Chagall. Disponível em: http://www.ocaiw.com/catalog/?lang=pt&catalog=pitt&author=297&name=Marc+Chagall Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
Pitoresco. Cícero Dias. Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/brasil/cicero/cicero.htm Acesso em: 05 de Ago. de 2009.
pertinência com a fábula escolhida.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!