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Taturanas e lagartas: beleza de arrepiar

 

24/09/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Análises Clínicas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância biológica das borboletas e mariposas e a necessidade de preservação destes animais em fase de lagarta.

  • Identificar lagartas e borboletas ou mariposas como um único indivíduo.

  • Desmistificar a imagem de nojentas e asquerosas que as lagartas possuem, além de crendices sobre elas, baseadas no senso comum.

  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como  defesa e relações com o ambiente.

  • Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classificação e nomenclatura dos seres vivos.
  • Biologia dos insetos com metamorfose completa (holometábolos).
Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; tabulação e análise de dados; pesquisas na internet; pesquisa de campo; atividade experimental; montagem e apresentação de trabalho; campanha de prevenção de acidentes com lagartas de fogo; análise de vídeo e estudo de textos; produção de texto.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais; materiais para o experimento.

lag fogo

Imagem disponível em: http://obutecodanet.ig.com.br/wp-content/uploads/2010/06/lagarta1.jpg. Acesso em: 28/08/2013.

Módulo 1- Abordagem do tema

Atividade 1- Observação e discussão de imagens

Para a abordagem do tema,  sugerimos que o professor utilize as imagens apontadas na sequência. Deverá salvá-las previamente em seu computador e apresentá-las aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho  data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Sugerimos que, ao expor as imagens, o professor estabeleça um diálogo com os alunos, momento em que fará a sensibilização e  motivação para o estudo do tema, além de um levantamento prévio do que eles já conhecem da temática da aula.

Ao expor as duas imagens, algumas questões, como as sugeridas a seguir, deverão ser levantadas pelo professor:

  • Que sentimentos a imagem 1 desperta em você?

  • E a imagem 2?

  • O que as duas imagens têm em comum?

  • Nas duas imagens, estão representados animais de duas espécies diferentes ou uma mesma espécie? Explique.

 

O professor deverá permitir que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e relatos.

 

borb monarca

Imagem 1- Borboleta monarca. Imagem disponível em: http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/02/borboleta-monarca.jpg. Acesso em: 27/08/2013.

lagarta monarca

Imagem 2- Lagarta borboleta monarca. Imagem disponível em: http://historiasnaturais.files.wordpress.com/2011/02/figura2.jpg. Acesso em: 27/08/2013.

Atividade 2 - Vídeo

Para fechar a discussão e dar início ao estudo do tema,  sugerimos que os alunos assistam ao  vídeo "Brasil é o Bicho: as transformações das borboletas", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Z2boqV1FyPk ( Acesso em: 28/08/2013). "As borboletas foram capazes de resistir a bruscas mudanças no clima do mundo. Elas são a espécie com a segunda maior diversidade no planeta. Biólogos alertam que algumas lagartas são venenosas." Reportagem exibida no Programa Fantástico, da Rede Globo de televisão, no dia 18/03/2007.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar  previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho  data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

As questões para a discussão, como as sugeridas a seguir, deverão ser disponibilizadas para os alunos, por meio de uma cópia impressa que deverá conter também os demais endereços de acesso e questões que serão utilizados ao longo desta proposta.

As questões deverão ser respondidas por escrito pelos alunos. 

Questões para discussão do vídeo:

  • Lagartas, borboletas ou mariposas são o mesmo indivíduo? Explique.
  • Se uma lagarta é venenosa, a borboleta ou a mariposa também será? Explique.
  • Todas as lagartas e mariposas são venenosas?
  • Quais são as características das lagartas urticantes?
  • O que tem trazido as lagartas das matas naturais para perto das pessoas? O que isso significa para as pessoas? E para as lagartas e borboletas ou as mariposas?
  • Qual é o gênero de mariposas citado no vídeo, cujo contato com suas lagartas normalmente provocam lesões nos humanos? Quais são os sintomas?

Atividade 3 – Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 4- Identificação das fases de vida de uma borboleta

Sugerimos que o professor utilize a imagem abaixo para resgatar os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito da metamorfose da borboleta, conteúdo já visto em outro momento, no estudo dos grupos de seres vivos e sua biologia. Para isso, o professor deverá imprimir esta imagem ou outra semelhante com as questões propostas para que os alunos respondam.

borb metamorfose

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Sb5e65dLHH8/Tl1dZaqZRhI/AAAAAAAABqY/EXV0i3r5hkA/s1600/borboleta.jpg. Acesso em: 28/08/2013.

Questões para os alunos responderem:

  • Identifique as fases de desenvolvimento da borboleta, nomeando cada uma delas. (ovo, lagarta, crisálida - pupa; adulto)
  • O que caracteriza cada fase de vida da borboleta?
  • Como se denomina este processo de desenvolvimento? Por quê? (holometábolo= metamorfose completa)

Fechamento pelo professor:

As borboletas são insetos da ordem Lepidoptera, classificados nas super-famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal Rhopalocera.
As borboletas são importantes polinizadores de diversas espécies de plantas.
O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:

1) ovo→ fase pré-larval;
2) larva→ chamada também de lagarta ou taturana;
3) pupa→ que se desenvolve dentro da crisálida (ou casulo);
4) imago→ fase adulta.

Atividade 5 - Taturanas e/ou lagartas? Esclarecendo conceitos

Para esclarecer os uso dos termos "lagartas" e "taturanas", o professor deverá, inicilamente, indagar aos alunos:

  • Como são conhecidas em sua região as lagartas dos lepidópteros?

(são nomes comuns: tatarana; lagartas-de-fogo, saiú, taturana-gatinho, mandarová, marandová, chapéu-armado, mandrová, oruga, ruga e taturana-de-flanela)

  • O que diferencia as taturanas das demais lagartas?

Para responder a esta questão, o professor deverá encaminhar a leitura dos seguintes textos:

Texto 1 - Taturanas. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taturana. Acesso em: 28/08/2013.

Texto 2 - Taturana (Brazil). Disponível em: http://pt.treklens.com/gallery/photo478220.htm. Acesso em: 28/08/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvá-los previamente  em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Conclusões sobre os termos ao término da leitura

Após a leitura dos dois textos, o professor deverá indagar aos alunos sobre o uso distinto dos termos lagartas e taturanas. O que se pode concluir é que, geralmente, o termo taturanas é utilizado em referência às lagartas de fogo que, na maioria das vezes, são peludas. Taturana ou tatarana (do tupi - semelhante ao fogo) é o estado larva (lagarta) das Mariposas (Brasil) ou traças (Europa) do gênero Lonomia e outras. Estas lagartas têm pilosidades e são potencialmente perigosas. Toda taturana é uma lagarta, mas nem toda lagarta é uma taturana.

 

lagarta fogo

Imagem disponível em: http://i1.trekearth.com/photos/79777/lagartinha.jpg. Acesso em: 28/08/2013.

Módulo 2 - Lagartas e taturanas venenosas

Atividade 1- Estudo e discussão de texto

Propomos a leitura e discussão do texto "Lagartas e taturanas, beleza de arrepiar", disponível em: http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,271876,lagartas+borboletas+Beleza+de+arrepiar.aspx. Acesso em: 28/08/2013. Na forma larval elas capricham no visual em cores e formas.

lagartas blz arrepiar

Imagem disponível em http://emc.viaeptv.com/dbimagens/20090922161757.jpg. Acesso em: 28/08/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvá-lo previamente  em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-lo, usando transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar  as questões norteadoras da discussão do mesmo.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual; cada aluno deverá ler, silenciosamente, todo texto. Após essa primeira leitura geral, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três pessoas para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.

Questões norteadoras para compreensão e discussão do texto:

  • Por que a definição "lindas e perigosas" para as lagartas do grupo lepidópteros?

  • Que cuidados devemos ter para evitar o contato com as lagartas ou taturanas?

  • O que o contato com lagartas, de um modo geral, pode causar ao ser humano?

  • Como diferenciar as lagartas ou taturanas mais e menos perigosas?

  • Popularmente, como se distingue lagarta de taturana?

  • Qual é o significado do nome taturana ou tatarana?

  • Como é o ciclo de vida ou o tipo de desenvolvimento dos  lepidópteros?

  • Qual é a espécie de lepidóptero responsável pelos casos de acidentes mais graves conhecidos no Brasil? Como  é o adulto? Como o veneno da lagarta atua no corpo humano?

  • Por que as lagartas das mariposas do gênero Lonomia são conhecidas como "assassinas"?

  • Quais benefícios podem resultar dos estudos para o desenvolvimento do antídoto ao veneno das Lonomias?

  • Por que há infestações destas lagartas em jardins e pomares?

  • Quais são os controladores biológicos das populações de lagartas de fogo?

  • Como as lagartas se protegem de seus predadores?

  • Por que as lagartas "queimam"?

  • Quais são os mitos mais comuns sobre lagartas ou taturanas?

  • Quais são os primeiros socorros e tratamento no caso de acidente com lagartas de fogo?

  • Quanto maior a beleza de uma lagarta mais perigosa ela é?

lag fogo 2

Imagem disponível em: http://i.olhares.com/data/big/89/895826.jpg. Acesso em: 28/08/2013.

Atividade 2 – Ampliando conhecimentos - Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.

1- Cinco lagartas encantadoras... mas muito perigosas! Quando se sentem ameaçadas, algumas espécies podem ser muito perigosas para nossa saúde. Paula Bezerra  Planeta Sustentável- 23/01/2013. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/cinco-lagartas-encantadoras-muito-perigosas-731761.shtml. Acesso em: 27/08/2013.

2 -  Acidentes por lagartas. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarTexto&codConteudo=5847&codModuloArea=783&chamada=acidentes-por-lagartas. Acesso em: 27/08/2013.

3 - (Lonomia) Acidentes II. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:45je7RaSZV4J:www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/print.php%3Fconteudo%3D389+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a . Acesso em: 22/09/2013.

4 - Animais - Lagartas. Disponível em: http://www.cit.sc.gov.br/index.php?p=lagartas. Acesso em: 27/08/2013.

5 - 13 lagartas tóxicas que você não deve tocar. Disponível em: http://hypescience.com/13-lagartas-toxicas-que-voce-nao-deve-tocar/. Acesso em: 27/08/2013.

6- Lagartas (lonomia sp). Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:OE5ts0Jz_SsJ:www.fiocruz.br/sinitox_novo/media/lagartas.pdf+lagartas+venenosas&cd=14&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 27/08/2013.

lag fogo 3

Imagem disponível em: http://hypescience.com/wp-content/uploads/2012/12/213.jpg. Acesso em: 27/08/2013.

 

Atividade 3 - Produção de textos

Depois do momento de estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de 4 componentes para socialização e discussão dos destaques de cada um. Este texto deverá compor a introdução do relatório a ser produzido pelos alunos, na Atividade 7 do Módulo 3.

Cada grupo deverá produzir um texto que contemple, no mínimo, os seguintes aspectos a serem explorados:

  • Lagartas venenosas mais comuns no Brasil.
  • Ação do veneno de lagartas no corpo humano.
  • Primeiros socorros e tratamento em casos de acidentes com lagartas.
  • Por que é necessário conviver com as lagartas? Importância ambiental das borboletas e mariposas.

lagarta pinheiro

Imagem disponível em: http://img395.imageshack.us/img395/4011/1671138zs3.jpg. Acesso em: 28/08/2013.

Atividade 3- Experimento

Sugerimos a atividade experimental Metamorfose da Borboleta. Disponível em: http://www.uff.br/espacouffciencias/metamorfosedaborboleta.htm. Acesso em: 27/08/2013. 

Esta atividade é importante no contexto deste estudo por dois motivos: 1) para desmistificar a imagem asquerosa e repulsiva das lagartas junto aos alunos; 2) para que possam acompanhar as fases de desenvolvimento da borboleta ou mariposa, compreendendo que se trata do mesmo indivíduo em diferentes fases.

As anotações realizadas ao longo do período de observação deverão ser socializadas, discutidas em sala de aula e enviadas ao professor, por email, para avaliação. A experiência, os resultados das observações e as conclusões deverão compor o relatório final a ser produzido, na Atividade 7 do Módulo 3.

lag fogo 4e

Imagem disponível em: http://farm3.staticflickr.com/2529/4201290224_a4207f1b77_z.jpg. Acesso em: 27/08/2013.

Módulo 3 - Pesquisa de campo

Atividade 1-  Pesquisa com familiares, amigos, vizinhos

Após o fechamento da atividade anterior, o professor deverá formular, juntamente com os alunos, questões para uma entrevista à população, a respeito da convivência e acidentes com lagartas. Cada aluno deverá entrevistar, no mínimo, 4 pessoas.

Sugestões de perguntas para a entrevista:

  • Qual é o nome pelo qual você  conhece as lagartas?

  • Quais tipos de lagartas você conhece?

  • Como elas se manifestam ou aparecem em seu cotidiano?

  • Já teve acidente com lagartas? Com qual tipo de lagarta? Como se cuidou?

  • Como você reage ao ver uma lagarta?

  • Quais crenças sobre lagartas você conhece? Acredita nelas?

Atividade 2- Socialização das entrevistas em pequenos grupos

O professor deverá organizar a turma em grupos de quatro pessoas. Cada aluno deverá apresentar suas entrevistas individuais aos demais, tecendo seus comentários. O grupo deverá fazer um consolidado dessas considerações, registrando-as com a utilização do editor de textos do computador para apresentação à turma depois de finalizada a tarefa. O professor deverá agendar com os alunos uma data para as apresentações.

Atividade 3 - Tabulação de dados (com interdisciplinaridade)

Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos às entrevistas, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados, tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de Matemática, em cujas aulas poderão ser construídas as tabelas e os gráficos no computador, utilizando um aplicativo específico para tal finalidade.

Atividade 4 - Apresentação dos dados da pesquisa

Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação dos dados da pesquisa. Para isso, deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 5 - Síntese da pesquisa de campo

À medida que os grupos forem apresentando sua pesquisa de campo, os dados deverão ser agrupados pelo professor para comporem um consolidado sobre a ocorrência de lagartas ou taturanas na região. Essa compilação de dados poderá ser feita em sala de aula, concomitantemente com as apresentações dos grupos, por meio de registros no quadro. Se isso for inviável para o professor, os alunos poderão enviar os arquivos por e-mail para que o  professor o faça com mais calma, depois da aula.

Atividade 6-  Conclusões sobre a pesquisa

Terminada a Atividade 5, os grupos de quatro  alunos deverão se reunir novamente e elaborar as conclusões parciais sobre a presença de lagartas ou taturanas na região, mostrando como é a convivência das diferentes famílias com estes animais. Essas discussões e conclusões deverão ser digitadas e enviadas para o professor, por e-mail, para avaliação.

Atividade 7- Elaboração de relatórios

Após a discussão e considerações,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

Os relatórios deverão ser digitados e enviados ao professor, por e-mail, para avaliação.

Propomos que, na elaboração deste relatório, sejam compilados todos os dados levantados e discutidos pelos alunos, tanto por meio de pesquisa bibliográfica quanto por meio de entrevistas. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. Neste espaço, os alunos deverão incluir o texto produzido no Módulo 2.

3º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento dos três instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica; atividade experimental e e pesquisa de campo. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização de cada etapa da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; entrevistas para levantamento de dados, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

4º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos por meio da atividade experimental e das pesquisas bibliográficas e de campo.

5º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Deverão ser incluídos no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

6º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 28/08/2013.

lagarta 5

Imagem disponível em: http://www.baixaki.com.br/usuarios/imagens/wpapers/1094173-51828-1280.jpg. Acesso em: 28/08/2013.

Atividade 8 - Campanha de preservação das lagartas e prevenção de acidentes

Após a construção de todo esse referencial teórico e produção de novos conhecimentos sobre o tema, os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito da importância ambiental das borboletas e mariposas e da boa convivência com elas em sua fase de lagartas,bem como da prevenção de acidentes com as lagartas cujo veneno pode se mortal.

Deverão confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção da comunidade escolar sobre o tema. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito e dos resultados obtidos e da campanha.

Os relatórios produzidos pelos alunos deverão ser publicados no site da escola, ilustrados por imagens que os alunos foram selecionando ao longo deste estudo. Juntamente com os relatórios publicados, deverá vir uma mensagem de sensibilização para a preservação destes animais, respeitando todas as fases de sua vida e desmitificando a imagem de nojentas e repulsivas atribuídas ás lagartas. Além disso, devem ser ressaltados os perigos de queimaduras por lagartas de fogo através desta campanha em prol da preservação das lagartas e prevenção de acidentes.

Recursos Complementares

Borboletas e Mariposashttp://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/borboletas2.htm. Acesso em: 28/08/2013.

Tomografia revela fases da metamorfose de uma borboleta. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/05/tomografia-revela-fases-da-metamorfose-de-uma-borboleta.html. Acesso em: 28/08/2013. Equipamento permitiu visualizar evolução da lagarta e formação de órgãos.

Acidentes por animais peçonhentos - taturanas. Disponível em: http://viagem.hsw.uol.com.br/acidentes-por-animais-peconhentos-taturanas.htm. Acesso em: 28/08/2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. 

Os relatórios produzidos na Atividade 7 do Módulo 3 deverá ser o principal instrumento de avaliação quantitativa.

Além dos relatório, poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: i) as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa na internet e das questões para discussão com respostas; ii) a coleta de dados, tabulação e  socialização e a discussão dos dados; iii) o texto produzidos; iv) a campanha pela preservação das lagartas e prevenção de acidentes.

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